Quando comecei com minha participação no site Poemas de Amor, graças ao meu amigo Caio Eduardo de Lima, a quem sou muito grato, não imaginava que o blogue faria parte da minha vida de maneira tão forte quanto hoje. No começo, eu colocava os textos mais para ter um lugar onde salvá-los sem os perder. Nunca tentei escrever com algum tipo de compromisso embora também nunca escondesse as opiniões que eu possuía. Assim meus textos alcançaram alguma repercussão.
Com essa repercussão, vieram as críticas. E elas eram especialmente feitas por Marcelo Rosembrock. Uma figura ainda mais polêmica, autor de poemas pornográficos. Eu estava em um momento em que mostrava mais a minha veia politizada nos meus escritos. O colega não gostou. Mandou-me um comentário depreciando meu texto. Fiquei realmente triste, mas o respondi sem rancor. Deu certo. Ele acabou advertido pela nossa administradora Fernanda Queiroz e com o tempo deixou de escrever no site. Naquela época que me incentivou a não desistir foi Graciele Gessner.
Graciele, a moça de Timbó. Escritora de primeira grandeza. Seu estilo é de uma qualidade invejável, sem contar no rigor com o qual aplica as regras da nossa língua. Ela, mesmo distante mais de setecentos quilômetros da capital paulista, esteve presente na minha vida como pouca gente antes. Graciele usa a internet para disseminar cultura, informação, solidariedade. Logo é impossível não admirá-la. Ela não só me ajudou como contribuiu para que o Allan Sobral e a minha mãe Alexandra Lopumo viessem a exibir suas excelentes criações ao criarem seus próprios blogues. Conheci o texto de outras pessoas fantásticas, como a Marilene Anacleto e a Josi Rebouças. Mas a Graciele sempre foi quem me arrebatou e quem sempre me serviu de exemplo para melhorar meus escritos. Não sei se o resultado foi o melhor, já que eu não me policio e muita vezes exagero entrando por caminhos onde não devo. De qualquer forma acho que vale a tentativa. Tenho certeza que a minha referência é inigualável.
Recentemente, Graciele foi mãe. Diminuiu a freqüência de suas postagens, o que é evidente, mas os poucos textos que ela publicava revelavam que ela passava por dificuldades. Quanto a elas, digo que a mãe de um príncipe só pode ser uma rainha. Graciele, em seus comentários, me chama de ‘Nobre Cronista’, um título que aceito sem nenhum jeito, já que seria muito mais bem aplicado a ela. Eu queria escrever igual à Graciele. Falo isso para a minha mãe, para a minha namorada Tereza, para o “rebelde” João Hesed que não toma coragem e coloca seus textos no site, enfim, para o mundo
todo. Não tenho a menor vergonha de admitir. Graciele é a pessoa com mais talento que conheci na minha vida.
Nunca estive pessoalmente com ela, e acho que nunca vou estar. Mas por quantas vezes eu puder vou homenageá-la. Graciele é a prova viva de que existem pessoas de valor nesse pequeno e conturbado planeta. Tornam-se desnecessárias as citações, diante de seu brilho como artista. Obrigado por tudo, Graciele, você merece toda a felicidade que houver.
Eis o meu singelo agradecimento.
Comentários
Parabéns Graciele
Feliz aniversário Graciele, obrigado por nos presentear com seu talento.
Alexandra
Alexandra
Alexandra Lopumo Silva
Alexandra, deixa te contar um segredo que fique somente entre nós duas (risos...), seu filho é um talento em pessoa! Tamanha sensibilidade que me deixa arrepiada. Confesso que ter um filho como João Victor é um orgulho para o mundo. Bem, mais uma vez, obrigada! Muito obrigada pelo carinho, pela amizade e por esta homenagem!
Mil beijos de nós!
Graciele Gessner e bebê.
Blog: http://gessnergraciele.blogspot.com/
Graciele Gessner.
Nobre Cronista!
É o meu primeiro 23 de setembro como mãe, isto é uma emoção incalculável. Ver nos olhos do meu bebê o reflexo de mim, ver que ele depende muito de mim para o seu crescimento e desenvolvimento. Após tanta tristeza, é sempre bom poder contar com amizades verdadeiras, como a sua e da sua mãe, mesmo que por uma telinha. Obrigada! Muito obrigada por esta homenagem em meu aniversário! Imensamente lisonjeada pelo carinho e pela admiração!
http://www.recantodasletras.com.br/homenagens/3237199
Um gracioso abraço de nós!
Graciele Gessner e bebê!
Blog: http://gessnergraciele.blogspot.com/
Graciele Gessner.
Para Graciele, com carinho!
Então você veio ao mundo juntamente com a primavera? Só poderia ser! Uma linda flor que agora trás consigo um tenro botão, que ao desabrochar irá encantar a todos com seu perfume e beleza (interior e exterior) tal qual aquela que o gerou, com as bênçãos de Deus.
Querida Graciele, o maior presente você já ganhou, por merecimento mesmo. Que esse seu dia seja repleto da mais intensa paz, dos melhores momentos, de alegria, de felicidade e que ele se estenda por um tempo indeterminado.
Beijos e abraços dessa que a admira tanto,
Carmen Lúcia
Carmen Lúcia
Graciele / Carmen Lúcia
Olá Carmen,
Desculpa a demora em responder, mas fica o registro de agradecimento. Muito obrigada!
Beijos graciosos.
Graciele Gessner.
Blog: http://graciele-escritos.blogspot.com/
Graciele Gessner.