Poderia pegar em ti e guardar-te num baú que guardo nos forros do meu corpo, mas não consigo, porque tu és forte. Gostaria de pegar em ti e chamar-te, mas vives na minha pobre consciência e não posso chamar por ti. As vezes penso que me ignoras nem me ligas, porquê? Será pelo facto de na tua força exista uma capacidade fora do normal de manipular as minhas emoções será isso, não sei. Considero-te um anjo da guarda porque despertas dessa hibernação quando queres e quando achas necessário, por isso é que te acho muito especial. Podia pegar no teu nome e crava-lo num muro de madeira e fazer dele um altar, mas as vezes não tenho a certeza do teu nome. Surges como se fosses leite dentro de um copo de leite a ferver e que quer fugir do seu lugar porque gostas de aparecer quando mais te convêm. Poderia repetir aqui este adjectivo e continuar a personificar-te mas não consigo... Não consigo porque tu choras como eu, ris como, mas não sentes como eu... És esquisito nos teu sentimentos, só os demonstras quando queres e nunca deixas ninguém satisfeito, poderia dizer que escrevo com a tua ajuda, mas seria hipócrita da minha parte, fazer uma referencia a ti porque tu és mais forte que eu e possuis um conhecimento, mais alargado que eu. Sei que fazes parte de mim, mas porque te tornas-te mais forte que eu? Poderia fazer-te essa pergunta senão soubesse que tu és eu e eu sou tu. Sim existe uma relação entre eu e tu, porque ao final de tudo tu és eu. Parece difícil, mas é verdade. A capacidade do meu "Ego" é superior a mim, embora ele exista dentro de mim, as vezes eu próprio não o compreendo, queria que entre mim e ele existisse um factor que nos liga-se uma espécie de ligação corporal e virtual, porque ele é o Ego, porque ele é forte, porque ele é potente, porque ele não sente o que eu sinto, mas acima de tudo porque ele é meu. Embora ele tenha uma força superior a minha ele estará dentro de mim, e eu serei mais que capaz, porque vou derrota-lo e fazer vi-lo ao decima. Não vais derrotar-me mas eu sim e verás que eu terei mais força... És o meu Ego...e continuarás a ser, mas como eu quero...
[ Texto dedicado a P03tiza]
Comentários
Andrelipx
Antes de mais, muito obrigado pela dedicação, que poderia ser 'a suficiente' mas, não. Vê-se que também em tudo, em que te dedicas, dedicas-te por inteiro e isso é uma grande qualidade!
Neste texto, travas uma luta com o teu ego, que embora teu também é imperfeito, ou seja, lutas contra este mesmo sabendo que ele é mais forte, porque é o ego em si, porque queres 'domesticá-lo', queres que ele se adapte a ti, que faça ainda mais parte de ti e que haja uma ligação entre vós, para além da física.
O nosso ego é como uma planta carnívora... que enquanto tem alimento vai crescendo e vai-se fortalecendo e fortalecendo. Só que a certa altura torna-se tão 'forte' que já não come por fome, para sobrevivência, ela devora e torna-se esmagadora. Esmaga as outras plantas que ainda frágeis são indefesas...
O nosso ego pode ser benigno ou maligno, consoante o formos educando.
Confesso, que o meu ego é muito ausente... é quase periodicamente alimentado, pelo que nunca cresceu muito. Eu também não o permito mas, por vezes bem que me fazia falta que ele se manifestasse. Eu não o permito porquê? Porque sinto-me mal se por momentos sem querer pareço querer ser mais que alguém... por isso prefiro ser sempre a ignorante e é por isso que quando me revelo entendida em certas 'matérias', deixo muitos surpresos.
Muitos parabéns, Andrelipx,
Fizeste-me reflectir sobre o meu ego e sobre os egos 'devoradores' que me rodeiam.
E já estão os três textos concluídos, bem que velocidade/inspiração/qualidade! Fiquei boquiaberta! Que resultado brilhante!!
Abraços,
P03tiza.
