Os três desejos e os cinco sentidos

Foto de Rute Mesquita

Quando sonhamos de olhos fechados tudo se realiza. Todo o impossível se torna possível. Todo o ocasional se torna evidente. Todo o curto se torna demorado e intenso. Todo o celeste se torna terreno. E é após esta breve apresentação que vou fechar os meus olhos e sonhar…

Vejo uma pena, que baloiça no ar à música do vento, vai para lá e vem para cá… e falta pouco para nas minhas mãos quentes e ansiosas pousar. Talvez eu possa apresa-la, dançando com ela. Balanço-me para cá… balanço-me para lá e aqui está ela nas minhas mãos.
Traz consigo um recado, diz que peça três desejos que ela mos irá realizar esta noite. Pois vou pedir muito silenciosamente o primeiro.

I.Desejo: o seu encontro, o despertar dos cinco sentidos.

Avisto a sua casa, entro por aquela porta pela primeira vez sem precisar de chave ou de um convite, atravessei-a por e simplesmente. Sinto os meus pés a gelarem com a fria madeira do chão de uma sala colorida. Continuo a andar… atravessei outra porta e eis um corredor. Um corredor estreito e confortante que acaba numa pequena varanda. Sinto presenças vindas de dois quartos situados na lateral direita do corredor e uma atracção que me chama ao segundo quarto. Eu deixo-me ir, deixo de conseguir resistir de controlar o meu corpo. Entrei… vejo um quarto cheio de memórias de momentos de amor, de paixão, de partilha, de cumplicidade, de entrega. Vejo recordações, vivi-as em milésimas de segundo, mas mais que isso vejo o seu corpo coberto de um lençol fresco. Pareceu-me que fiquei uma vida a contempla-lo. Aproximei-me, como se os meus cinco sentidos quisessem mostrar-se apurados. A Visão foi o primeiro sentido a fluir. Contemplei aquele corpo durante uma vida sem um único pestanejar, com as pupilas contraídas, fazendo o seu trabalho, regular toda aquela luz vinda daquele ser angelical.
O Olfacto seguiu-se. Cheirei a sua pele, cheirava a um aroma único e só vindo daquele corpo, chamava-se ‘sedução’. Qual será o cheiro da sedução? Não sei responder, pois ainda só vi e cheirei.
A Audição apressando-se, foi o terceiro sentido a fluir. Ouvia atentamente o seu respirar, que me lembravam o som das ondas do mar, ora avança onda, ora rebenta onda… retrocede areia e assim repetindo-se infinitas vezes. Oiço um palpitar desequilibrado, quase que um chamamento. Oiço os seus olhos adormecidos a mexerem-se, estará também a sonhar? Estará à minha procura?
Irrequieto o Tacto quer ser o próximo. O Tacto que se concentra todo em usar as minhas mãos. E é então que começo a sentir um manto fofo, que pica um pouco e se entranha por entre os meus dedos, é o seu cabelo confirma a Visão. Continua o Tacto… percorre a sua face com todos os pormenores, as sobrancelhas, as pálpebras, as suas pestanas, o seu nariz inconfundível e os seus lábios carnudos. ‘Como são belos, Tacto’, diz a Visão. E o Tacto não pára… sente agora as suas orelhas perfeitas de tamanho ideal. Desço mais um pouco… as minhas mãos descem o seu pescoço como se fosse um simpático escorrega. Finalmente o seu peito… um peito que sobe e desce em curtos espaços de tempo. ‘Está a respirar’, diz a Audição. ‘E o seu coração está a bater mais que nunca, Audição’, acrescenta o Tacto.
O Paladar impaciente quer acabar em grande mas, o Tacto pede-lhe que o deixe pelo menos sentir as suas parceiras, as suas outras mãos. Então lá foi o Tacto percorrendo aqueles seus longos e musculados braços até às suas metades. As suas mãos, grandes, suaves… onde as minhas encaixam perfeitamente como o sapato no pé da Cinderela. ‘Agora tu Paladar’, diz dando uma força a seu sortudo contíguo.
O Paladar, como seu instrumento usa a minha língua. Sinto um gosto doce… um gosto que sabe a amor. Como se saboreia o amor? A Visão diz, ‘ao ver este corpo esbelto’, o Olfacto atropelando diz ‘ao cheirar a sua pele’, a Audição unindo-se ao Tacto responde: ‘É mais que isso meus caros companheiros, o amor provém do batuque do seu interior’.
Curioso e surpreendido continua o Paladar. Sinto que estou a passar a minha língua agora na sua orelha, tão macia com pequenos pelos que cobrem provavelmente todo o seu corpo quase que imperceptíveis. Pairo agora nos seus lábios, provo a sua sede, o seu desejo. Como se prova a sede? Como se prova o desejo??
O Paladar continua sem se surpreender pelo silêncio dos outros sentidos. Percorro agora o seu queixo, o seu pescoço e agora o seu peito… encontro uma pequena cova por onde passo e passo lambuzando a sua pele. Até que o Paladar indignado sente uma outra pele... uma pena, é isso era uma pena e pede ajuda à Visão para que lhe explique o que significa. E a Visão atentamente observa a pena e lê no seu verso: ‘Pede agora o teu segundo desejo’ e ai os sentidos perceberam que o seu tempo tinha acabado…
Pedi então o meu segundo desejo, levando todos estes aromas, todos estes sons, todas estas cores, todos estes relevos e todos estes gostos.

