Caos

Foto de Jardim

chernobyl

1.
sons de violinos quebrados vinham das montanhas,
uivos de lobos noturnos,
varriam as imagens das imaculadas ninfas
enquanto se ouviam as vozes dos náufragos.
o príncipe das trevas desceu disfarçado de clown,
bailava num festim de sorrisos e sussurros.
a nuvem envolvia a cidade com seus círculos febris,
se dissolvia nas ruas em reflexos penetrantes,
coisa alguma nos rios, nada no ar e sua fúria
era como a de um deus rancoroso e vingativo.
a morte com seus remendos, oxítona e afiada,
distribuía cadáveres, penetrava nos ossos, na pele,
nos músculos, qualquer coisa amorfa,
alegoria da inutilidade das horas.
agora este é o reino de hades
os que um dia nasceram e sabiam que iam morrer
vislumbravam o brilho estéril do caos que agora
acontecia através del siglo, de la perpetuidad,
debaixo deste sol que desbota.
o tempo escorre pelos escombros,
o tempo escoa pelos entulhos de chernobyl.

2.
meu olhar percorre as ruas,
meus passos varrem a noite, ouço passos,
há um cheiro de sepultura sobre a terra úmida,
um beijo frio em cada boca, um riso
estéril mostrando os dentes brancos da morte.
não foram necessários fuzis ou metralhadoras.
mas ainda há pássaros
que sobrevoam as flores pútridas.
aqueles que ainda não nasceram são santos,
são anjos ao saudar a vida diante da desolação
sob este céu deus ex machna.
aos que creem no futuro
restaram sombras, arcanos, desejos furtados,
resta fugir.
uma nuvem de medo, ansiedade e incerteza
paira sobre o sarcófago de aço e concreto da usina.
asa silente marcando o tempo
que já não possuímos.
pripyat, natureza morta, vista através das janelas
de vidro dos edifícios abandonados
sob um sol pálido, ecos do que fomos
e do que iremos ser.
pripyat, ponto cego, cidade fantasma,
os bombeiros e suas luvas de borracha e botas
de couro como relojoeiros entre engrenagens
naquela manhã de abril, os corvos
seguem em contraponto seu caminho de cinzas
sob o céu de plutônio de chernobyl.

3.
e se abriram os sete selos e surgiram
os sete chifres da besta,
satélites vasculham este ponto à deriva, seu nome
não será esquecido, queimando em silêncio.
os quatro cavaleiros do apocalipse e seus cavalos
com suas patas de urânio anunciam
o inferno atômico semeando câncer
ou leucemia aos filhos do silêncio.
os cães de guerra ladram no canil
mostrando seus dentes enfileirados, feras famintas,
quimeras mostrando suas garras afiadas,
como aves de rapina, voando alto,
lambendo o horizonte, conquistando o infinito.
eis um mundo malfadado povoado por dragões,
a humanidade está presa numa corrente sem elo,
sem cadeado, enferrujada e consumida pela radiação.
vidas feitas de retalhos levadas pelo vento
como se fossem pó, soltas em um mundo descalço.
vidas errantes, como a luz que se perde no horizonte,
deixam rastros andantes, vidas cobertas de andrajos,
grotescas, vidas famintas e desgastadas,
que dormem
ao relento nas calçadas e que amanhecem úmidas
de orvalho, vidas de pessoas miseráveis,
criaturas infelizes, que só herdaram
seus próprios túmulos em chernobyl.

4.
mortífera substância poluente, complexa,
realeza desgastada que paira nos ares
da pálida, intranquila e fria ucrânia
envolta no redemoinho dos derrotados.
gotas de fel caindo das nuvens da amargura,
sobre a lama do desespero, sobre o vazio
da desilusão, no leito do último moribundo.
cacos, pedras, olhos mortiços, rastros cansados,
inúteis, o sol das estepes murchou as flores
que cultivávamos, descolorindo nossas faces.
seguem os pés árduos pisando a consciência
dos descaminhos emaranhados da estrada,
na balança que pesa a morte.
no peso das lágrimas, que marcaram o início da dor,
restos mortais, ossos ressecados, sem carne,
devorados pela radiação, almas penadas
no beco maldito dos condenados, herdeiros
da abominação, mensageiros da degradação,
horda de náufragos, legião de moribundos.
o crepúsculo trouxe o desalento e as trevas, a vida
agora é cinza do nada, são almas penadas que fazem
a viagem confusa dos vencidos em chernobyl.

