Poluição

Foto de jorge luis de oliveira

MÃO NA CONSCIÊNCIA

MÃO NA CONSCIÊNCIA
Comp. Jorge Luis de Oliveira, Alegre – ES, 19/09/2014

Óh meu Deus, como está a vida
A natureza não aguenta mais
Estão matando e destruindo tudo
Exterminando até os animais.

O amanhã pra nós será sombrio
Nosso planeta não vai aguentar
Coloque a sua mão na consciência
Ou eu não sei onde isso vai parar

Desde moço eu já escuto falar :
Cuidar bem da natureza é nossa obrigação
A ganância e o dinheiro vão acabar com tudo
Trazendo seca, doença, lixo e poluição.

A nossa água fresca está acabando
Os nossos rios e nascentes já não tem mais vida
Eu só quero ver na hora que o dinheiro
Quiser comprar, porém, não encontrará mais comida

Foto de Carmen Vervloet

O Gemido das Águas

O choro vão da água tristonha
Na sua escassez de cada dia
Já não desperta no homem a vergonha,
De devastar sua fonte de vida e energia.

Tão desperdiçada a pobre coitada,
Contaminada por lixo e poluição...
Sobre ela ameaça o gume da espada
Empunhada pela mão de quem não ouve a razão.

Corre em seu leito gemendo tanta dor
Golfando o lixo que a sufoca e mata...
Este outono mudou mais e mais sua cor,
Tirou-lhe o brilho cor-de-prata!

E triste ando pelas margens ermas
Recordando sua abundância do passado
Sentindo a desolação das águas enfermas
Enquanto sinos dobram aos finados.

Foto de Carmen Lúcia

O planeta chora

O planeta chora
Lágrimas de aço
Que caem sobre os rios
Formando um ciclo plúmbeo, sarcástico,
De dor e de ácido,
Subindo para as nuvens de plástico,
Poluição, fumaça, desgraça...
Num vaivém que nunca passa.

A terra seca se racha,
O que beber nunca acha...
Cicio de cigarras...
Tempo quente, o sol abrasa...
Novas enchentes vêm de repente,
Corpos emergem, cidades imergem,
As camadas de ozônio sequer protegem.

O mar se revolta, sem volta...
E ondas cinzentas, pusilânimes,
Transformam-se em tsunamis...
El Niño (Jesus Menino) roga por preservação,
Mas a ambição, a autodestruição,
Mantém o seu ritmo, num sádico delírio,
Desequilíbrio letal, desequilíbrio mental...

E o planeta chora o triste abandono;
É a lei do retorno...
Almas enlatadas antecipam o final.

_Carmen Lúcia_

Foto de Maria silvania dos santos

Uma linda Amizade

Verdadeira amizade
Amizade que nunca vai à beira.
Sempre sem fronteiras.
Pois amigo é aquele que em necessidade ou não, sempre te estende as mãos, estende de coração nunca por simples emoção. Mas sempre sem que você precise pedir as mãos. Amizade é aquela q é sentida hoje e sempre com o coração, e a cada dia uma nova renovação, sempre com mais emoção mais é coisa coração, nunca deixa cair no chão, sempre a saudade no coração, então viva meu irmão com a pureza do coração, sem nenhuma poluição, vamos nos de as mãos.
amizade é pura é verdadeira se você é amiga (o) seja verdadeira(o).

