-->

Química

Foto de Ivone Boechat

SOS - misericórdia para as crianças

A sociedade vive sobressaltada, de cabelo em pé, com o resultado do seu próprio estilo de vida. É muito barulho pra todo lado. Aí, a própria família, essa que reclama tanto do incômodo, basta alguém comemorar o aniversário e o barulho é o primeiro convidado a chegar. Nas festas de casamento então, o barulho chega de fraque e cartola. Os convidados, coitados, que imaginavam rever amigos e botar o assunto em dia, nem pensar. Ninguém consegue falar, só se gritar para saber, pelo menos, como o outro vai. Aliás, na primeira chance as pessoas vão saindo, estressadas e frustradas. É para economizar o consumo? É chic? É moda? É claro que um fundo musical na festa é maravilhoso! Mas, por que tanto volume? E não adianta pedir para baixar o som, o profissional contratado, o dj, tem poder; manda na festa e você pode morrer fuzilado com uma guitarra apontada para o seu ouvido que ninguém socorre ninguém.

Por onde anda a educação?

As crianças não escapam dessa maluquice de botar o som em último volume nas comemorações, pasmem, a partir de um ano de vida! Mas reparem como os pimpolhos homenageados se comportam na festa: desesperados, choram, querem tirar a roupa, os sapatos, os penduricalhos do cabelo, e geralmente os avós ou algum voluntário bom samaritano sai com a vítima aos farrapos, para dar uma volta lá fora, onde o aniversariante acaba dormindo, aliviado, longe dessa zoeira horrorosa! É um caos! Enquanto isso, uma nuvem de sofredores de tenra idade se esforçam para ficar na festa, anestesiados pela esperança de ganhar os brindes. Ufa! Que sacrifício! A maioria chega a casa e haja mecanismos para baixar a overdose de adrenalina.

A Escola não pode de maneira nenhuma se omitir na educação sobre o uso inteligente do som.

Os profissionais têm também que baixar o volume dos equipamentos utilizados nas aulas. É um horror! Os professores devem reduzir o volume da voz. Por que gritar tanto assim? Numa conversa normal, com pessoas educadas falando, o decibelímetro marca 30, 35 decibeis! Imagina o incomodo de quem é obrigado a participar de uma aula com 60 decibéis ou mais dos professores que só gritam? O resultado é este que se registra: de cada cinco crianças, nas três primeiras séries do ensino fundamental, somente uma é capaz de ler e entender uma frase escrita! É só porque o professor grita? Não! Claro que não, mas que a gritaria interfere, ah! Interfere, sim.

“O excesso de ruído causa na massa cinzenta um estímulo desnecessário, que a deixa acelerada, sem motivo. Ficamos em alerta, como se estivéssemos em perigo", explica Fernando Pimentel de Souza, neurofisiologista da Universidade Federal de Minas Gerais. Isso significa produção em excesso de cortisol, o hormônio do estresse, em picos indiferente”.
.
Excesso de som altera a química cerebral: barulho excessivo das indústrias, canteiros de obras, meios de transporte, áreas de recreação, recreio da escola, festas, reuniões, etc. estratosféricos, no organismo. "É uma estratégia de defesa, que o próprio cérebro, agredido, articula", justifica o psicólogo Esdras Vasconcellos, da Universidade de São Paulo. Faz sentido, por se tratar de uma reação que prepara o corpo para se proteger de um possível problema”.

“O ouvido é o único sentido que jamais descansa, sequer durante o sono. Com isso, os ruídos urbanos são motivos a que, durante o sono, o cérebro não descanse como as leis da natureza exigem. Desta forma, o problema dos ruídos excessivos não é apenas de gostar ou não, é, nos dias que correm, uma questão de saúde, a que o Direito não pode ficar “A Escola localizada no centro nervoso das cidades tem o ensino prejudicado. Pesquisadores da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, ao avaliar os efeitos do som do trânsito diurno em alunos do 7º ano, chegaram à conclusão que alunos que estudam em escolas localizadas em áreas de tráfego intenso tiveram pior resultado nos testes de leitura - uma defasagem de sete meses - em relação às turmas de instituições situadas em áreas mais silenciosas”.

“Primeiramente, devemos educar a alma através da música e a seguir o corpo através da ginástica” Platão.

Então, mãos à obra: família, escola, igrejas, amigos, todo mundo; baixem o volume do som! Use-o, com inteligência!

Ivone Boechat

Foto de Rosamares da Maia

CRÔNICASA DA SAUDADE – Meu Vício é Você.

