A quem conseguir captar a essência do que é ser feliz, e vendê-la como patente registada,.....alvísseras. Diz quem o tentou, que a dificuldade está sempre no processo de selecção de odores. A brevidade de uma experiência, de um momento, de um cenário idílico, torna quase impossível reunir tudo num único composto.
Admite-se, quase 10 mil anos depois de o ser humano se ter levantado para começar a caminhar, que já houve quem chegasse perto. Mas a fugaz capacidade de compromisso do homem, torna esse desígnio quase impossível. Quem vive muitos anos com a felicidade de chegar à recta final da existência, com a ilusão de que está apto a compreender o motivo pelo qual não se matou logo depois de nascer, pode sem problemas assumir-se como um ser humano realizado. Assentar arraiais num planeta fétido, e poder viver consciente de que nada se deve a ninguém, é bom. Deve aliás ser o prazer supremo da existência humana.
No mapa genético do homem que, neste momento, está a ser baleado numa favela do Rio de Janeiro, por simplesmente estar no sítio errado, no momento impróprio, deveríamos todos encontrar um espelho. O reflexo das virtudes dos que almejam o sucesso ao virar da esquina, e dos defeitos da irredutível aldeia de gauleses que morreu à espera do colapso do universo.
É confuso, quase até sinistro, raciocinar sobre algo que, provavelmente, é o mais insondável dos mistérios da criação. A falta de pureza da condição do Homo ‘Sapiens’, torna o conceito de felicidade mutável, mutante e, no limite, perigoso até de abordar. Queima sentir o bem-estar interior, o ‘Nirvana’ dos momentos de perfeição. Mas também deve doer a quem luta por os conseguir captar e, em permanência, falha esse desígnio.
A bíblia diz que, no princípio, era o verbo. Eu cá sinto que antes do verbo, já provavelmente andavam no ar uns espermatozóides que, ao encontrarem o óvulo do conhecimento, se juntaram para produzir a mais tortuosa das criações. A mente humana.
'Mutatis, Mutandis'
Data de publicação:
Quinta-feira, 13 Novembro, 2008 - 19:25
Aldeia Anos Ar Bem Bíblia Brevidade Capacidade Compromisso Conceito Condição Conhecimento Criação Defeitos Espelho Espera Essência Existência Experiência Favela Felicidade Ilusão Impossível Interior Janeiro Luta Mente Mil Momentos Motivo Ninguém Perfeição Perto Poder Prazer Princípio Problemas Pureza Sempre Sentir Sucesso Universo
- Blog de pttuii
- Login ou registre-se para postar comentários
Comentários
Civana/Jonas
Olá Jonas,
Nem sempre comento, mas sempre que posso, o faço. E nesse texto seu não poderia deixar de comentar, que maravilhosa reflexão, poeta! Parabéns por tão bela e real composição, adoro seus escritos!
Esse trecho abaixo é excelente!
"É confuso, quase até sinistro, raciocinar sobre algo que, provavelmente, é o mais insondável dos mistérios da criação. A falta de pureza da condição do Homo ‘Sapiens’, torna o conceito de felicidade mutável, mutante e, no limite, perigoso até de abordar. Queima sentir o bem-estar interior, o ‘Nirvana’ dos momentos de perfeição. Mas também deve doer a quem luta por os conseguir captar e, em permanência, falha esse desígnio."
Bjos, e deixo meu voto com carinho!
*
*
Navegando na Insônia:
http://carlaivana.blogs.sapo.pt
http://www.youtube.com/carlaivana
*
*
Navegando:
http://www.carlaivana.com
http://www.civanaebooks.com
Oi Carla: Muito obrigado
Oi Carla:
Muito obrigado pelo comentário. Para quem pouco comenta, agradeço ter escolhido logo minha humilde produção literária...
:-)
É só uma pequena reflexão sobre a condição humana....Obrigado de novo....