AUTORA: Maria silvania dos santos

Foto de alex silva mensagem

toda forma de amor

Todo amor é verdadeiro quando à sofrimento, nós perguntamos porque amar? Porque sofrer? Boa pergunta essa para todos nós que carregamos o sofrimento no peito e um sentimento. Pois é.... o amor não é escolhido e nem data para chegada, ele vem e entra quando você menos espera. Pode levar um segundo para entrar e anos para sair. Todo relacionamento difícil e dolorido deixa para nós lições preciosas, que para frente será gratificante em outras relações. Ou até mesmo para nós mesmos....
Deus sabe o quanto cada um de nós sofremos e esperamos que um dia nossas vidas mudem e podem dizer para o mundo: "Sou a pessoa mais feliz desse mundo". Talvez seja preciso passar por isso.... A vida não é feita só de "altos" e sim de "baixos" também.
Amores passados nós deixam acarretados de lembranças boas que nós causam a derramar lágrimas e mais lágrimas. Mas não podemos somente viver de passado, e sim de presente e esperar o futuro. É claro que devemos guardar tudo com muito carinho em nossos corações aquele amor que se acabou, mas deixar as lembranças um pouco de lado e viver o que é real. Muitas vezes relacionamentos são rompidos por mínimas coisas que no final da história pode ser tarde d+ para uma segunda chance. Às vezes quando se não há mais amor não temos mais nada o que fazer e sim deixar que outras pessoas entrem em nossa vida. Em alguns casos, relacionamentos são rompidos mais de 10 vezes e isso se resulta no "Altar". (risos). Outros relacionamentos onde há traição e nos deixam marcar pelo resto da vida que poucas vezes são perdoados. Há relacionamentos onde á muito orgulho e sofremos até mais porque queiramos e não enxergamos a chance que temos para ser feliz. E assim vai....
É muito difícil para nós que amamos muito uma pessoa e simplesmente muitas vezes temos que aceitar essa pessoa dizer que não te ama mais, muitas vezes aceitar que essa pessoa diga em seus olhos que você deveria se afastar dela, muitas vezes perder compromissos importantes (Escola, amigos, família, etc) e quando ir ao encontro com essa pessoa ser tratado de forma indiferente. Muitas vezes quando você tem 10 minutinhos para curtir com aquela pessoa e ela simplesmente lhe diz que esta cansada ou que tem outra coisa para fazer.
Muitas vezes ir na casa dela com um sorriso e voltar para casa de cabeça baixa. Muitas vezes telefonar para a pessoa para escutar sua doce voz e ela dizer que ta ocupada. Muitas vezes convidar para sair ou ficar junto e ter que escutar que vai sair com os amigos. Muitas vezes você ser a única pessoa que ela lhe trata de forma mínima. Muitas vezes você olha para o céu e vê aquela estrela linda e lembra dela e depois que você saí na rua ela esta passando com outra pessoa de mãos dada.
Muitas vezes ter que saber que tudo que você ensinou pra ela, dizer o que era certo e errado, ela simplesmente quando se acabado o relacionamento ela volta a fazer tudo o que não era certo.
Muitas vezes ir ao uma festa para se divertir e ter que voltar triste por que aquela pessoa não estava presente ou se estava lhe tratou mal. Muitas vezes ter que se desabafar com os amigos e eles dizerem que essa pessoa nem si quer liga para seu sorriso. Muitas vezes ter que enxergar aquela pessoa na qual você conviveu anos de amor e de lições e saber que hoje ela não tem mais nada haver com você, saber que ela lhe ensinou muitas coisas, fez você acreditar em vários sonhos e muitas promessas para no fim dizer diante de seus olhos que você é uma pessoa que não combina com ela, simplesmente ela pisar em tudo que fez você acreditar um dia! Isso para nós só cabe deixar-nos com mais motivos para esquecer essa pessoa.
Mas se você é uma pessoa que sofre muito por um amor que se acabou, que lhe deixou nesse estado de tristeza, não chore mais! Isso mesmo olhe para o céu e me diga se você enxerga apenas uma estrela? Claro que não, você pode notar que à milhares dela nesse mundo. Isso são como possíveis amores no futuro. Quantas pessoas para mar. Quantos sonhos para sonhar. Mas o que esta marcado esta, e ninguém ira impedir. Se um dia você tiver que ficar com aquele amor que se acabou um tempo, vocês ficaram junto! Essas são as leis do mundo e não podemos correr delas.

Se nesse momento um anjo aparecesse em sua frente e te mostrasse uma pessoa que vai ser muito importante em sua vida, que está esperando apenas uma chance para se aproximar de você, e mostrasse pra você quanto amor vocês terão para se dar, e quanta coisa está prevista para vocês fazerem, será que você continuaria sofrendo?