5.
ainda ouvimos os gritos daqueles que tombaram,
e os nêutrons sobre a poeira fina dos vales,
os pés descalços sobre pedras pontiagudas,
ainda ouvimos o choro das pálidas crianças,
a fome, a sede e a dor,
o estrôncio-90, o iodo-131, o cesio-137.
vazios, silêncios ocos, perguntas sem respostas,
degraus infernais sobre sombras, rio de águas turvas,
quimera imunda de tanta desgraça,
fantasia desumana sem cor,
transportas tanto mal, conduzes a todos
para a aniquilação neste tempo em que nada sobra,
em que tudo é sombra, é sede, é fome, é regresso,
neste tempo em que tudo são trevas,
onde não há luz.
cruzes no cemitério, uma zona de sacrifício,
sob um céu sem nuvens,
a morte em seu ponto mutante.
no difícil cotidiano de um negro sonho,
restaram a floresta vermelha,
e os javalis radioativos de chernobyl.

Foto de Jardim

caminho por campos noturnos

1.

caminho por campos noturnos,
vagueio entre muros soturnos,
cruzo esquinas de solidão
que sufocam a minha canção.

a melodia escapa no descompasso
do meu sorriso escasso:
me acompanham nesta invenção
meus passos e minha canção.

me perco em campos escuros,
ruas de imprevisíveis futuros,
me afogo na desunião
entre meus pés e a canção.

busco a música que existe
com sua melodia líquida e triste
nas pontas frágeis dos meus dedos,
nos meus lábios amargos de segredos.

2.

nada tenho
além desta vida
que me resta.

não existem caminhos,
somente meus pés
sobre o asfalto.

nesta rude viagem
que inicio
rumo ao desencanto

não há o que contemplar,
minha incerteza
é meu único guia.

fonte, fogo ou rosas,
o que me espera
além da noite?

3.

piso com meus pés indigentes o enigma
que o universo expõe e sobre o caos me apoio.
piso a manhã desmantelada sobre o asfalto
da cidade ruída.

queria percorrer a todo custo a origem
da admirável magia porém apenas me acovardo
e desmorono e tudo o que resta é a dissolução
do enigma que busco.

Foto de Ivone Boechat

SOS - misericórdia para as crianças

A sociedade vive sobressaltada, de cabelo em pé, com o resultado do seu próprio estilo de vida. É muito barulho pra todo lado. Aí, a própria família, essa que reclama tanto do incômodo, basta alguém comemorar o aniversário e o barulho é o primeiro convidado a chegar. Nas festas de casamento então, o barulho chega de fraque e cartola. Os convidados, coitados, que imaginavam rever amigos e botar o assunto em dia, nem pensar. Ninguém consegue falar, só se gritar para saber, pelo menos, como o outro vai. Aliás, na primeira chance as pessoas vão saindo, estressadas e frustradas. É para economizar o consumo? É chic? É moda? É claro que um fundo musical na festa é maravilhoso! Mas, por que tanto volume? E não adianta pedir para baixar o som, o profissional contratado, o dj, tem poder; manda na festa e você pode morrer fuzilado com uma guitarra apontada para o seu ouvido que ninguém socorre ninguém.

Por onde anda a educação?

As crianças não escapam dessa maluquice de botar o som em último volume nas comemorações, pasmem, a partir de um ano de vida! Mas reparem como os pimpolhos homenageados se comportam na festa: desesperados, choram, querem tirar a roupa, os sapatos, os penduricalhos do cabelo, e geralmente os avós ou algum voluntário bom samaritano sai com a vítima aos farrapos, para dar uma volta lá fora, onde o aniversariante acaba dormindo, aliviado, longe dessa zoeira horrorosa! É um caos! Enquanto isso, uma nuvem de sofredores de tenra idade se esforçam para ficar na festa, anestesiados pela esperança de ganhar os brindes. Ufa! Que sacrifício! A maioria chega a casa e haja mecanismos para baixar a overdose de adrenalina.

