Planejamento

Foto de Allan Dayvidson

DEMISSÃO

‎"Pedi demissão de meu antigo emprego... Aparentemente foi de uma hora para outra, sem planejamento, sem nada. Mas acho que pedir demissão foi um ato autêntico e que refletia uma série de mudanças pessoais. Uma profusão de novos pensamentos sobre como eu percebo a vida, mas havia pouca ação de minha parte... Este poema foi escrito alguns dias depois do ocorrido e ele fala sobre alguns desses pensamentos..."

DEMISSÃO
=Allan Dayvidson=

Eu me demito!...

Eu me demito de papéis previsíveis, dos planos infalíveis, das respostas estáveis
e dos cenários confiáveis...
Eu me demito do cargo para o qual fui designado desde antes de nascido,
operário nas fábricas de corações partidos...

Estive recuperado, tive os sinais vitais estabilizados
fui novamente funcional,
Fui adestrado e padronizado
sempre a uma distância estratégica do ideal.

Mas estou derrubando pilares, desfazendo lares,
desromantizando lugares, mandando arranha-céus pelos ares...

Eu me demito da vida numa caixa, do nome numa faixa, de rótulos compulsórios
e de ser rastreado por palavras-chaves.
Eu me demito de viver no cárcere privado de minhas certezas,
farei de convicções portas provisórias e não eternas grades.

Estive diagnosticado e em permanente manutenção,
fui especializado em resignação.
Estive reformado e devidamente socializado,
e reprogramado sem coração

Mas estou derrubando castelos, desfazendo elos,
tateando nós cegos e afrouxando meu ego.

Papéis esfarelando por entre meus dedos feito pergaminhos,
perdendo os sentidos, símbolos e sinais.
A meu redor, novos elementos, novas combinações e caminhos,
compondo poemas experimentais...

E eu me demito!

Foto de vieira061180

Pois é, quem é Jesus Cristo?

Então, estou escrevendo aqui um texto, não sei se incomodo, por que vou te dizer existem milhares de textos, até milhões na internet inteira, nossa é de se assustar a quantidade de material disponível, mas tudo bem, a gente escreve de novo e enche mais um pouco essa máquina que seria a Babilônia, ou seria o Egito? Pois é não sei te dizer se os eletrônicos são da Babilônia ou do Egito, é certo que há similares de nossos aparelhos na Pedra de Hammurabi, como por exemplo uma roda ou círculo na mão de um personagem, seria aquilo um alto falante? Da mesma forma o outro personagem da Pedra carrega uma placa, não seria errado dizer que a placa é um livro, ou um monitor ou uma tela... Pois bem então posso dizer que não há novidade em nosso mundo de novíssima tecnologia ... bom isso me faz pensar, por que um estudioso da América do Norte, chamado Zecharia Sitchin, teria compreendido que os Babilônicos, ou pelo menos os seus Deuses, tinham planos para a Humanidade, tal qual o próprio desenvolvimento de nossos aparelhos e potenciais. Pois bem me ocorreu agora isto mesmo, que os Deuses da Babilônia, chamados "Anunakis", que teriam parte no planejamento da habitação de nosso planeta estariam desenvolvendo estes planos. Pois bem do outro lado temos o Egito, com a referência do Grande Hermes Trimegistus, e o Deus Hórus. Cito o Egito pois é um outro ponto além da Babilônia. Bom quero dizer aqui também que estas duas civilizações estariam figuradas na imagem de Maria de Guadalupe do México, sendo de um lado o Egito e do outro Jerusalém/Babilônia, figurando nas duas pontas das asas da Grande Águia, que seria a Lua, em baixo da Virgem Maria que seria o Sol. Contudo recorrendo agora ao título do texto vêm a pergunta: Quem seria Jesus Cristo ? Seria ele o Deus Hórus do Egito, ou o Rei Hammurabi da Babilônia, ou ele é mesmo o Filho de Deus, esse que não seria possível se mesurar. Bom enfim, de fato eu me informei que Hermes Trimegistus teria conhecido a revelação da Santíssima Trindade isto há muito tempo antes de Jesus. Ele terias visto Deus, que chamou de Mente ou Espírito, também o Verbo, que seria Jesus. Como será que Hermes viu estas coisas? Bom o jeito é continuar trabalhando até que eu ou se descubra mais informações sobre estas questões religiosas.