Respeito sua dor, Deus sabe o quanto acredito na dor de cada um, o quanto prego que ninguém deve julgar ninguém se não for capaz de vestir "o sapato" da pessoa que esta sofrendo, mas está na hora de libertar-se das amarras que te prendem ao chão, está na hora de provar, não para o mundo, mas para você mesmo, que você é filho do mesmo Pai, que você merece ser feliz.

Vamos lá, abre um sorriso, vá para a frente do espelho e me diz: o que você vê? Uma pessoa que pode receber amor ou pena? Uma pessoa que você gostaria de ficar perto ou longe? Quem você é nesse momento? Uma pessoa feliz pronta para a vida e para o amor ou uma pessoa infeliz que merece a piedade do mundo?
Bom, eu sei que falar é fácil, o difícil e agir! Realmente é muito complicado desviar os pensamentos daquela pessoa amada, se estamos no mesmo ambiente que ela ficamos sem graças e com aquela dor no coração. Se estivermos longe da pessoa sentimos saudade e o acumulo de mais sofrimento dentro de nós. Se soubermos que essa pessoa já encontrou outra em sua vida é mais uma facada no peito. Se formos desprezados é mais um motivo de lágrima em nossas faces. Se soubermos que aquele amor que a pessoa sentia por nós se acabou o mundo pode parecer preto em branco adiante para você. Mas aí temos que ter forças e deixar que o tempo traga as cores de volta, que o sol ilumine sua mente e a lua traga brilho nesse seu coração. A vida é um jogo, estamos nela para ganhar, para vencer! Somos derrotados como todo jogo tem sua derrota, mas na próxima partida não falharmos mais e conseguir vencer.
Não podemos colocar só o sentimento em primeiro lugar. Temos que colocar nossa família, nossos amigos, nosso trabalho, nossos estudos, ou seja, colocarmos nós em primeiro lugar. Ta certo que mesmo assim ainda parece ser difícil e aquela pessoa fica 24 h por dia no seu pensamento, e você fica desiludido na vida, pensando em uma esperança que a pessoa pode vir de alma arrependida e dizer "Eu Te amo". Aí os dias passam e você só fica sabendo de mais coisas que lhe chateia e a pessoa nem aí pra você.... Agora me responda uma coisa? Será que você esta agindo o certo? Será que ficar com esperanças e deixar de viver a vida esperando aquela pessoa vir te pedir desculpas vai ser a melhor forma de você ser feliz? Hei mocinha, hei mocinho caí na real, abre os olhos e curta a vida, deixe que outras oportunidades tomem conta de você, digo oportunidades de crescer na vida não só necessariamente de outra pessoa invadir seu coração.
Um amor verdadeiro não é fácil de esquecer não, não é um mês e nem 2 que esse sentimento vai sair de seu peito. É claro que depende muito mais de você para tirar do que qualquer outra pessoa. E tem vezes que acabamos em ficar com outras pessoas para tentar esquecer e a maioria das vezes não dá certo. Parece que a dor aumenta, a saudade aperta mais e tudo faz lembrar aquela pessoa. E na maioria das vezes acabamos iludindo aquelas pessoas que ficamos. Aí se torna um problema maior. Por isso pense muito antes de qualquer ato que possa prejudicar mais no futuro.

