Fuzil

Foto de Carmen Vervloet

Um Novo Brasil

O povo brasileiro despertou
e a esperança voltou a brotar,
os albores do futuro já se anunciam,
nossas utopias voltamos a projetar!

Buscamos o verdadeiro caminho...
O que passa pelo cuidado,
pelo respeito, pelo amor,
pela responsabilidade coletiva,
onde, juntos, já não andaremos à deriva,
assim garantiremos a proteção do Brasil,
sem balas, sem guerra, sem fuzil.
Apenas como soldados da paz,
mas acreditando que unidos seremos capaz
de transformar este nosso amado país,
cada um atuando como rigoroso e justo juiz,
pressionando aos que detém o poder
com o poder da nossa união
que dará novo rumo à nossa amada nação!

Todos terão direito à educação,
a saúde será sempre priorizada,
colocaremos um ponto final na corrupção,
já não haverá nas ruas crianças abandonadas.
Os velhinhos receberão suas aposentadorias
com os reajustes compatíveis com a inflação
vivendo seus dias com distinção e alegria
respeitados e honrados como dignos cidadãos.
Mandaremos para a prisão
os poderosos corruptos que dizimam,
como praga, a nossa nação!

O povo unido é a égide de nosso Brasil,
Com ORDEM E PROGRESSO enfrentaremos qualquer ardil.

Foto de cafezambeze

CARTAS COM ESTÓRIAS DE ÁFRICA (I/VII)

O DIA EM QUE TEU PAI LEVITOU/O DIA EM QUE SEU SANGUE FRIO E SUA INEGUALÁVEL PONTARIA SALVARAM UM AMIGO

Belém, 27/01/2006

Cara sobrinha

Faz tempo me perguntaste se não tinha fotos do teu pai quando em África, pedido que encaminhei para os meus imãos e que creio, devem ter dado uma de baianos. Amanhã... Amanhã...

Esta semana pegaram uma sucuri, prima da anaconda, com uns 4 metros, que passeava no galpão da empresa onde trabalho. Houve comentários e estórias e me lembrei d'algumas onde o teu pai foi a personagem. Não são fotos... mas tentarei enviar-te de vez enquando alguma estorieta.

O DIA EM QUE TEU PAI LEVITOU

Eramos garotos. Eu com uns 10 anos e teu pai com uns 13.
Moravamos em Vila Pery, mais ao menos no centro geográfico de Moçambique.
A alguns quilômetros da vila, destacava-se no horizonte uma formação rochosa conhecida como a Cabeça do Velho.
Não sei mais de quem foi a idêia, acho que dele, mas resolvemos escalar a Cabeça do Velho. Menos temerário, me lembro de atentar para o problema das cobras que eram uma praga. Que nada, argumentou, vamos levar o cavalo marinho do pai (um chicote feito de couro de hipopótamo com um metro e meio mais ou menos), uma chicotada na cobra que aparecer e quebramos-lhe a espinha.
Pegamos um lanche, cantis com água e um caixote kodak e, lá fomos a pé.
A escalada correu bem e em poucas horas chegamos ao topo. Depois de algumas fotos (que ainda devem existir) começamos a descida.
Seguiamos por uma espécie de trilha ladeada por capim seco. Teu pai caminhava uns 5 metros à minha frente quando duas cobras resolveram atravessar a trilha.
Eu gritei e, instintivamente, talvez alertado pela restolhada das cobras no capim, teu pai pulou. Como em câmara lenta e com o coração querendo sair pela boca, vi as cobras de cabeça levantada passarem por debaixo das pernas dele.
Devem ter sido talvez frações de segundo, mas ele ficou parado no ar, de pernas encolhidas. Só caiu depois das malvadas terem passado.
Do susto, me vinguei por uns tempos aconselhando-o, todas as vezes que saíamos, a não esquecer o cavalo marinho para o caso de aparecer alguma cobra.