O que você pensaria se depois de quase três anos, o seu telefone tocasse num sábado às oito horas da manhã e a voz do outro lado da linha dissesse: “... Só liguei para dizer que eu te amo.” E com aquela voz quente que você lembra tão nitidamente continuasse repetindo: “Eu te amo”.
Acho que como eu você tomaria aquele baita susto. Ficaria muda por um tempo, enquanto tenta se recompor. Depois, ensaiaria alguma coisa meio disfarçada, para dizer, perguntando: - Ah! Alô! Como vai você? Que bom te ouvir. Quanto tempo! Está tudo bem?
Mas a pessoa do outro lado, com aquela voz de travesseiro, que você gostaria de escutar toda noite no seu ouvido responde displicentemente as perguntas que você fez, e que você mesma já nem sabe quais foram, e ele repete: “... Eu só liguei para dizer que eu ainda te amo muito”.
Você fica sem saber o que fazer. Toda atrapalhada, pergunta pelo trabalho dele, filhos e até pelo atual casamento, mas, chega a um ponto da conversa que só te resta dizer a verdade. – “Eu também continuo te amando”.
Ai que raiva! Isto foi coação psicológica. O pior é que você realmente disse a verdade. Mas, a dúvida gigantesca mora do outro lado da linha. Todas as palavras ditas nas juras de amor - da voz de travesseiro, não te trazem certeza alguma. Ainda bem que ele está do outro lado da linha, a quilômetros, porque se não, você já era – lençol e fronha.
Você fica envergonhada pela fraqueza, pela parte que você não consegue controlar. Você devia era ter batido com o telefone no nariz dele, ou melhor, no ouvido. Mas como se privar da voz, da descarga elétrica que ela provoca em seu corpo? Como poderia?
Você é como um alcoólatra em recuperação, já superou a fase da abstenção, mas sabe que não há cura, qualquer pequeno gole te faz querer mais e mais. Aliás, devem existir doze passos para esta loucura que é a dependência do amor.
Temos que aprender tal qual dependentes químicos, porque o amor também é química e física e aerodinâmica. Foco! Vamos voltar ao ponto.
Devemos aprender a dar um passo de cada vez, ação e reação proporcional ao amor recebido. Aprender a dizer: ... “Só por hoje.” Só por hoje eu consegui ficar longe de você. Somente por mais um dia eu vou atender ao telefone, ouvir sua voz de travesseiro falar todas as mentiras e aprender a dizer um eu também te amo sem verdade. Eu te amo, mas não quero você na minha vida. Só por hoje.

Rosamares da Maia – 17. 11. 2014.

Foto de Danyy Amor Paixao

Talvez e Esperança

Talvez você nunca leia,, talvez as pessoas se esqueçam afinal o tempo passa tão depressa ,, mas tenho a plena certeza que vai a ver um tempo só nosso,, aonde não machucaremos ninguém,, só haverá eu você e o nosso amor,, ninguém se encontra por acaso,, e com o tempo que passa de pressa percebo que e muito lindo meu sentimento por você,, o único pedido que te faço meu amor é que nunca suma desapareça quero te ver feliz do lado de sua família filhos,, meu amor por você não é e nunca foi carne,, apesar da química ser maravilhosa,, esse sentimento maravilhoso,, vou viver um dia com você,, meu lindo,, Beijos de sua eterna Apaixonada...

Foto de Bruno Silvano

Comparações e Metáforas

O nosso cotidiano é cercado pelos mais belos e fantásticos fenômenos da natureza, seja eles animais dóceis, fofos, exóticos, comidas boas, medias ou tapiocas. Até mesmo pelas auroras boreais ou astrais, astros, tudo isso que faz parte de um conjunto chamado mundo, ou planeta. Que há ainda nele o luxo, a fama, o lixo e the vampire diares. Muito disso que embora passe despercebido, forma um contraste perfeito com a nossa vida.

Não basta de muito para perceber que o mundo não é mais como era há algumas décadas atrás, até mesmo olhares menos apurados são capazes de notar que o brilho das estrelas já não é mais o mesmo. Que a água, por mais insípida que seja, já não dá aquele gosto tomar e que as correntezas famintas e descontentes, sentem-se no direito de procurar por novos mares e lares, invadindo e devastando cidades na busca pela retomada de seu líquido precioso.

A cada aniversário que completa, o mundo se desenvolve, algumas vezes atraindo um caráter devastador, mas na maioria das vezes adquirindo características modernas, mais maduras, harmoniosas, inteligentes, tecnológicas que acabam por ser necessárias para as pessoas que o cercam, por mais que muitas dessas acabam por esquecer dessa relação de reciprocidade com o mundo, que não cobra e não se acha por estabelecer essa relação com as pessoas.