II.Desejo: o despertar do corpo adormecido.

Pedi, pedi que este corpo adormecido acordasse. E assim aconteceu, o corpo esbelto que havia explorado despertou e eu estava deitada a seu lado contemplando-o. Ficámos eternidades a olhar-nos olhos nos olhos… e sei que não foi um desperdício de um desejo nem de tempo.

III.Desejo: A união dos dois corpos e os seus respectivos sentidos.

No seu olhar vejo ‘Pede agora o teu último desejo’ e foi então que pedi, pedi que os sentidos se unissem de novo e provassem a sedução, o amor, o desejo, a ardência, a paz, a magia, a sintonia, daquele corpo e assim se realizou… por entre aqueles lençóis que antes frescos e agora quentes e transpirados, numa luta escaldante e exploradora entre os cinco sentidos de ambos os corpos.

E ainda bem que não há um quarto desejo e sabem porquê? Porque não queria pedir para acordar…

Comentários

18
Foto de andrelipx

Não acredito como é que ninguém ainda não viu esta forma de escrever sensitivamente bonita, uma escrita rica em sensações, este vário conjunto de sensações que despertam a nossa capacidade de imaginação... eu para ti tenho um texto que escrevi....

"As vezes a vida é como uma maquina de lavar, dá voltas e voltas. A nossa vida é assim. Recordo-me uma vez quando li um livro que era intitulado de "O Segredo"... Este livro falavas de muitas temáticas, filosóficas, psicológicas, sociólogas... mas acima de tudo fala de uma coisa que nós nunca devemos deixar de sonhar. As vezes deixar de sonhar é como quando escrevemos e apagamos. Quando sonhamos nós temos que escrever e nunca apagar. As vezes estou com amigos meus que por certas e determinadas coisas a vida não lhes corre da melhor forma, eu não sou psicólogo nem quero, mas o que eu lhes costumo dizer é que se a esperança é a ultima a perder, porque é que os sonhos são logo os primeiros a serem apagados. A esperança nunca deve ser perdida assim como um sonho. Todos nós pensamos que devemos de esquecer os sonhos só porque alguém esta contra nós, mas é mentira temos que lutar por eles e fazer com que eles se concretizem..."

Havia mais texto, mas acho que a mensagem é transmitida, não é dos melhores textos que eu possa ter escrito mas certamente que entenderás a minha mensagem...

Este texto que acabastes de escrever em cima é "Rico", não rico de dinheiro, mas sim rico em palavras, em formas de nos fazer sonhar e acreditar, eu gostei muito dele, achei-o muito sensitivo, despertou a necessidade de ser e de fazer como acontecia naquele texto... É realmente um sonho muito bonito...

Tens que continuar assim e verás que irás crescer como crescem as tulipas, as rosas... sim porque tens uma escrita que é tão bela como uma rosa....
Força continua assim...

