.
.
.
.
A sombra escura é uma péssima desculpa de um pilantra para um plágio. É deveras humilhante, desonesto e bem farsante ver uma prosa usurpada e poetizada, ali adiante, de forma desorientada, por quem não teve a perspicácia e a afinidade de seguir com uma idéia própria criando um eixo central e original para seu próprio escrito.
Uma ação-situação constrangedora que vai além do suicídio em sites de poemas, onde a densidade de versos ou na própria criação de prosa faz a pessoa se tornar espontânea e extemporânea!
Laços se atam e desatam na visão distorcida e mistificada do iludível direito de poder se apropriar da criação, deturpar a produção em verso num gosto discutível, sem qualquer talento e essência da outra obra poética que marcou sua presença com carinho e desprendimento.
Há poemas apenas copiados e colados ou mudados ali ou aqui, uma palavra colocando um mero sinônimo sem a doce cumplicidade, mas repleto de fria vaidade… Um plágio bem perverso porque o plagiador-estripador até se acha o verdadeiro autor da idéia… Um mestre do amor!
Uma tapeação ou uma saída meio desonrosa e não tão antiética… Seria o tal mestre-indivíduo não dotado de autenticidade ter a dignidade de colocar ao pé do “seu trabalho” poético a citação dessa fonte de inspiração do “seu pensamento” em vez de se vangloriar desse seu maravilhoso e imaginário talento.
Falsidade que afasta os poetas dos sites de relacionamento, mas um ato de normalidade e tão familiar, crime acidental! Sim para o plagiador safado que desfila com a maior cara de pau como se fosse à coisa mais natural e normal que foi o de invadir e desfilar com a vestimenta de um parente sem a sua devida licença.
Mas que prejuízo pode acarretar isso?! Será que irá causar danos ao autor!... Ah! Mas a alma e o coração são roubados, violados, vulgarizados… O sangue marcante em cada poesia que brotou das nossas veias foi contaminado de repente e dificilmente uma cópia não transgride com a idéia original, por ser uma apropriação indébita para não dizer a demonstração inequívoca de falsidade ideológica.
*
*
Copyrights / All rights reserved to the Author
Prosa em Dueto KM & HM
http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1212801
Comentários
Anna/Salomé
Ola Salomé!
Tocou em um tema bem delicado e sério!
Plágio é o cumulo da burrice (desculpe a expressão).
Mas esse é meu ponto de vista.
é muito fácil ganhar medalhas nas idéias dos outros.
em uma ocasião a tempos atrás eu fiz até um poema
sobre esse assunto;
Segue abaixo para você ler, caso não tenha lido antes.
Abraços.
Anna A FLOR DE LIS.
PRA QUE PLAGIAR?
Plágio...
pra que plagiar,
se você pode criar,
se sua mente pode inventar.
Pra que copiar,
aquilo que não sente,
e não esta em sua mente.
Pra que plagiar,
Se suas emoções ainda não
foram expostas, coloque-as
e veras a resposta.
Não copie o que não é seu,
tera aborrecimento,
um grande tormento,
depois de poder ter o seu.
Pra que plagiar,
se tens sua própria luz,
que lhe conduz a poetisar,
e não aos outros copiar.
Pra que plagiar,
se a mente de cada um,
pode inventar , criar e sustentar.
e não copiar.
Pra que plagiar,
e culpado ficar,
se teves a chance de
criar, e um bom poeta
se tornar.
Crie coragem, vai em frente,
faça como a gente,
poetas que param para criar,
das emoções faça seu poetisar
e de ninguém nada colar.
POSTADO EM 30/06/08
Salome/Aninha
Sim esse tema não somente é um tema sério e delicado mas tambem um problema que ocorre muito nos tempos de hoje donde pessoas têm a mania de plagiar e vangloriar-se por ser seus próprios escritos!
Entendo perfeitamente a dor dum poeta ao ver seu trabalho plagiado quando originalmente foi criado com muito amor e carinho, como um filho ou uma parte de si... eu ficou perplexa e principalmente triste quando isso acontece porque não somente é um acto criminoso mas tambem uma invasão da privacidade do Autor e roubo que por vezes não é punido. Tambem escrever um poema com base e referência a um poema de um outro autor sem pelo menos pôr uma nota no footer informando que o tal poema é baseado em outro poema, com o titulo e Autor, é uma forma de plágio e deveria de ser tomado em conta. A cumplicidade entre dois poetas pode se dar neste caso, tanto como coincidências com certeza acontecem mas quando são constantes e óbvias, não há como dizer que não é!
Plágio já me aconteceu com certeza e o vejo a acontecer todos os dias, o que me fez escrever sobre o tema nesta prosa em dueto. Uns anos atrás, um poema meu que representou "Crianças sem Fronteiras" foi plagiado depois de ter sido copyrighted e esse acto me deixou muito triste e descontente, especialmente quando foi criado para uma certa organização e um tema muito especial.
Parabens por seu próprio poema o qual ainda não havia lido mas que globaliza muito bem o que eu acabo de falar.
Um abraço,
Salomé (KM)
Salomé
Salomé
Darsham/Salome
Bravo querida poetisa.
Perfeita exposição de palavras falando uma injusta verdade.
Assino em baixo
Beijinho
Darsham
Salome/Darsham
Minha querida poetisa que sempre alegra meu coração com suas lindas palavras, obrigado! e um lindo dia para você, saudades de seus poemas que sempre têm o dom de falar o que todo o poeta tem o dever de dizer e escrever... por versos, prosas ou por simples escritos...
Um beijo no seu coração de,
Salomé
Salomé