Assim como em todo universo, nas ciências, na química e na física todo lado positivo, tem seu lado negativo e que quando incomodado, o mundo pode gerar uma reação de igual ou maior intensidade, prova disso tem-se as catástrofe naturais. A quietude do mundo, por vezes conforta o coração dos mais depressivos, porém deixa com que as pessoas má intencionadas se aproveite e faço o que bem entender com ele, ou com ela. Já que no meio disso tudo, o planeta é uma mãezona pra humanidade, e como uma grande mulher, tem seus momentos de tpm, e acaba por provocar algumas mudanças climáticas em determinados períodos de tempo, as glaciações, por exemplo.

Porem, apesar de todos altos e baixos, pelo tamanho da sua importância, sem o planeta, talvez não seriamos nada, e a pesar de não ter o reconhecimento que deveria ter, pelas suas atitudes filantrópicas, solidárias, humanas e mundanas, o mundo mesmo que não tenha o mesmo brilho que outrora, as estrelas continuam brilhando, na perspectiva de um resgate. Em um olhar ingênuo é possível ver que o céu continua azul e imensurável e que as águas continuam correndo, ganhando uma sobrevida a cada dia e boa ação, alias, o mundo não precisa de esperança, pois ele é a esperança de quem o cerca. E é por essas e outras, que não existe algo mais bonito e fantástico que o planeta, que por sinal, não faz aniversário, hoje ou amanhã e sim todo dia. E é por isso que eu digo, PARABÉNS mundo, planeta, Larissa Duarte, ou seja lá mais como for chamado(a).

Foto de João Victor Tavares Sampaio

Pervertido

Esqueça toda a química do Realismo
Em procurar sentido para todos os soldados;
Eu acho que vou te buscar
Para andarmos de braços dados
E cometermos todas as loucuras despermitidas;
Esqueça as despedidas
Do abjeto e raso filosofismo
De almas medidas
A cova que nos enseja de desmaiar;
Esqueça sua memória rígida
E o toque do despertador,
Não se lembre das mordidas latidas
Por algum testa-de-ferro opositor;
Esqueça que um sol pode raiar
Estrela em frívolo ofuscar
Numa existência mais frígida;
Esqueça o teatralismo
Que quer roubar a cena;
Esqueça que o mercenário mecena
Com o argumento do geografismo
A pior das barbaridades;
Não se lembre das peculiaridades
Pequenas ao tempo do espaço
E ao risco do traço;
Todas essas casas das alianças
Prisões sem fianças
Fracasso
Erro crasso;
Esqueça que o mundo pode ser seu;
Esqueça do manisfesto poético
E do esforço dialético
De um atrair magnético;
Esqueça a velha debaixo do armário
E o Ricardão dentro da cama;
Se esqueça de quem sou eu
Já que nunca me conheceu;
Se esqueça do papel queimado
E do filme picado;
Do passante que se faz otário
Pois talvez te ama;
Da psicotecnia
De um distraido
Olhando tal pervertido
Tamanha pirotecnia;
Esqueça meu canibalismo;
O gás do meu botijão
O ponto do meu lotação;
Tudo isso que te representa
Muito mais do que você pensa;
E o destino que se apresenta
Descompensa
Todo esse sacrifício patético;
Pois se um dia eu te estuprar
Ou tentar te comprar
Em algum momento
Eu deverei titubear;
E na certeza de vacilar
No meu amor que é seu lar
Te renderei meu sofrimento
Por dez por cento de aumento

Foto de Sandro Gusmão

Imortal é o que quero...

Co-existe uma projeção,
do tanto de um querer,
estrambola energia, atrai atração,
atrai o ato do poder,
poder de criar formação,
formar o que tanto quero ver,
ver, e com grande exaustão,
projetar-me até você.

De matéria a equação,
calcular o meu temer,
vejo em ti a reação,
da química que nos faz prôver,
com movimento, com reação,
fisicamente vejo teu ser,
do meu amor e sua imortalização,
imortal é o meu querer,
te querer!

