Sinceramente, achei ridículo este acordo de “melhora” ortográfica. Já me contento por não terem mexido na gramática. Eliminem a trema definitivamente, coloquem RR e SS no lugar do hífen, retirem as acentuações em algumas palavras e tantas outras. Como gostam de complicar!
Ao invés de simplificar, deveriam ter acabado com a acentuação em todas as palavras. Nosso português já não tem mais as mesmas características, já perdeu a sua particularidade brasileira. Já reparou nas novas regras do hífen? Já constatou que não se acentuam palavras paroxítonas terminadas em “o” duplo? Observou que não se usará mais o acento circunflexo na terceira pessoa do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos? Eu já reparei e fiquei aterrorizada. E você? Enfim, está declarada a bagunça ortográfica na Língua Portuguesa.
Veja bem! Não estou aqui me promovendo, mas sim, expondo a minha opinião. O acordo ortográfico está assinado e aprovado, precisamos nos adaptar. Já não gostei da “ideia” de não levar o seu devido acento agudo. Teremos que tomar cuidado quanto ao acento agudo nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas que também foram abolidas. Precisamos é reaprender, ou melhor, aprender a segunda língua.
Não estou generalizando, mas convenhamos, para quem tem o hábito de escrever já sentiu na pele a mudança. A transformação é tamanha, que ainda há dúvidas em muitas novas regras propostas. A escrita não é mais familiar, tornou-se algo desafiador.
A única boa novidade nessa declarada bagunça, é a unificação da língua. E espero que isso não vire marmelada, que seja realmente praticada. Quem vai ganhar com tudo isso são as editoras na hora de reimprimir os livros com a nova ortografia. (“Que inveja!”).
O grande desafio será igual à matemática, teremos que praticar; será preciso ler muito mais e nos empenhar.
É claro que eu já estou correndo atrás para saber o que mudou, mas o que falar daqueles que não estão nem um pouco preocupados? Será maravilhoso fazer uma entrevista de emprego e solicitar uma redação como forma de classificação e constatar os erros ortográficos.
Então? Vamos aprender a segunda língua?
Boa leitura! Bom aprendizado!
03.01.2009
Escrito por Graciele Gessner.
* Se copiar, favor divulgar a autoria. Obrigada!
Comentários
Anna/Graciele *-*
Amiga, eu também concordo com você que bagunça ficará isso.
Penso nas crianças que inicam na escola agora que para elas até não será problema, acredito eu...Mas aquelas que ja começaram a uns dois anos atrás é complicado amiga realmente é.
Meu filho ja me perguntou se ele vai conseguir..rsrsrs...Sabe que respondi...Tente meu filho, não tem outro jeito! Pelo menos tente!
Sabe Gracci, não sou 100% como você mas o que sei e aprendi.
Já estava de bom tamanho.
Assim sempre seremos a lingua mas dificíl de aprender sempre!
Sempre com mudanças e jirias, coitados dos gringos, ficarão doidos...
Brasil né Amiga?!
Adorei sua colocação.
Abraços.
Anna Flor.
Graciele Gessner / Ana Carolina Loira Mar
Oi, Anninha!
Primeiro, não me considero 100%. Estou no mesmo barco, igual ao seu: aprendendo. E a vida é um constante aprender e reaprender.
A vida é uma aula prática de imaginar/inventar e de se adaptar.
O fato de tentar é o primeiro caminho para chegar ao sucesso... ;)
É verdade, nossa língua mudou várias vezes e as gírias têm nos custado o nosso "jeito"... O jeito que todo brasileiro dá.
Amei a sua presença! Obrigada!
Um gracioso abraço,
Graciele Gessner.
http://www.poemas-de-amor.net/blogues/graciele_gessner
Graciele Gessner.