Mas não fique somente com o pensamento nessa dor. Poxa vida, você não enxerga quanta coisa boa você tem ao seu redor? Então agradeça a Deus por você ter um teto para morar, por você ter uma família, por você ter o que comer todos os dias. Agradeça por você ter o amor e o carinho de uma mãe, de um pai, de uma família. Agradeça pelos amigos que estão ao seu lado, aqueles que te apóia. Agradeça pelo simples fato de receber um sorrido de uma pessoa que lhe admira.Agradeça ao Sol por deixar aqueles dias mais alegres e quentes. Agradeça a chuva por tirar a poluição acumulada e matar a sede de nossas plantas. Agradeça a Lua por deixar nossas noites mais românticas. Agradeça as estrelas por tornar o céus tão maravilhosos. Agradeça por ter uma coberta para se cobrir nos dias de frio. Agradeça por ter um espaço na escola para estudar. Agradeça por ter um emprego e garantir seu dinheirinho no final do mês. Agradeça por ter roupas para vestir. Sinceramente diga a sua mãe que você a ama por!
ter colocado você nesse mundo maravilhoso.
E quantas pessoas nesse mundo não têm o que você tem e mesmo assim podem demonstrar um sorrido no rosto. Agora me diz, será que você não é feliz mesmo? Pois é... você é feliz sim e não enxerga quantas coisas boas você tem na vida, você nesse momento de fraqueza só enxerga a dor dessa pessoa que lhe deixou nesse estado ou essa pessoa que infelizmente vocês não puderam ficar juntos por motivos particulares. Tem tantas coisas boas ainda para viver, não se preocupe que o que esta marcado assim será. Agora se vocês terminaram por motivos que não são graves. O que tem afazer é deixar uma amizade correr entres vocês, quem sabe as coisas mudem e essa amizade se torne uma coisa melhor mais para frente. A vida é cheia de mistérios..... Nunca se sabe do dia de amanhã...
Sorria e seja feliz. Somente quero ajudar, pois sei como é essa dor, pois passo por isso também. Deixe o tempo agir, pois ele é o remédio para tudo. Mas se você esta se arrependido pelo rompido de seu relacionamento e esta pronto para perdoar vá atrás e recomece uma vida nova a dois. Mesmo que se você tomar uma "Não" como resposta, pelo menos não vai sair de cabeça baixa, pois você tentou!
Não perca as oportunidades, a vida é curta. Agora se foi a pessoa que terminou com você e lhe deixou nesse estado, mesmo que o orgulho esteja um pouco na frente, vá atrás mesmo que as esperanças sejam mínimas, nesse mundão tudo pode acontecer. Sua felicidade esta em jogo. Tente, corra, lute, vá atrás, a vida temos que correr risco de tudo. Se não tentarmos nunca sairemos do lugar.Mas é claro, vá atrás se o rompimento de vocês não forem tão graves a ponto de ser definitivo, mas mesmo que fosse se você esta pronto para perdoar tente outra vez. Mas lute com dignidade! E mostre que possa ser algo diferente.

Seja uma pessoa boa, tenha humildade, respeito, coração, caráter e não pense em vencer. Simplesmente VENÇA!
Tenho certeza que um dia tudo vai dar certo.
Não pense que ninguém esta reconhecendo as coisas boas que você esta fazendo, pois um alguém lá em cima esta medindo cada passo seu. Pense nisso! Tenho certeza que um pai quer ver a felicidade dos filhos e vai fazer o que é certo!
Deixe que o tempo tome conta desse seu "probleminhas" no coração.

Obs: Uma coisa eu aprendi, não é porque duas pessoas que se amam que vão ficar pelo resto da vida juntos. Tem muitas outras coisas que entra na frente do amor à (A razão). Mas somente um sentimento verdadeiro e puro que esta pronto para dar e receber um perdão.

Foto de Marilene Anacleto

Fim de Tarde (Avenida Sodegaura)

Antes do dia findar, uma parada, um descanso,
Entre poluição de veículos, caminho.
Largo a bolsa, respiro, ajeito-me em um banco.

A garça faz plantão no barco de pesca.
O rato foge da minha presença, em pânico.
O pato d’água desliza lentamente em festa.

Gaivota voa sobre minha cabeça,
Enquanto o vento traz o cheiro da maresia,
Lança-se ao espelho d’água e consegue uma presa.

A maré hoje, agora, está muito baixa.
Pequenas ondas transluzentes ensinam-me
A serenidade do caminhar constante.

O barco parado convence-me
De que não há tempo para se ter habilidade,
De que não há idade para estacionar no tempo.