A Escola não pode de maneira nenhuma se omitir na educação sobre o uso inteligente do som.

Os profissionais têm também que baixar o volume dos equipamentos utilizados nas aulas. É um horror! Os professores devem reduzir o volume da voz. Por que gritar tanto assim? Numa conversa normal, com pessoas educadas falando, o decibelímetro marca 30, 35 decibeis! Imagina o incomodo de quem é obrigado a participar de uma aula com 60 decibéis ou mais dos professores que só gritam? O resultado é este que se registra: de cada cinco crianças, nas três primeiras séries do ensino fundamental, somente uma é capaz de ler e entender uma frase escrita! É só porque o professor grita? Não! Claro que não, mas que a gritaria interfere, ah! Interfere, sim.

“O excesso de ruído causa na massa cinzenta um estímulo desnecessário, que a deixa acelerada, sem motivo. Ficamos em alerta, como se estivéssemos em perigo", explica Fernando Pimentel de Souza, neurofisiologista da Universidade Federal de Minas Gerais. Isso significa produção em excesso de cortisol, o hormônio do estresse, em picos indiferente”.
.
Excesso de som altera a química cerebral: barulho excessivo das indústrias, canteiros de obras, meios de transporte, áreas de recreação, recreio da escola, festas, reuniões, etc. estratosféricos, no organismo. "É uma estratégia de defesa, que o próprio cérebro, agredido, articula", justifica o psicólogo Esdras Vasconcellos, da Universidade de São Paulo. Faz sentido, por se tratar de uma reação que prepara o corpo para se proteger de um possível problema”.

“O ouvido é o único sentido que jamais descansa, sequer durante o sono. Com isso, os ruídos urbanos são motivos a que, durante o sono, o cérebro não descanse como as leis da natureza exigem. Desta forma, o problema dos ruídos excessivos não é apenas de gostar ou não, é, nos dias que correm, uma questão de saúde, a que o Direito não pode ficar “A Escola localizada no centro nervoso das cidades tem o ensino prejudicado. Pesquisadores da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, ao avaliar os efeitos do som do trânsito diurno em alunos do 7º ano, chegaram à conclusão que alunos que estudam em escolas localizadas em áreas de tráfego intenso tiveram pior resultado nos testes de leitura - uma defasagem de sete meses - em relação às turmas de instituições situadas em áreas mais silenciosas”.

“Primeiramente, devemos educar a alma através da música e a seguir o corpo através da ginástica” Platão.

Então, mãos à obra: família, escola, igrejas, amigos, todo mundo; baixem o volume do som! Use-o, com inteligência!

Ivone Boechat

Foto de Samir Querino

Asas Perdidas

VOCÊ PODE ME RESGATAR?
SABERIA ME SOCORRER?
TEM O DOM DE ME CONQUISTAR?
PODERIA ME REVIVER?