Abraços
Andrelipx

Foto de Rute Mesquita

Muito obrigado:0 :D (: Esforcei-me muito para o terminar, ontem quando eu irónicamente, já quase sonhava. A riqueza por mais que o autor se esmere para a por em cada palavra que escreva, é sempre prata... é bronze quando o leitor lê aquelas suas palavras dadas e só é ouro quando o leitor entra nas suas palavras e sente-as, não se limitando a ler na diagonal. E ai sim, o autor alcança a sua verdadeira riqueza e tu, a cumplicidade e peço desculpa se me esqueço de mais alguém, é que me tem dado o prazer de ter e reconhecer essa riqueza. Como quadros... o que seria de um pintor sem um observador? Parece que recuamos à primária, quando falamos no emissor e no receptor(: A vida está cheia destas ligações e interligações psico-socio-culturais(: como muito me disseram 'Lembra-te, nós precisamos de toda a gente e toda a gente precisa de nós' e nunca me esquecerei disso(:

Muito obrigado pelo teu texto, por fazeres questão de me passar essa linda mensagem que eu recebi e muito bem(: É verdade nunca devemos desistir dos nossos sonhos, quem faz troça deles e os desmoraliza não é boa gente certamente e é obra do mal... Costumo dizer que a vida é a melhor escola, em que nós somos os alunos, os pontuais e assíduos alunos, na qual estamos sempre a ser postos à prova. E é o superarmos, às vezes pode até não ser tudo mas, o só nos superarmos a nós mesmos já é muito importante, se não o mais e isto porquê? Porque por mais que o universo conspire para que os nossos sonhos se realizem, eles não se realizaram, não se nós não o quizermos. É a nossa vontade que nos faz tomar decisões, são os nossos gostos, os nossos mais queridos as nossas inclinações é verdade mas, sobretudo somos felizes quando o que queremos fazer, coincide com o que devemos fazer. Quando o querer e o dever se juntam num só, estamos equilibrados. Mas, isso é resultado de muita persistencia, paciencia, crença e luta e será que é por coincidencia que estes requerimentos necessarios sao os mesmos que precisamos para alcançarmos um sonho?

É verdade, quando sonhamos devemos deixar-nos sonhar, soltar como uma pomba branca por entre um dia de sol ou num dia de tempestade. É nos momentos de desanimo que jamais poderemos prender esta pomba, podemos correr o risco de esta ter medo de voar novamente...
Quando um sonho nos é destruido, o mundo parece cair sobre nós mas, se as vezes doi muito é porque o permitimos. E será que há sonhos destruidos? Ou há apenas pequenas batalhas perdidas, como disseste?

Gosto muito das tuas comparações, comparas sempre a um objecto/a uma coisa que nos é acessivel, neste caso à máquina de lavar o que de certo faz pensar muito e podes rir-te do que vou dizer agora mas, nunca mais vou olhar a máquina de lavar como uma simples máquina, fazes-me entender que tudo tem a sua vertente, por mais pequena e insignificante que essa coisa seja.

Muito obrigado, eu vou continuar(: e que essa rosa de que falas seja sempre iluminada e que tenha muitos cuidados como tu tens tido, o seu regadio pontual(:

Abraços,
P03tiza

Rute Mesquita

Foto de andrelipx

Gostei do facto de quando disseste que agora vais olhar para a maquina de lavar como uma simples maquina de lavar...gostei disso porque afinal entendes aquilo que eu quero dizer....
Espero que continues sempre assim e na verdade quero que continues a escrever textos como escreves, porque hoje pode ser teu, mas amanhã é de todos nós....Ele entrou-me no coração e ira no meu pensamento, percorrer as auto-estradas do meu pensamento e irá ser transmitido para todos....divulgarei sem cessar os teus textos, porque ele são ricos, muito ricos....mas ricos que toda o dinheiro que possa haver no mundo, porque descrevem o que nós sentimos....

Certamente nunca a sonhos destruídos, o problema é que quando as pessoas pensam que eles não se vão realizar , guardam-nos dentro de uma caixa que existe dentro de nós que só serve para guardar coisas e depois fecham-na a cadeado, e depois pensam que eles foram destruídos...temos sempre que lutar pelo nosso sonho e assim conseguiremos algo....porque pode-nos ter fechado uma porta, mas temos milhões de portas que ainda estão abertas...

Abraços
Andrelipx

Foto de Rute Mesquita

Claro que entendo o que queres dizer, pelo que faz de mim um ser com um ver mais abrangente.
Continuarei, Andrelipx e continua tu também, o mesmo te digo hoje podem ser teus mas, amanha de todos nós.
Muito obrigado!! Na verdade contagiamo-nos um ao outro, de certo que ficaste com um pouco da minha maneira de escrever e eu com a tua.
Nos meus feitos, raramente formulava perguntas a mim mesma ou (in)directamente ao leitor mas, 'hoje' faço-o sem receio daquela pergunta parecer patética, pois sei que se um fizer rir, outros farei chorar (no bom sentido). O que é certo é que algures pelo Mundo alguém nos entende e é na ironia do destino que nos cruzamos com essas pessoas, como se elas aparecessem no momento certo para nos ajudar, para não nos fazer desistir.