O DIA EM QUE TEU PAI, SEU SANGUE FRIO E SUA INEGUALÁVEL PONTARIA SALVARAM UM AMIGO

Teu pai, desde pequeno, sempre foi um exímio atirador, tanto à bala como com arma de cartucho.

Devia ele ter uns 14/15 anos, quando fomos fazer uma caçada na farm de um amigo. O Aguiar.
Fomos de bicicleta, eram só 14 km. Na propriedade nos reunimos com o Aguiar e os irmãos, e lá fomos nós. Além das fisgas e pressão d'ar, a arma que levávamos era uma 410 (cartucho) de 5 tiros. Uma adaptação feita com uma culatra de fuzil Mauser.

Depois de matarmos algumas rolas e galinhas do mato (cangas), já de volta para a sede da farm, um dos funcionários que nos acompanhava começou a gritar:
Inhoca! Inhoca! (Cobra)
Era uma senhora Mamba Negra (veneno suficiente numa mordida para matar 10 pessoas em pouco tempo), bem grossa, que serpenteava rápido. Enquanto ela corria, teu pai fez quatro disparos e, embora depois constatássemos que todos a tinham acertado, eles não a pararam.

A bicha se arrastou para um grupo de arbustos, e esse nosso amigo Aguiar correu com um pau para afastar os arbustos à procura da cobra. Logo que ele se chegou aos arbustos, vimos a cobra levantar-se à altura da cabeça dele. Tudo se passou na velocidade de um raio. Um tiro e a cabeça da cobra voou... O susto veio depois quando nos apercebemos de como a morte nos rondou.

O Aguiar ficou branco como papel e sem conseguir falar por um bom bocado.

Foto de jessebarbosadeoliveira27

O FILHO DA GUERRA DE TODOS OS DIAS

O homem joga-se no abismo...
O homem transforma-se no abismo...
O homem foge agonicamente do abismo...
O homem é essencialmente o abismo...
O homem singra caminhos longos, oblíquos, doridos...
O homem, habitando a selva de pedra do mundo iníquo,
É ventania, alegria, caixão, senzala, poesia, fuzil,
Escravos chibatados sobre o pelourinho...
O homem, em facundo desafio,
Posta-se frontalmente ao feral tanque assassino...
O homem: sulcos, dédalos, pedras, espinhos...
O homem pugna contra os doze signos do abismo...
O homem cai e se soergue assertivo, altivo...
O homem, favelas, utopias, trampos, caatingas, Sonoras, Savanas, redemoinhos...
O homem sonha com o sol da dignidade e do altruísmo...
O homem fica preso no templo da vilania e do egoísmo...
O homem trafega pela rodovia da vida-morte em período contínuo....
O homem perde-se entre amores, saudades, vórtices, descaminhos...
O homem floresce como laranjeira, esmeralda, pendão, criptográfico pergaminho:
A certeza jazendo na vivenda do eternal exílio!
JESSÉ BARBOSA DE OLIVEIRA

Foto de Eddy Firmino

Cidade maravilhosa

Cidade maravilhosa
Onde estão os encantos mil?
Cidade bela e formosa
Com barulhos de fuzil

Cidade da boêmia
De Vinícius e de Jobim
Dos bares e da poesia
De encantos e Jardins

Cidade que abre os braços
Do Cristo Redentor
Rasgando em pedaços
Atropelos e terror

Cidade das maravilhas
De gente boa e decente
Entregue às quadrilhas
Drogas, entorpecentes

Cidade mais bela que existe
Querem tirar tua beleza
Mas não fique triste
Será sempre a realeza

Foto de Carmen Vervloet

IDEAL EM MOVIMENTO

Nos seus devaneios, poeta, deixe um lugar pra reflexão
A fuga, em tempo algum, foi a mais sábia opção...
Pasárgada de Ciro ou Bandeira foi um sonho, uma ilusão...
Hoje um sítio arqueológico num país em grande confusão.

Neste Brasil gigante muitas Pasárgadas adornam a nação
Mas sempre continuarão insistindo os fantasmas da corrupção
Vamos usar o voto como arma nesta próxima eleição
Dizer não aos corruptos e bani-los da nossa jurisdição.