Rafael Mingatos Vieira

Foto de luzimar xavier

PAIXÃO É COMO FOGUEIRA: TEM TEMPO CERTO PARA SE EXTINGUIR.

Realmente existem exceções mas, principalmente para quem têm experiência de vida, não é
O comum ouvir-se que o unir-se de forma “urgente, urgentíssima”, ou
Seja, “olhou, gamou, casou”, deu certo. E é justamente esse
Imediatismo que contribui, infelizmente, para que
Não dê certo um relacionamento que tinha aparência de
Estável. Sabe porque? Falta de planejamento. Pelas palavras do famoso escritor Lauro
Trevisan em seu livro “AME”, ele relata que os
Especialistas em matrimônio afirmam que “é comum sabermos que

Duas pessoas quando resolvem se casar, esse começa em tempo de paixão
Impetuosa em que só existem dois seres no mundo,
Apaixonadíssimos, donos desse mesmo mundo, invejados por todos os
Seres do planeta e até pelos deuses: ELA E ELE,

De forma que o mundo passa a ter apenas
O tamanho dos dois. Torna-se assim,
Sem dúvida, completamente inadmissível não

Se comunicar de hora em hora, correndo, portanto,
Até o risco de ‘morrerem de saudade’. Os beijos são contados por atacado porque,
No varejo, é sinal de desamor. E os outros? Ora, os outros ficaram do
Tamanho da cabeça de um alfinete”. Bonito esse relato, não? Pessoas que tenham
O mínimo de sensatez: maravilhoso, excelente, magnânimo,
Sabermos que tal fase realmente existe; mas união entre duas pessoas têm que ir além da fantasia.

Porque quando se cai na realidade e se vê que foi ótimo ter vivido momentos tão sublimes, mas que infelizmente foram passageiros, então chega-se à conclusão de que foi um erro não procurar ter dado tempo ao tempo para se conhecerem melhor. Por isso que torna-se necessário evitar o “olhou, gamou, casou”.

TENHA ESSAS EMOÇÕES REPENTINAS MAS, PORÉM, DÊ TEMPO AO TEMPO. É PRECISO SE CONHECEREM MELHOR. UM ANO, DOIS... NÃO É O BASTANTE.

Elixis - 07/04/08

Foto de marialaura

UMA AMIZADE VERDADEIRA

ANDAR JUNTO, MESMO QUE DISTANTE.

É SER LEGAL, JAMAIS SUPERFICIAL.

DIZER O QUE PENSA, SEM OFENSA.

CALAR PARA OUVIR, SEM INTERVIR.

FALAR SEM RODEIO, SEM RECEIO.

GUARDAR O SEGREDO, SECAR O PRANTO, DAR O OMBRO.

ESTAR PARA O QUE DER E VIER, É JAMAIS ABANDONAR.

É SER ALGUÉM COM QUEM SEMPRE SE PODE CONTAR.

SER AMIGO, AFINAL...É SER ESPECIAL COMO VC...

DEUS PERMITIU Á SAUDADES, PARA NOS LEMBRARMOS DA PESSOA QUERIDA POR NÓS, DAQUELES QUE AMAMOS, PERMITIU O SONHO, PARA NÃO DESISTIRMOS NUNCA, DO PLANEJAMENTO PERMITIU Á LÁGRIMA, PORQUE ESTÁ AO NOSSO LADO QUANDO SORRIMOS OU CHORAMOS...TUDO ISSO É Á VIDA É SER AMIGO É TER CIÚMES É TER VC AO MEU LADO SEMPRE, BJS ETERNOS, FIQUE NA PAZ, TE GOSTO MUITO.....

Foto de Graciele Gessner

Pra Que a Pressa? (Graciele_Gessner)







O mundo anda em total aceleração, ninguém tem tempo para nada. Parece até que tentamos alcançar o tempo, ou melhor, ir contra o tempo. Realmente, o fato de querermos sempre ir contra o tempo não existe. Tudo tem o seu tempo, estamos dentro deste tempo, e nada pode evitar que a vida passe conforme a nossa agitação. Quanto mais depressa, menos tempo se tem. Nunca reparou como o tempo passa devagar quando não estamos com pressa?