O TEMPO PASSOU TÃO DEPRESSA
LUTEI PRA SAIR DO LUGAR
EU FUI ATRÁS DA MINHA META
EU QUIS AS NUVENS TOCAR

ME LANCEI DO MONTE MAIS ALTO
RUMO AO CÉU ENFIM PARTI
ACHEI QUE PODIA VOAR
ACHEI QUE PODIA SORRIR

A DOCE ILUSÃO TÃO AMARGA
TRATOU DE SE APRESENTAR
O ABISMO ERA O QUE ME ESPERAVA
O CÉU NÃO É MAIS MEU LUGAR

A ROTA QUE EU QUIS TRILHAR
O DESTINO ENFIM ALTEROU
AO INVÉS DE NO CÉU FLUTUAR
O MEU CORAÇÃO DESPENCOU

TÃO SÚBITO ELE CAIU
NO CHÃO SE DESPEDAÇOU
A TRISTEZA PARA ELE SORRIU
E SEM HESITAR LHE ABRAÇOU

DESDE ENTÃO TENHO VIVIDO
COM ESSA DOR SEMPRE PRESENTE
CONDENADO PELO DESTINO
A VAGAR ETERNAMENTE

PERDIDO POR ENTRE AS TREVAS,
O CAOS E A SOLIDÃO
CALÇADO COM O DESESPERO
DEIXANDO PEGADAS NO CHÃO

POR ONDE PASSO ME PERGUNTO
O PORQUE DESSA PENITÊNCIA
DO ABISMO TÃO PROFUNDO
DO CASTIGO SEM CLEMÊNCIA

A RESPOSTA QUE ENCONTREI
TROUXE AINDA MAIS PESAR
A IRONIA DESSA VIDA
TANTO INSISTE EM MACHUCAR

EM BUSCA DO SONHO VOEI
E O MAIS IMPORTANTE ESQUECI
AS ASAS DO AMOR EU DEIXEI
VOEI CONDENADO A CAIR

INICIEI MINHA JORNADA
EM BUSCA DO QUE EU JÁ TINHA
O AMOR QUE EU TANTO ALMEJAVA
HÁ MUITO JÁ POSSUÍA

POR ISSO SOFRO A VAGAR
POR ANTES NÃO TER ENXERGADO
EU FUI PRA TÃO LONGE BUSCAR
O QUE SEMPRE ESTEVE AO MEU LADO

NESSE ESCURO LUGAR ENCONTREI
TUDO O QUE HÁ PRA SE ENCONTRAR
EXCETO AS ASAS QUE ABANDONEI
EXCETO O AMOR QUE EU DEVIA AMAR

NOVAMENTE ENTÃO EU PERGUNTO
VOCÊ PODE ME RESGATAR?
PODE ME DAR O SEU AMOR?
SERÁ QUE PODE ME PERDOAR?

TORNE-SE DE NOVO MINHAS ASAS
ME LEVE PARA O CÉU NOVAMENTE
E EM TROCA O MEU CORAÇÃO
EU ENTREGO A VOCÊ PARA SEMPRE.

Samir Querino

Foto de poetisa1

Bolhas de Sabão

Como bolhas de sabão
Na simetria das palavras
escrevem-se versos
desconexos.

No estilo das letras e das formas
A incoerência é uma arte,
sem proporção.

Uma guerra silenciosa,
faz-se sentido,
se for da alma.

Seu efeito colateral
libera adrenalina,
paixão.

Livre de preconceitos,
o sistema gera,
o caos primordial.

Como numa roda gigante
as palavras giram a esmo,
como bolhas de sabão.

Myrian Begon

Foto de Arnault L. D.

A palavra morta

Não vou dizer que o acaso,
que o destino, que a sorte,
impessoal, me pertencem.
Que o verbo nu grafa meu traço
sem que eu os transporte;
se de minha mão não contem,
e assim achem o “bel-aprazo”...

Não vou juntar sem escolher
o que vier, como vier,
e apoderar que o fruto eu fiz.
Vou pesar, sentir, querer
e por de mim, por mim dizer,
tolice; beleza; cada matiz,
mesmo se erro, mas, há de ser.

A existência humana corta,
sobrevem a prima engrenagem
e esta lhe é menor, e mutável,
sem carne e sangue é morta.
Sem alma que sopre é bobagem
nem bela, ou feia, nem viveu...
É letra sem vida, poesia morta.

Triste “poéta”, que desdenha
na crença que descobriu Deus,
nos chips, que em cascata evacua
terrabites, a sugar do que venha,
no medíocre furtar do caos.
A dizer do acaso, obra sua...
E dos que vêem nexo e nem tenha...

Foto de SATURNNO

Filhos do Mar (em meio ao caos)

Em meio ao caos instalado,
Anjos flamejam, estrelas se apagam,
Heróis são ceifados, galhofados.
Ignóbeis bandidos glorificados
Derribam um povo fragilizado.
Se está tudo errado?
Sim, está.

Enaltecidos mais, seriam canonizados
Não pelas cabeças rolando
Em meio às pedrinhas e cascalhos,
Mas pelo advento de estradinhas
Luminosas, brilhosas, pavorosas,
De devaneadores abastados.

Opulentos sanguessugas renomados,
Que vagarosa e ardilosamente,
No decorrer de uma era recente,
Norteados pelo bigode reluzente,
Geram um povo insipiente,
Que com pouco se faz contente.

E em sua parcimônia descabida
Consomem a mente do inocente,
O qual ávido permanece na vida,
Em uma casinha de palha,
A ensejar à beira dessa estrada
Um futuro que desconhece.