Gaivotas dão-me lições soberanas
Voam muito alto, saem dos confortos,
Atingem o objetivo de conquistar a cada dia o pão.

O sol, ao deitar-se, traz ao céu suas rendas rosadas.
A lua surge, em risco amarelo atrás do molhe.
No morrer e no nascer, abraçam-nos na eternidade

Que se repete dia a dia, estação a estação,
Ao fazer penetrar nessa argila raios de emoção
E, ao atingir o espírito e a alma, tornar o corpo são.

Assim, corpo, sentimento e emoção refeitos,
Muitas lições do dia que a luz suspende,
Estou pronta para mimá-lo com doces beijos.

Foto de Marilene Anacleto

Campos: Amor em Harmonia

A vista se perde pelos campos.
E a chuva traz à natureza mais encanto.

Flores e perfumes, suave canto
Em louvor ao Deus da Vida,
E ao homem que, no entanto,
Vive a esmo, sem peso e sem medida.

Mas a Natureza... vence poluição,
Vence maus tratos e a ninguém despreza
E brota ainda mais radiante e colorida.
Como o amor que, em vez de chorar, reza.

A Natureza é como os Mestres:
Há milênios tentam colocar nas cabeças
De toda humanidade, a luz, a vida.
Brota repetidamente a alegria.

Campos verde e branco.
E... quantos tons de verde!
Um se sobrepõe ao outro
Num inimaginável tapete..

Em mechas amareladas, queimadas,
Mechas mais jovens, esbranquiçadas,
Outras mais distantes, azuladas,
Algumas idosas, amarronzadas.
E a vastidão nunca acaba...

Feita de amor...
Absorve só o bem que há no outro
Em conversas que revelam puro ouro
Dois corações emaranhados em um só
A vivenciar e celebrar o seu tesouro: o Amor.

Árvores em flor reverenciam,
Esbanjam luz, e cor, e poesia.
O espetáculo arranca um sentimento
De enamorados, de mãos dadas, extasiados,
Em gratidão, amor puríssimo, harmonia.

Foto de Carmen Vervloet

Mãe Terra

Chora o céu, se esconde o sol,
o arco íris desata as sete cores...
Na constelação de Perseu
brilha a estrela algol,
nos jardins empalidecem as flores

Mãe terra agredida pela poluição,
ferida com as garras da destruição...
Choram os homens de bom senso,
aglutina-se o ar impuro e denso!

As motosserras cantam em festa...
As florestas mutiladas por desalmados,
o cinza cobre o verde que resta,
só chove prata, cobre e ouro...

A terra grita por socorro
Acudo, peço ajuda, corro...
Mas a ganância é traiçoeira,
vai roendo pelas beiras!

É a agonia da morte...
Pássaros voam sem norte,
sem égide, sem aporte,
tristes com sua sorte...

Cidades, por lixo, invadidas...
Morrem os rios fontes da vida!
Barco fantasma esperando...
A esperança solitária embarcando.