Ah, eu já reparei! Quanto mais me sinto pressionada, mais o tempo se torna escasso. Porém, quando faço no meu ritmo, sobra-me tempo. Engraçado, não?!

Pois é, pra que a pressa? Ganhou algo com isso? Sim, ganhou. Ganhou mais perturbações, estresse, ansiedade. Não adianta, se estiver atrasado, não adianta ter pressa, porque o inevitável já aconteceu. Está atrasado e não tem como correr contra o tempo. Esta é a verdade!

É claro que um pouco de organização e planejamento ajuda na hora de executar algumas tarefas, evitando esta desenfreada agitação. É preciso rever a nossa postura perante o mundo, a nossa forma de viver a vida e andar a favor do tempo.


09.02.2010

Escrito por Graciele Gessner.


*Se copiar, favor mencionar a devida autoria. Obrigada!

Foto de Graciele Gessner

A Gravidez. (Graciele_Gessner)







Não nego que nunca tenha pensado na questão de engravidar. Entretanto, meu plano de engravidar ficou como última opção na minha vida. Acho necessário um planejamento, não dá para querer engravidar e não pensar no futuro deste pequeno ser que fosse gerado. Depois, a gravidez nos traz algo bom. A alegria de gerar uma vida, a alegria de um descendente, a continuação da sua existência. Ainda não me senti segura o bastante para querer algo que exige tanta responsabilidade. Acho até que pais de primeira viagem nunca estarão preparados. A preparação acontece no ato, não tem curso capaz de nos preparar com as eventuais situações que a vida possa nos apresenta.

Também não adianta engravidar e depois não ter tempo para educar, estar ao lado do seu filho. Ou então, se arrepender de ter tido filho, pois isso não tem como reverter.

Dias atrás assisti uma cena que me arrepiei, a personagem disse, “quero ter um filho com você”. Foi um convite, um estímulo. Fazer até parece fácil, mas depois é que surgem os problemas. Obviamente que gerar filhos não é o problema, mas saber que precisará da sua presença todo momento é que compromete a sua vida, o seu lado profissional e o social. Liberdade e privacidade serão algo que não terá mais.

É preciso pensar muito, antes de qualquer ação. Caso a gravidez esteja em suas metas, prepare-se para isso. Para depois não se arrepender e às vezes até optar em interromper a gravidez. Pense!


05.02.2010

Escrito por Graciele Gessner.


*Se copiar, favor mencionar a devida autoria. Obrigada!

Foto de Concursos Literários

Encerramento do 5º Concurso Literário

Sem dúvida alguma, este foi o mais longo Concurso do Site de poemas de Amor.

Muitos e muitos poemas e poetas de mãos dadas em uma missão, fazer poesia, transportar magia, fazer soar alegria em nosso dia a dia

Não é a primeira vez que faço este manifesto no site, mas certamente não se faz algo grandioso apenas em uma tentativa, tudo nesta vida depende de esforço, dedicação, responsabilidade e ação, o importante é não deixar que vitórias não alcançadas nos impeçam de lançar novos vôos.

Hoje com mais experiência e organização, voltamos à pauta da "Edição dos Livros".

Cônscios que este evento acontecerá pelo esforço em cumprimento das obrigações que exige tua legalidade, e que esta é uma tarefa de todos os componentes do mesmo, e não apenas uma tarefa isolada minha e de Miguel.

Miguel, um jovem Portugues que acredita em um mundo melhor, que tem como meta contribuir por onde passa para que isto venha a acontecer.

Que se honrado por ser solo desta junção de raças Português e Brasileiros, já unidos e descritos em nossa história.

Conversando com Miguel dias atrás, o assunto da Edição voltou à baila.
Marcamos uma reunião hoje, e esta resultou neste planejamento.

Planejamos editar duas coletâneas, sem fins lucrativos, toda renda seria voltada para entidades beneficentes, no Brasil e em Portugal, que seriam selecionadas em três ou quatro, para que fosse escolhida por votação pelos poetas, tornando assim uma doação de todos os participantes.