Por isso, terei o maior gosto em divulgar o teu pensamento, irei deixar estupefactas, muitas pessoas por dizer que aprendi que nos simples objectos/ nas simples coisas que nos rodeiam estão mensagens e parecenças com a nossa vida. Sei que outros irei afugentar mas, só uma e única vez, pois com esses seres não vou insistir para que percebam o que não querem perceber mas, talvez um dia até na cabeça desses, em momentos de reflexão escoem esses pensamentos.

O Homem costuma esconder-se muitas vezes por baixo de olhares de outrem, pelo medo de parecer patético, pelo medo da diferença e é por isso que acho a espécie humana como uma programaçao de computador... seguem todos as mesmas normas, a mesma moda, tudo... jogando assim seguro... mas, será que as pessoas são assim todas iguais? Receio bem que não mas, então porque tentam ser? Isto eu ainda não entendo...

Exacto, não há sonhos destruídos, há sonhos esquecidos/adormecidos que serão despertos um dia por outro alguém, um desconhecido que com o passar do tempo pode vir-se a revelar uma peça fundamental do nosso sonho, aquele sonho que julgávamos ser só nosso.

Continua, não pares, a minha preservaria terás sempre,
abraços e muito obrigado,
P03tiza.

Rute Mesquita

Foto de andrelipx

Gostei quando dissestes " O homem costuma esconder-se muitas vezes por baixo de olhares de outrem..." e é verdade, eu costumo dizer que o que nos faz estar no alto é sermos diferentes, e não iguais aos outros, porque o problema do ser humano é estar mais preocupado com o que os outros dizem do que com o seu "ego" a sua própria pessoa, por isso é que nós vemos que cada vez mais as pessoas procuram estar sempre iguais as outras, o que nos faz ser melhores é sermos diferentes.

Mudando de folha, porque esta é mais bonita, o que nós escrevemos é o que vai na alma, porque a alma é uma espécie de musa que nos inspira a escrever, é ela que nos momentos de escrita altera o nosso "ego", da-nos ideias que formam frases, palavras e por fim um texto todo ele riquíssimo de muita paixão sabedoria e conhecimento, porque nós usamos bem a nossa alma, mas a pessoas que não.... e eu penso assim "se eu tenho uma alma há que aproveita-la" e é isso que eu faço...

Bem minha cara P03tiza, peço imensas desculpas mas não consigo usar mais palavras, acho que tenho que recarregar as minhas baterias para usar quantas letras a minha bateria poder largar, sim porque ela é potente porque tem pessoas que me ajudam muito, e dão muita força...Mas pensa na alma, na nossa "maquina" que nos altera o nosso "ego"...

Abraços
Andrelipx

Foto de Rute Mesquita

Como nos entendemos(: exacto, eu também tenho esse pensar e já o provei muitas e muitas vezes, encarei a realidade, dei de caras com o mais venenoso preconceito mas, por e simplesmente sorri, porque eu estava bem, eu sou sempre 'eu' e sei que assim é como se houvesse um filtro na minha pessoa, um filtro que filtra as pessoas verdadeiras, pois eu sei que são essas que me vista como me vestir, por exemplo, que estarão sempre a meu lado, porque sobre tudo gostam da minha pessoa e isso nos dias de hoje fica para segundo ou terceiros...

Espantosa, a maneira que descreves como nós escrevemos, ao ler até parece que o escreves 'com a perna às costas' o que dá grande confiança e determinação as tuas palavras. Eis um bom tema, para outro grandioso texto, que dizes? Poderias fazer um texto sobre a 'alma', a 'maquina' e o 'ego'.

Nem mais, se somos seres pensantes, vamos pensar(: eu faço questão de fazer o mesmo que fazes, dar uso à minha alma.

Não dúvido de que não seja potente, aliás tenho um certo receio da sua potência mas, um receio bom.

Abraços,
P03tiza

Rute Mesquita

Foto de andrelipx

É verdade nunca pensei em escrever um texto sobre o "ego" a "alma" e "maquina", ainda irei fazer isso, mas tu serás a primeira a ver porque irei dedica-los a ti.