Foto de Rute Mesquita

Uma seda que queima

Nos tecidos da minha pele macia, que se vai enrugando com as peripécias da vida, escorrem suores de ti. Suores que ficaram, de um respirar sustido, de um suspiro profundo envolvido num delicado lençol de seda, tecida de um vermelho uniforme e apaixonado.
Em segredo, lanço-te num mar de olhares tímidos e inocentes e contemplo-te. Penetro-te, invado-te faminta do teu ser tão admirável. E querendo ser o teu sorriso, incendeio-me de lágrimas de emoção. Conquistas-me assim, docemente e conscientemente. De cortiços encaixados, de almas entrelaçadas de sorrisos beijados, somos perfeitas.
A sede ganha movimentos sinuosos, mostra-se volumétrica. Escaldante e húmida, desnuda-nos, caindo no chão como um colar de pérolas e em gestos (des)entendidos, mútuos, devoramo-nos até à exaustão, deixando marcas daquele antídoto, daquela química nociva. Acelera-se a acção, todo o acontecer abalando todo o redor energeticamente. E no momento certo, do tocar perfeito e desejado, explodem-se em gemidos estridentes e satisfeitos. Sem forças, alagados em suores de prazer, comunicam-se através de olhares cintilantes e sorrisos rasgados. Depois de um longo período de tempo, a respiração estabiliza, os corpos secam-se e num arrepiar conjunto abraçam-se, entrelaçam-se, adormecem serenamente.

Foto de Adriana Queiroz

Quem sou e o que busco...

Alguém que deseja a lua e seus mistérios
que busca a cumplicidade,
da alma junto com o corpo
Do corpo a química
Do desejo a entrega
Do beijo o sabor
Do abraço o calor
Do olhar o sorriso da alma
Da entrega o êxtase
Do sorriso a lágrima
Da lágrima o amadurecimento
Da derrota a persistência
Da vitória a humildade
Da partida a certeza do reencontro
Da volta a simplicidade do perdão
Das mãos dadas as pegadas no caminho
Da solidão o encontro consigo mesmo
Do traidor o direito ao perdão
Da mentira a verdade
Do amigo a lealdade
Do amor a paixão
Do sonho a realização
Da esperança que seja eterna
Da eternidade amar e ser amada.
Do ser humano a humildade.

Autora: Adriana Queiroz
http://cantinhodaadria.blogspot.com/2011/10/quem-sou-e-o-que-busco.html

Foto de Adriana Queiroz

Vejo e sinto em ti...

Quando olho em teus olhos vejo e sinto;

Um homem, menino

Um Lobo, domado

Um Sorriso, sedutor

Uma boca, Gostosa

Um sedutor, romântico

Um admirador, secreto

Uma tempestade, de carinhos

Um olhar, que me despi

Um cheiro, de sedução

Um querer, irrecusável

Um desejo, de possuir

Um poder, da química

Um perigo, para me apaixonar

Uma vontade, de te sentir

Um desejo, louco de te tocar

Um medo enorme, de ti perder .

...É assim que a vida nos faz voltar a sorrir da maneira mais simples e direta, da forma mais casual e divertida nos fazendo ver e viver a vida aproveitando nos momentos simples e singelos, mas que nos devolve o sorriso e a alegria de estar vivos e acreditar que SER FELIZ só depende primeiramente de NÓS.

Autora: Adriana Queiroz
http://cantinhodaadria.blogspot.com/2011/06/vejo-e-sinto-em-ti.html

Foto de Carmen Lúcia

Amor e poesia

Poesia, assim como o amor
não têm explicação.
Chegam bem de mansinho,
arrebata-nos devagarinho
e nos aprisionam num alçapão.

Acho até que poesia
define bem o amor...
Ou o amor, a poesia.

Os dois entorpecem a alma,
geram asas pra alegria,
acalentam a dor.

Tocam-nos tão profundamente
que ora se chora,
ora se ri,
ora não se sabe
nem pra onde ir.

Na poesia há versos rimados,
compassos ritmados, inspiração.
No amor, há de haver sintonia,
química que propicia
unir razão e emoção.

Quando bem harmonizados
dão-se as mãos, almas com almas,
alçam os vôos mais ousados...
O amor pulsando corações apaixonados,
A poesia resultante
da paixão de cada instante...

Ambos tentando explicar o inexplicável.

_Carmen Lúcia_

Páginas

Subscrever Química

anadolu yakası escort

bursa escort görükle escort bayan

bursa escort görükle escort

güvenilir bahis siteleri canlı bahis siteleri kaçak iddaa siteleri kaçak iddaa kaçak bahis siteleri perabet

görükle escort bursa eskort bayanlar bursa eskort bursa vip escort bursa elit escort escort vip escort alanya escort bayan antalya escort bayan bodrum escort

alanya transfer
alanya transfer
bursa kanalizasyon açma