É necessário frisar, que o sucesso deste evento se dará exatamente a seriedade em que for tratado pelos componentes, não podemos nos responsabilizar por omissão, ou cumprimentos em partes, serão anunciados prazos e protocolos a serem respeitados na íntegra, pelos convidados que desejarem participar, o não cumprimento, acarretará a exclusão da participação do mesmo.

Como temos um arsenal de bons poetas e poemas, ficou estabelecido que a 1ª Coletânea se dará com as postagens que reunirá todos os concursos até o momento, até mesmo o 5º encerrado aqui.

PS Já encontra-se aberto o 6º Concurso, aguardem Edital, podemos adiantar que este será direcionado também para o estímulo e criação de novos poetas, para futuras Coletãneas

Para continuação de nossa busca e incentivo, será aberto o Concurso Coletânea, o qual só receberá poemas inéditos, ou seja, ainda não postados, aguardem o Edital.

Será aberta uma loja On Line no site, pós a elaboração das coletâneas, nesta será possível adquirir os livros, onde abriremos um espaço também para poetas que já editam, para que possam divulgar teu trabalho.

PS: Esta seleção de divulgação se dará somente a poetas participativos na integração do Site, ficando a cargo de Fernanda Queiroz, contato e aprovação.

A seleção dos Poetas e dos Poemas se da exclusivamente pela comissão de moderadores do Site, representado na liderança de Fernanda Queiroz.

Descrevendo um passo a passo.

1 - Os Poetas selecionados receberão um e-mail de Fernanda Queiroz

2.- Solicitando a participação, com a expressa concordância dos termos exigidos para publicação.

3 - As respostas devem ser enviadas para fernandaqueiroz23@gmail.com

4- O Poeta participante receberá a retorno da mesma em seu e-mail, com a especificação dos poemas selecionados, os quais devem ser encaminhados para Portugal para Miguel Duarte, em endereço também especificado.

Despeço-me colando um comentário de um poeta deste Site ( Demom), em resposta a primeira postagem, sobre a Edição de Livros.

"É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota"

.(By:Cesar)

Miguel Duarte e Fernanda Queiroz

Foto de Concursos Literários

Encerramento do 4º Concurso Literário de 2007

Encerrado dia 30.11.2007, este foi sem dúvida alguma o recordista em participação, conteúdo e integração.
As postagens que ultrapassaram a data prevista no edital, foram remanejadas aos blogs, visto que a data já estava pré-estipulada no edital.
A data de postagem esta sendo desde dia 07.10.2007 a 30.11.07 ás 23.59 horário de Brasília, textos postados depois serão eliminados.
Apesar de ter-me mantido um pouco ausente o que não significa que não tenha acompanhado os quantitativos e qualificativos postes presente neste concurso que até o presente momento foi o maior em toda história de poemas de amor.

Gostaria de agradecer á todos os participantes, que mais uma vez trouxe á nossa página com tua participação e integração o colorido do dia a dia, a confiança permanente e sobretudo esta partilha de afeto que nasce desta integração, fazendo-nos sentir mais que poetas, mais que aspirantes das letras, mais que participantes, mais que competidores, onde se forma uma grande família que faz deste brilhante meio de comunicação que é a internet, uma página na vida da gente

Página esta que ganhar, ser premiado, já faz parte de nossa história,onde o Google já aponta teu nome de poeta vencendo a barreira do anonimato.
Tenho certeza que em 2008 será ainda melhor e maior a participação, “Poemas de Amor” é um site de 1º ranketing em todo sistema de busca da internet, contando hoje com mais de sessenta mil pessoas que diariamente passam por aqui e tem a oportunidade de ler e de conhecer, não a administração, não á Miguel Duarte, mas á você poeta que com tuas linhas e versos compõe este universo onde sonhar é possível e alcançar nosso ideal.

Ainda selecionando os poemas e participantes, venho agradecer mais uma vez, este baile, esta festa, que vocês poetas vem nos premiando sempre com fidelidade, a qual é exatamente nossa bagagem para continuar em frente sempre lutando por mais e mais conquistas, onde o prêmio se faz presente esta registrado em nossa páginas, onde o nome de cada poeta é marco de nossa história.