Vamos nos unir à luz deste sol brilhante e céu profundo
E mostrar para o mundo como é grande o nosso amor
Defender nosso Brasil dos corruptos e vagabundos
Bradar em alto som, com paixão e destemor.

Não é hora de debandar por desesperança ou dormir ao luar...
Nem mesmo momento pra acomodação, hora pra descansar...
Está em nossas mãos o futuro do nosso amado Brasil
O voto é a munição certeira pra disparar do nosso fuzil.

Vamos como Drummond, poeta sensível e extraordinário,
Questionar com poesia, nos meios de comunicação vários
Apontar em versos os corruptos e pedir sua devida punição
Trazer um pouco de esperança para cada sofrido cidadão.

Vamos ensinar às nossas crianças os reais valores da humanidade
Vamos plantar com exemplos a semente do bem e da fraternidade
Lutar para por fim a desigualdade que fere e machuca o coração
E lá no fundo do túnel, quem sabe, surgirá um tímido clarão...

E mesmo que nada aconteça já nesta próxima eleição
Vamos continuar lutando na nossa pacífica revolução
Arrancando máscaras e com inteligência, gana, sem medo
Desvendar e denunciar um a um, dos corruptos, os torpes segredos.

Utópico seria pensar que o mundo será totalmente perfeito
Porque perfeito só Deus, somos seres em constante evolução
Mas podemos, sim, semear, cultivar e colher o respeito
Ver nossa prole crescer na relva adubada por um ideal em ação.

Vamos ficar no Brasil e reverter esta situação
E cantar então nosso hino com patriotismo e emoção.
..."VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA"...

Carmen Vervloet

Foto de Osmar Fernandes

Que partido é esse?

Que partido é esse?

Fez a gente renovar a esperança.
Fez o brasileiro acreditar de novo no poder.
Tornou cada um de nós, uma criança...
Agora, com essa sujeira, põe tudo a perder.

Que partido é esse?
Usou o palanque para encher suas burras.
Lugar de ladrão é no xadrez!
Pois lá é o lugar das mulas.

Manchou a bandeira, apagou a estrela.
Fizera do povo o bobo da corte.
Que pena, tamanha besteira!

Borrou a história com esse fuzil...
Que partido é esse que está lá na torre
Matando o sonho do Brasil?

Foto de Naja

biografia de Ernest Hemingway

ERNEST HEMINGWAY

Ernest Hemingway nascido nos Estados Unidos da América em 21 de julho de 1899 foi parte da comunidade de escritores expatriados de Paris conhecidos como " a Geração Perdida"
Teve uma vida totalmente tumultuada, vários casamentos , divórcios e doenças.
Quase todos seus romances foram experiências vividas e na sua grande maioria foram feitos filmes em Hollywood.
Trabalhou como correspondente de guerra em Madrid durante a Guerra Civil Espanhola. Nessa ocasião escreveu "For whom the bell tolls" (Por Quem os Sinos Dobram)
- do romance:" Por quem os sinos dobram? " " Ele chora por todos nós". e nessa resposta colocada pelo autor no seu romance, ele pretende significar a unidade do
mundo, somos um todo e tudo que afeta uma das partes, afeta de um modo ou de outro , todos os demais. É um drama de guerra, encenado no cinema pela fantástica Ingrid Bergman e Gary Cooper nos papeis principais.
Durante a Segunda Guerra Mundial transferiu-se para Cuba, porém sua vida estava íntimamente ligada à Espanha. Foi toureiro amador e na Primeira Grande Guerra foi motorista de ambulância da Cruz Vermelha. Na Itália apaixonuou-se pela enfermeira
Agnes Kurowsky e daí surgiu seu romance, também de guerra e amor, " A Farwell to Arms" (Adeus às Armas) também filmado em Hollywood,
Hemingway foi contemporâneo de Ezra Pound, Scott Fitzgerald e Gertrude Stein.
No decorrer de sua vida tumultuada, turbulenta, foi se tornando uma pessoa emocionalmente instável.
Aos 62 anos já muito doente de hipertensão, diabetes, arteriosclerose, depressão e perda de memória, suicidou-se com a mesma arma que seu pai o havia feito, um fuzil de caça com um tiro na boca. em 2 de julho de 1961.
Todos os personagens de Hemingway defrontam-se com tragédias, como foi sua vida. A maioria de seus romances foram filmados com atores mais famosos da época - década de 50 a 60.