Rute Mesquita
Para P03tiza
Bem antes de mais não tens que agradecer, porque eu fi-lo com prazer e com prazer continuarei a fazer. Gostei quando comparas o ego a uma planta carnívora, porque realmente o nosso ego é mesmo uma planta carnívora que habita dentro de nós e nos vai umas vezes corrompendo de medo, e por outras nos enche de orgulho. Eu costumo dizer que o ego não é nada mais que uma espécie de planta da nossa casa, porque ele sabe quais são as nossas fraquezas, quais são os nosso medos, as nossas amizades e sabe onde as encontrar, é claro que o ego não é sempre "mau", porque é graças a este e a outro ego que muitos escritores e artistas de diversos ramos conseguiram ter sucesso, porque o ego da-mos força para vencer certos obstáculos.
Em relação ao tem ego e de tu dizeres que ele é ausente, tu tens que molda-lo, ou seja, ele tem que estar em ti, quando tu mais necessitas eu sei que ele é forte, mas nós conseguimos ser ainda mais fortes com ele...Ele ajudamos, mas também nos estraga.
Bem espero que tenhas gostados destes 3 textos, são texto que eu escrevi com prazer e dediquei-os a ti também com muito prazer...
Muito Obrigada
P03tiza
Abraços
Andrelixp
De P03tiza P/ Andrelipx
Como tão bem entendes as minhas palavras(: Vê-se mesmo que não as olhas, tu observa-as(:
Exacto é uma grande planta carnívora que nem sempre é má, pois como dizes e adaptando à planta, ela também é forte o suficiente para comer e digerir os obstáculos e inteligente para os suar depois de vencidos.
O ser humano é um ser tão complexo, fascina mesmo não achas?
É verdade, tenho que saber moldar o meu ego... o que é certo é que este, essa confiança, aquela minha pureza quanto pessoa só é desvendada por quem me quer bem. Às vezes engano-me mas, até isso faz parte(: Não tenho um feitio muito difícil, penso... apenas sorrio se alguém me fizer sorrir, não para quem me sorri, isto no sentido pejorativo, aqueles sorrisos de espelho, sorrisos que se partem.
E assim deixo o meu ego se desenvolver com os que me rodeiam, partilho-o totalmente os seus prazeres e esqueço-me de que é meu.
Mas, penso: será isso importante? Por um lado sim, porque um dia se perdida irei precisar da autonomia do meu ego. Por outro lado, sei bem que se ele existe é graças ao alimento sucessivo de pessoas que trilham o meu caminho.
É claro que gostei, na verdade, adorei!! Fiquei estupefacta e domaste mais uma vez(: Muitos parabéns e é uma honra que estes me tenham sido dedicados.
E é claro que tenho a agradecer(: obrigado por tal honra, obrigado pela demorada atenção, obrigado por dares voz aos meus pensamentos e por me ensinares que tenho que andar sempre num olhar atento à simplicidade que me rodeia, pois me tem muito a dizer.
Abraços,
P03tiza.
Rute Mesquita
Para P03tiza
De facto o ser humano é complexo e fascinante, porque eu pergunto me as vezes como é que uma pessoa consegue entender certas e determinadas coisas, como por exemplo dar-se ao trabalho de comparar um "ego" a uma planta carnívora, no meu vocabulário não existe a palavra burra, isto é, no meu vocabulário não existe uma pessoa menos inteligente que a outra, mas sim existe uma pessoa que não quer aprender, é isso, porque o ser humano todo ele é inteligente, já dizia um padre amigo meu " o ser humano é um ser altamente e extremamente inteligente" e é verdade...
Gosto sempre dos teus comentários, porque das-me muita força e vontade para continuar...
Não tenho podido por mais textos, porque tenho andado muito ocupado, nem tenho podido responder a todos os comentários, porque é por o mesmo motivo, sendo assim irei respondendo a pouco e pouco...
Espero que não me leves a mal, mas estou muito ocupado...
Abraços
Andrelipx e continua assim... :D
p/ Andrelipx de P03tiza
Andrelipx, não poderia estar mais de acordo! Eu penso exactamente o mesmo e como é reconfortante encontrar alguém com quem possa partilhar da mesma opinião.