Venho comunicar também que “Poemas de Amor” hoje conta com Miguel Duarte, na presidência Fernanda Queiroz na administração e mais três moderadores, a eles o direito de se manifestarem ou não publicamente, e também com uma bancada de jurados internos, formada por “Acadêmicos Profissionais “ somando 11 (onze) jurista, totalizando 15 pessoas que estarão fazendo parte da comissão de julgamento para premiação.
Aos acadêmicos profissionais, também todo direito de se apresentarem ou não, de emitir um comentário público ou não, visto que a liberdade de ação é o que podemos oferecer por tamanhos préstimos e colaboração, filantropicamente ofertada.
A votação popular do site, é um mecanismo criado para se aplicar a popularidade, ficando os Concursos com critérios próprios para elabora o planejamento de julgamento.
Infelizmente serão escolhidos somente 10 premiados, como estabelece o edital.
Premiação:

I - II - III

Para os 3 (três) primeiros lugar na categoria em Poemas:

Um adesivo com teu poema vencedor, ou outro que lhe seja muito especial, o que importa é que você poderá ter um poema teu decorando tua casa, e ainda mais, poderá escolher a cor pela tabela de corres e a fonte que mais gostar, (serão exposto no site), ou você poderá passear pelo site de nosso patrocinador e se encantar com a beleza, bom gosto e qualidade que este vem nos ofertar.
Importante- O adesivo colante decorativo, não poderá se precisar em medidas, visto que é montado onde os caracteres é que formam o prêmio, para isto existe um limite padrão, equivalente a um diâmetro de mais ou menos 90cm em largura e comprimento, em 15 (quinze) linhas contando com a assinatura.
Caso o poema ganhador ultrapasse, este já pré-estipulado padrão, o poeta poderá optar por um trecho do poema que mais gostou, ou se for o caso, escolher um dentre os teus ou até mesmo criar um novo, dentro do limite planejado, mas neste caso, somente se não for demorado, para que a I- Stick possa cumprir com tua premiação no tempo previsto pela mesma.

IV – V – VI Prêmios

Para os 3 (três) primeiros lugar em Contos:

Para esta categoria, fica valendo o mesmo espaço descrito na categoria acima. O poeta poderá optar por um trecho em tua narrativa que mais lhe aprouver, levando assim para tua sala, teu escritório, ou teu quarto, um pedaço de uma história que sempre será marco em Poemas de Amor e em tua vida.

Haverá ainda a distribuição de 4 (quatro) prêmios.

A I-Stick dará o valor de R$ 100.00 (Cem reais) em compras On Line diretamente de teu site, onde vocês poderão escolher na mais sortida linha de decoração, o bom gosto e a harmonia de cores, para enfeitar o teu lar.

Os Prêmios distribuídos serão para:

VII Prêmio

O melhor Vídeo Poema – Vale à pena premiar esta arte de fazer arte que vem assolando nossas páginas e colorindo imagens aos nossos olhos.

VIII Prêmio

Poeta Revelação – Esta premiação será observada a data da adesão ao Site desde o Dia 01/10/07, quando foi colocada a categoria de Concursos para a realização deste último Concurso Literário de 2007.
Este retrocesso de 7 dias se dá a justiça em que o tema descrito, chamou á atenção de novos poetas, angariando tua participação, portanto que venham os novos poetas, com tuas belas composições, “Poemas de Amor”, quer exatamente descobrir teu talento, incentivando-os cada dia mais a acreditar que o futuro e a realização, começam agora, e pode muito bem ser aqui.
Sejam todos bem vindos.

IX Prêmio

Poeta integração- O que seria poeta integração?
Sabe quando você recebe um comentário onde à interpretação do poema vem junto a um comentário que te deixa exatamente a certeza de que você passou uma mensagem?
Sim, isto se chama integração, se chama leituras aos poetas amigos, se chama participação, se chama fazer de “Poemas de Amor” tua parada obrigatória, como escritor, leitor e incentivador, portanto este prêmio será de sumária importância no site, visando a qualidade, e a quantidade dos comentários efetuados por um único poeta, ele poderá escolher teu prêmio no estoque de bom gosto do nosso patrocinador, I-Stick.
Importante – Moderadores não estarão concorrendo a este prêmio.