Em relação ao tu dizeres " como se houvesse um filtro na minha pessoa, um filtro que filtra as pessoas verdadeiras..." gostei dessa tua frase, porque nós realmente somos um filtro. Um filtro que filtra tudo, mas que deixa passar algumas coisas que podem ser boas ou más, mas são sempre boas porque a força da bondade é maior que a força da infelicidade. Esse é um filtro que quase nunca necessita de ser limpo porque cada vez que nós deixamos cair as nossas lágrimas não só purifica a nossa mente, o nosso redor, como também limpa esse belo filtro....

Será dedicado esses dois textos a ti, porque és e serás sempre para mim, alguém muito especial...

Força continua assim, e não limpes o filtro com água normal, mas sim com as tuas próprias lágrimas...

Abraço Andrelipx

Foto de Rute Mesquita

Ora ves(; fico contente por ter dado uma boa sugestão e muito contente por me achares digna de tal privilégio e prazer! Que prazer tão grande, nem acredito.

É verdade, Andrelipx, tens toda a razão, não há melhor purificador, que as nossas lágrimas. Como somos incríveis... somos seres pecadores mas, também temos a possibilidade de nos purificarmos, pois essa purificação equivale à oportunidade que damos a nós mesmos.
Gostei, entendeste e ainda completaste o meu pensar por detrás dessa frase(:

Eu nem sei como te agradecer, pediria agora um beliscão para me certificar de que estou acordada(: Para mim também serás um alguém muito especial, pois acredito que nada acontece por acaso e talvez no nosso subconsciente já estivessemos à espera de alguém que nos compreendesse e como tal cruzámo-nos(:

Grata por todas as fabulosas partilhas,
P03tiza.

Rute Mesquita

Foto de andrelipx

Claro que estou ansioso para ver esse novo texto que estas a trabalhar assim como eu te quero mostrar o meu novo texto que colocarei dentro em breve aqui e no blog... Certamente irás gostar porque trata de algo belo e bonito, é personificado mais interessante.
E em relação as lágrimas, purificamos e também são capazes de purificar outros...guarda-as como um diamante raro...e usa-as quando necessitares...

Abraço
Andrelipx

P.s. é de portugal? e se fores de onde?
É só curiosidade acredita... ^^

Foto de Rute Mesquita

Oh, muito obrigado, Andrelipx(: Oupa, quero ver isso, sou mesmo muito ansiosa, não digas essas coisas que eu fico em pulgas(:
Pois, se as guardo eu não sei... porque sou um pouco sensível e por vezes elas espreitam... mas, tenho a certeza porém que só espreitam por pessoas de bem(:

Sou de Portugal, mais propriamente de Lisboa(: e tu de Braga? Adivinhei? (ahah sou vidente eeheh), está no teu perfil de 'Poemas de Amor' (:

Abraços,
P03tiza.

Rute Mesquita

Foto de andrelipx

Sim sou de Braga, mas não nasci aqui, sou do Algarve, moro é em Braga...
Já agora acabei o texto ainda não é sobre a "alma" o "Ego" ou a "maquina", não é outro que vou colocar agora aqui no "Poemas de Amor".

E gosto também quando as pulgas me visitam fico num frenesim opah!!! estou tão ansioso pelo o teu texto...^^
Fica bem
Abraços Andrelipx

Foto de Rute Mesquita

Oh seu imitadeiro ( aos poucos vais notando que invento assim umas palavras engraçadas(: isto fora de coisas sérias, num à vontade que se vai conquistando), eu também já acabei o textinho(: Já o puzeste aqui? Quero ver, quero 'queruu' (: Se já o puzeste eu ponho jájá(:

Aaah, muito bem, quer dizer espero que ai estejas por algo bom.

Fico bem, depois de ler e comentar esse texto que me deixou em pulguinhas^^
Abraços,
P03tiza.

Rute Mesquita

Foto de andrelipx

Bem não te imito mais esta descansada... :D mas gosto de algumas palavras tuas achas maravilhosas...Tens que continuar assim a ter palavras que te marcam porque todos nós temos uma maneira e forma de escrever que nos marca.... Por exemplo Saramago...uma escrita dificil...mas cada um tem a sua forma e maneira de escrever...