O teu amigo, tem toda a razão, " o ser humano é um ser altamente e extremamente inteligente". Sabendo que o é porque raciocina, sabendo que o é na linha do pensar, do observar, que o leva à experiencia.
O ser humano, por si é um ser curioso, de espírito crítico, um ser individualista, consciente, possessor da sua razão, com valores individuais/universais, com a sua moral (...) e é ele que define a sua inteligencia, começando por manifestá-la ao admitir-se como ser ignorante. Pois é... a sabedoria não traz a maior inteligencia. A maior inteligencia é-nos dada pela nossa ignorância. Isto porquê? Penso que não haverá sábios certamente, se há, gostaria de o confrontar com perguntas tão simples como a essencia do seu ser. E não há sábio nenhum porquê? Porque quanto mais sabemos mais temos para saber, não parece irónico? Mas, é totalmente verdade e sei que me entendes. A quanto que um ser que se reconhece como sendo ignorante, caminha sobre a sua experiencia e é apenas essa sabedoria que tem a oferecer aos seus seguidores. É pouco? É muito? Diria que pode ser ambas mas, uma coisa é certa, 'muito' é o tempo que levamos a descobrir que tudo é 'pouco'.
Muito agradecida e o mesmo digo dos teus, dão-me sempre em que pensar, dão-me força e essencialmente voz aos meus pensamentos mais profundos.
Ooh, é uma pena, Andrelipx. Mas, espero que estejas ocupado por boas razões(: Se assim for, ficarei muito feliz(:
Claro que não te levo a mal, compreendo perfeitamente(:
Vamos ambos continuar e evoluir(:
Abraços,
Sempre aqui,
P03tiza.
Rute Mesquita
P03tiza
Sim tive ocupado por boas razões, mas exigiu muito de mim...mas já acabou por um lado, mas ainda começou por outro...Bem...
Em relação ao homem, ou melhor Homem, que não é a mesma coisa...Eu adoro-o porque tem uma capacidade enorme para fazer, modificar entre outras coisas...e eu adoro-o
Fica bem
Abraços
Andrelipx
Andrelipx
OUPA OUPA:D ainda bem(:
Desejaria agora mesmo que estivesses sempre ocupado(:
Que tenhas muito sucesso, sim porque tudo o que exige muito de nós só pode acabar num grande sucesso.
É verdade! Como eu também tenho um facinio pelo mesmo! E nós pertencemos a essa espécie cheia de um passado de evoluções, é simplesmete magnifico. E a vida é tão curta para saber mais...
Muito obrigado, pela atenção, Andrelipx.
Abraço,
P03tiza.
Rute Mesquita
P03tiza
Bem não tens que agradecer a atenção...eu adoro responder a comentários que me dão força e a outros também...Por posso dizer que tu és a minha amor fã... E eu gosto de falar contigo e "discutir" certos assuntos...
Fica bem
Andrelipx
p/ Andrelipx
Oh, claro que tenho. É uma atenção mesmo muito pontual e gratificante, deixa-me muito feliz por ser digna de tal (:
A maior fã? Num batalhão, como? Sou com todo o gosto(:
Eu também e a propósito publiquei aqui uma reflexão sobre uma tese de Voltaire(: Se quiseres dar uma espreitadela(:
Muito obrigado(: Fica bem,
abraço,
P03tiza.
Rute Mesquita
Para P03tiza
Uhhhh.... Voltaire...o filosofo e escritor francês... gosto disso tenho mesmo que ir dar uma vista de olhos...
Bem até pode existir um batalhão de pessoas que gostam dos meus textos, mas de uma maneira maior, tu és a minha grande fã...
Fico muito contente... :D
Abraços
Andrelipx
Andrelipx | P03tiza
Sim senhor, escrevi sobre uma tese de Voltaire(: Como é bom saber que ainda há pessoas que sabem reconhecer Os Grandes da história. Da tua parte eu outra coisa não esperava(: Sei que és bastante culto(:
Já o publiquei nos dois lados(:
Oh, aaah outra vez$: Se assim o consideras, tal como eu, ainda mais prazer e contentamento tenho em sê-lo:D
Eu também fico muito contente^^
Abraços,
P03tiza/Rute
Rute Mesquita