Principais obras:
- E Agora Brilha o Sol - Adeus As Armas - Por Quem Os Sinos Dobram - O Velho e o Mar e O Jardim de Eden.

Contos e Pequenas Histórias- (alguns também filmados.)
- A História de Três Poemas - Nosso Tempo - As Neves de Kilimanjaro (filme) entre muitos outros.

Bibliografia: Adventures in American Literature de John Gehlmann e Mary Rives Bowman

naja
Publicado no Recanto das Letras em

Foto de Gaivota

* Metarmofose de rosas *

.
.

Mais uma mentira
escapa-me das mãos
viram meus pensamentos
andando por aí?
não se distraiam
os vírus atacam
na voz soturna
gritam
Detona!

Esmigalho-os
Queiram ou não
Deus?
dormia sono eterno
cotuquei-o
no primeiro
bocejo
disse-lhe -
Acorda!
a treva poderá consumi-lo

Até os dentes carregando fuzil
armo coragem
sinto na epiderme as dores do mundo
carrego no coração
luz pra escuridão

Não! Não sou vagalume
finjo de morto
saio à rua
alcanço a praia

Tiro a camisa
ouço-a palpitar
arranco-a

Caio ao mar
metamorfose de rosas
vermelhas pra te encontrar

RJ – 1°/09/2006
** Gaivota **

.

Foto de JGMOREIRA

DISTINÇÕES

DISTINÇÕES

O poeta capitalista
Credicard Visa sobre a mesa
Procura pela rima
(que lhe saldará a dívida
contraída no shopping)
dentro da liberdade concedida.

O poeta socialista
Olho no Pravda sobre a cadeira
Considera suas rimas
Significante/significado obtido
Para não contrariar o partido
Dentro de toda sua liberdade permitida.

O poeta latino-americano
Fuzil ao alcance da mão
Atira rimas no papel
Como quem atira no inimigo-irmão:
Faz poesia não intervencionista
Implorando liberdade e vida.

O poeta brasileiro
Sentado na praça
Tira rima do nariz

Namorando a liberdade
Passeia pela cidade
Sem sobretudo, casaca, Sibéria, fuzil.

Com a matéria-prima da farta liberdade
Mãos dadas com a liberdade mais feliz
Faz poesia de graça.
Sem neurônios eficazes,
Tira rimas do nariz.

Foto de Jorgejb

Guerra

Há carros de combate
em todas as ruas,
capacetes metálicos
de olhos escondidos,
e outros de faces
cheias e duras
gritando ordens e ordens,
de bastão empunhado.
Começou a guerra
na minha cidade,
e as torres das igrejas
são estandartes torpes
das tropas inimigas,
dos fantasmas e sonhos
dos livros da escola.
Que morram os heróis,
diz alguém de face hirsuta,
e dedos fechados,
e por cada letra
de uma palavra,
morre um soldado
sem se saber bem porquê.
Há um miúdo,
sozinho – pateticamente
seguro
de fuzil de pau
em punho,
desafiando as balas
que passeiam perto
do medo,
e cheiram a pólvora e a sangue,
odor próprio dos generais.
Alguém grita lancinante,
e eu digo – é a mãe.
E depois um estrondo
e outro
e mais outro
e ainda um último (trabalho competente)
e no chão, largado o fuzil,
chorando a mãe, como
qualquer guerreiro,
de olhos grandes e fortes,
abre os seus braços órfãos
e murmura,
mãezinha… quem cuidará de mim!

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