Abraços Andrelipx

P.s hoje a noite já devo ter um texto feito... "Alma"

Foto de Rute Mesquita

ÉÉ pois éé deve ser--' , estou a brincar(:
Oh, muito obrigado(: Ora uma grande verdade! A nossa escrita diz muito de nós e cada um tem a sua maneira de escrever(:

Outro idolo, será? Saramago(:

Oupa, já tens outro texto? Voilá! Eu confesso que escrevo mais poemas que prosas, como já deves ter reparado mas, até conseguiste arrancar-me um textinho(:

Continua assim, Andrelipx(:
Abraços,
P03tiza.

Rute Mesquita

Foto de andrelipx

Sim escrevo muitas prosas porque eu sou assim as vezes de noite saem-me ideias e escrevo, mas depois a maior parte das vezes depois não gosto, mas algumas acabam por serem introduzidas. Bem sim é outro ídolo, talvez pelo facto de ser uma pessoa que sempre criticou a igreja católica, mas sempre demonstrou que tinha conhecimentos que não acreditava, e isso é visto no seu ultimo livro "Caim" e num outro livro em que ele "fala mal" da igreja católica mas tem argumentos e mostra conhecimentos....
Em relação aos textos eu tenho muito tempo livre e como não tenho trabalho nem trabalho e como a minha net é ilimitada eu as vezes passo horas a fio a escrever no computador e a falar com pessoas....

Continua tu também assim, P03tiza

Andrelipx

Foto de Rute Mesquita

P.s: Estou a trabalhar um texto(:
Sei que certamente aguardarás ansioso, tal como eu.
P03tiza.

Rute Mesquita

Foto de lua-verde

Olá Poetiza!

Deixa-me dar-te os parabéns pelo teu texto, tão bem escrito, tão cheio de ternura e sentimento. Para mim, que lido diariamente com jovens, é sempre um prazer ver uma jovem aderir e amar a arte da escrita, fazer dela a expressão do que lhe vai da alma. E nisso, digo-te que a tua está repleta de sentimento. Nota-se isso claramente não só no que escreves mas na forma atenta como lês o que os outros aqui colocam, estando sempre pronta para dar uma palavra amiga aos que te parecem precisar. Tens, sem dúvida, um bom coração!
Continua minha jovem, estás no bom caminho! Que a vida te sorria! Que o sonho se cumpra!

Um beijinho

Lua-Verde

Foto de Rute Mesquita

Cara, Lua-Verde,
antes de mais, não sabe o prazer que me é tê-la contactado com a minha escrita. Lua-Verde, uma verdadeira poetisa.
Muito obrigada, Lua-Verde.
Faz muito bem lidar com jovens diariamente(: e aqui está outra jovem sempre disponível a ouvir as suas palavras sábias.
A arte da escrita é de facto uma das minhas amantes, tendo como outro amor o desenho/ a pintura(: E fico muito contente por conseguir fazer sentir este amor pelos mesmos.
Muitíssimo obrigada! Adoro sentimentos e tento ser a minha melhor amiga, começando por me escutar, completamente perdida mas, vou escrevendo e quando acabo, leio e releio e volto a encontrar-me e ainda me deixa mais feliz, saber que poderei estar a ser um ombro amigo para outro alguém com as minhas sentidas palavras.
Aderi ao 'Poemas de Amor' recentemente e tenho sido mais que bem recebida, tenho obtido mais que bons e enriquecedores comentários, tenho conquistado outros poetas e não me dou por satisfeita, pois quero crescer rodeada de almas experientes, seres inacabados mas, a meu ver um 'perfeito' a alcançar. Tenho tido esta grandiosa sorte.
A querida Lua-Verde, leu-me a alma e deixe-me confirmar-lhe de que não está enganada.
Continuarei, pois(: E só estou num bom caminho porque tenho a sorte de ter bons orientadores, como este seu gentil e sincero gesto.
Será realizado, Lua-Verde, muito obrigada.
Sempre me disseram que se sorrir para a vida ela sorrir-me-á, por isso Lua-Verde desejo que também continue a sorrir.

Com os meus mais francos agradecimentos,
P03tiza.

Rute Mesquita

anadolu yakası escort

bursa escort görükle escort bayan

bursa escort görükle escort

güvenilir bahis siteleri canlı bahis siteleri kaçak iddaa siteleri kaçak iddaa kaçak bahis siteleri perabet

görükle escort bursa eskort bayanlar bursa eskort bursa vip escort bursa elit escort escort vip escort alanya escort bayan antalya escort bayan bodrum escort

alanya transfer
alanya transfer
bursa kanalizasyon açma