Pobre moribundo,
Programado a pouco pensar,
A quase nada saber,
Dá graças ao escasso que tem,
É só o que pode fazer.

Ao longe, incapaz de imaginar
Que se em uma taberna estivesse,
Em meio a putas e ladrões cincerros,
Existiria mais sossego e esmero
Do que nesta puta nobreza sem clero,
De mesas fartas e onerosas,
De lagostas desonrosas
E vinhos finos à mercê.

João F..R. 25/01/2014

Foto de P.H.Rodrigues

Caminhando

Vou brincar com o destino.
Vou rir das coisas sérias.
Meu navio naufragado já navega.
Não é como se um caminho se apagasse.

Vajo as flores em minha bagageira,
no mapa, vejo as rotas. E se...
Eu as joga-se ao vento?!
O mundo iria vibrar em alegria, por um momento...

A ironia de rir da catástrofe. Um Mimico, Palhaço,
um Estranho, que se sente a vontade,
em meio ao caos cotidiano.

Seja louvado o vento, o verde, a chuva!
Chuva! Obrigado por vir hoje, não queria levantar!
Agora nem ao menos vou estagiar!

Esse dom deve ser um maleficio!
Como pode?! Um ser encontrar graça,
e rir, em meio a destroços?! inaceitável!
Mas, tudo parece tão engraçado!

É como um formigueiro observado de cima...
de frente és gigantesco e confuso,
mas à distancia... és simples, e pequeno.
Mais uma boa dose de café!

Café...

Foto de Evandro Machado Luciano

Quarta-feira

Vejo os livros na estante mas
Dessas histórias não faço mais parte
Sofro muito por todo esse caos
Mas o final sempre é feliz
Vejo as cores opacas sem porquê
Esses calores de inverno renitente
Um arco íris preto e branco
Sem premiação no final da busca do ouro

Eu quero ver toda a verdade que eu puder inventar
Pra me sentir um pouco mais a vontade
Enquanto ainda posso enxergar os meus sonhos
Eu quero um pouco mais de inspiração
Compor sonetos pra esquecer
Que a cada verso cantado de um refrão
O corpo só faz envelhecer
Até por fim descansar
A quarta-feira depois de um cordão
A vida inteira atrás da perfeição
Sem saber que enredos imperfeitos levantam um bloco de Carnaval

Foto de Allan Dayvidson

DANE-SE O BOM SENSO

"A atração tem sido um dos objetos de minhas reflexões nos últimos tempos, a atração tratada aqui num sentido mais amplo. O que faz as pessoas atraírem-se mutuamente em todos os sentidos possíveis, as identificações que parecem o início da tecitura dos laços afetivos sejam amorosos, fraternos ou de qualquer ordem, e que ocorre geralmente muito antes de se ter informações o suficiente sobre o outro. É como uma força magnética que parece reconhecer elementos no outro que conscientemente você é incapaz de notar num primeiro contato... Esse poema fala sobre este impacto e sobre meu desejo de me entregar a essa força de atração a despeito da situação..."

*DANE-SE O BOM SENSO!
=Allan Dayvidson=

Sob um nebuloso e noturno céu urbano,
há um caos natural sabotando planos.

Não necessariamente para meu próprio bem
(dane-se o bom senso!)
eu olho você, você me olha também
(dane-se o bom senso!)

Porque há uma desordem essencial em tudo que escrevo;
há um descuido constitucional em meus esboços.
Então, não nos deixe voltar ao controle enquanto isso não acabar.
Sejamos criativos esta noite.

Pois você é meu impulso curioso e exploratório,
sem clichês desbotados e títulos alegóricos.

No campo magnético de nossas idiossincrasias
(dane-se o bom senso!)
não percamos tempo com arcaicas hipocrisias
(dane-se o bom senso!)

Porque há um assimetria vital para o desenrolar de meus pensamentos;
há um fluxo desigual que dá vazão a meus sentimentos
e não me deixe avaliar cada passo antes de eu alcançar você.
Sejamos criativos esta noite.

Respire, transpire, deixe acontecer...
Respire, me inspire, deixe acontecer...

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