Foto de Carmen Vervloet

Verde de Amor

Ontem, voltava da minha bucólica Santa Teresa, quando dei carona a uma conhecida que vinha para Vitória, a cidade que me adotou. Minha Ilha do Mel! Uma viagem tranquila, transitando entre matas preservadas, vigiadas pelos olhos atentos dos bravos descendentes de italianos que guardam e cuidam de suas origens e cultura e resguardam com amor e gratidão, principalmente a terra que acolheu seus antepassados, hoje considerada uma das melhores qualidades de vida do país. Mas minha conhecida não era uma teresense e muito menos uma cidadã sustentável. Logo no começo da viagem atirou pela janela do carro uma garrafa de água mineral que havíamos acabado de beber. Parei o carro imediatamente e fui lá recolher a garrafa colocando-a no lixinho do mesmo. Vi-a espantada com meu gesto e logo me perguntou:
- Qual o problema de se jogar uma garrafinha na beira da estrada?
- Tive que desfiar um rosário de inconveniências começando pela dengue e acabando com enchentes também causadas pelo lixo que não deteriora. Mas percebi, na minha sensibilidade, que ela não disse amém!
Depois deste incidente comecei a refletir o quanto o próprio cidadão, com pequenos gestos como o que acabara de ocorrer, é responsável pelas catástrofes que estão acontecendo por todo o mundo, ceifando vidas, deixando tantos desabrigados, derramando rios de lágrimas, causando tanto sofrimento. E pensei:
- Por que não começar pela internet uma conscientização do cidadão sustentável? Já que as indústrias e as empresas não deixam de poluir porque não abrem mão de seus lucros, já que os meios de comunicação nem sempre denunciam porque precisam dos anúncios dos mesmos, já que o governo pouco faz, por que então, nós cidadãos que pagamos nossos impostos e que não temos nada a perder, (a não ser nosso próprio planeta que a cada dia reage com mais violência às agressões dos homens, além de nossa saúde, nossa alegria, nossas vidas) por que não iniciarmos uma educação do cidadão sustentável?!
Chegando em casa vi um artigo no jornal A Gazeta, falando sobre o profissional sustentável. Tomei então conhecimento que na minha querida cidade de Vitória, vários profissionais estão fazendo sua parte. O gerente de uma empresa, por exemplo, que mora relativamente próximo ao seu trabalho, aproveita seu “hobby” que é andar de “skate” para chegar até lá. Junta prazer e saúde à sustentabilidade, pois deixando seu carro na garagem evita a poluição causada pelo automóvel, além de se exercitar e economizar combustível, assim evitando desperdícios. Se não vai de “skate”, vai de bicicleta, e segue os ensinamentos de sua mãe que sempre lhe dizia para não deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo e apagar a luz ao sair de um ambiente. Fica aqui um alerta, para as mães, que desejam um futuro mais seguro e mais alegre para seus filhos. Educação começa no berço, torne seu filho um cidadão sustentável, principalmente com seu exemplo.
Talvez, alguns perguntem:
- O que é um “cidadão verde” ou um cidadão sustentável?
- O “cidadão verde” é aquele que tem comprometimento com a consciência ambiental, reduzindo o impacto do planeta, transformando-se num exemplo para os outros. Poderia listar uma série de hábitos do nosso dia a dia que precisam urgentemente ser mudados, como comer carne bovina, usar copos descartáveis e sacolas plásticas, separar o óleo utilizado em nossas cozinhas para ser reciclado, da mesma forma que o lixo, deixar mais vezes o carro na garagem, dentre outros procedimentos. Deixo aqui meu apelo para que os cidadãos pesquisem, planejem e alterem seus hábitos, pois estamos assassinando o PLANETA TERRA. Terra que nos dá o alimento, a água que bebemos, enfim, a vida! Amo esse nosso Brasil, de verdes matas, rios caudalosos, límpidas cachoeiras, flores multicoloridas, praias morenas e povo gentil. Vamos salvar “Gaia” e assim estaremos salvando o Brasil e em consequência, aos nossos descendentes. Fica aqui meu apelo de amor!

Carmen Vervloet

Foto de Marilene Anacleto

Colar de Estrelas

Colar de estrelas forma o sol
Balouçado por suave brisa.
Caminho devagar.

Peixes fogem dos meus passos
Envolvo-os em terno abraço

Enquanto sou lagoa, terra e céu
Descubro meu silencioso véu

Imune de poluição sonora
Cultuo a beleza desde a aurora
Vivencio um tempo sem hora.

Marilene Anacleto

Páginas

Subscrever Poluição

anadolu yakası escort

bursa escort görükle escort bayan

bursa escort görükle escort

güvenilir bahis siteleri canlı bahis siteleri kaçak iddaa siteleri kaçak iddaa kaçak bahis siteleri perabet

görükle escort bursa eskort bayanlar bursa eskort bursa vip escort bursa elit escort escort vip escort alanya escort bayan antalya escort bayan bodrum escort

alanya transfer
alanya transfer
bursa kanalizasyon açma