X Prêmio.

E o último prêmio em compras On Lime da decoração que faz a emoção da internet, “Poemas de Amor”, reserva o direito de classificar como “Prêmio Surpresa”, o qual será revelado junto aos outros citados acima.
A data da divulgação dos vencedores será do dia 24.12.07 até dia 3l.12.07, ás 23.59. Horário de Brasília.
OBS: Estamos pensando em editar um resultado por dia, caso seja possível, ficaria bem emocionante, começaríamos do 10º Prêmio até o 1º Lugar.

* Importante*As despesas de envio da premiação fora do Brasil, correrá por conta do ganhador.

Sem dúvida alguma teremos deste concurso uma coletânea que será vendida em nosso site, divulgado no sistema operacional de Marketing do Google.
Para que haja realidade além de sonhos é imprescindível que o poeta selecionado, para participar da coletânea terá que se atentarem as normas e datas dos protocolos exigidos, sendo que a relação dos Poemas e Poetas será divulgada On Line, onde cada um deverá se comprometer em registrar em um comente onde poderá postar tua desistência ou o número do protocolo de envio, devidamente registrado ao destino da edição, ou seja Lisboa- Portugal.
Futuramente interessados em edição própria deverá fazer contato com Fernanda Queiroz através do e-mailfernandaqueiroz23@gmail.com.

Meu agradecimento á todos os participantes, leitores e visitantes, que contribui para que este site esteja cada vez melhor.
Obrigada a comissão julgadora na organização do professor Antero, que se prontificou a nos auxiliar neste grande e último evento do ano de 2007.
Obrigada Miguel Duarte, por mais uma vez fazer de tua casa palco de nossas realizações.

Grande abraço.
Fernanda Queiroz

Foto de Murilopoético

EDUCAÇÃO HUMANA

A princípio, é preciso integrar o ensino médio à educação profissionalizante, em contrapartida, o educador necessita mostrar ao estudante a importância de se buscar uma formação superior, sendo que o conhecimento humano sempre se encontra em estado de fazimento.
O ensino médio integrado à formação profissional poderá contribuir para a redução do desemprego e das desigualdades sociais.
O papel da TV Escola?Programa Salto para o Futuro é fundamental nesse processo de integração da grade curricular do ensino médio à Educação Profissional.
Sabemos que a educação pública no Brasil teve uma insuficiente expansão durante seu período histórico, um dos fatores é as desigualdades sociais, isto é, pessoas que trabalham sem carteira assinada, com uma mão de obra em condições precárias, isso tudo contribui para o aumento das disparidades sociais no país.
É importante mostrar a importância do trabalho ao estudante de ensino médio, recurso importante para o desenvolvimento da interatividade de cada individualidade, sabendo-se que temos que aprender a viver no meio social respeitando as diferenças de culturas e raças.
A sociedade globalizada exige uma qualificação profissional eficaz, no entanto podemos reconhecer que tal globalização precisa ser repensada, procurando dar mais assistência e educação às sociedades que estão a margem desse processo, mostrando a elas que,se a busca do saber sempre foi importante,hoje é ainda mais, porque sabemos que o sistema capitalista é predominante, e com isso, os países capitalistas ricos tendem a se enriquecer ainda mais e aumentar a concentração de renda, ainda mais, nas mãos de uma minoria rica que controla o poder econômico mundial.E com isso, a miséria e as disparidades sociais tendem a aumentar. Porque sabemos que a questão étnica representa uma problemática no mundo ainda, e as divergências ideológicas fragmentam a democracia e corrompem a soberania dos países. Imaginemos hoje, se tivéssemos uma terceira guerra mundial?É claro que não estaríamos esperando isso, mas as possibilidades ainda existem. Imaginem o Oriente Médio, quantas facções religiosas existem lá?, e ainda os problemas ligados à questão da ocupação territorial.
Sendo assim,por meio de um planejamento organizado, é preciso e possível fazer um trabalho interdisciplinar significativo nas escolas.
É preciso que se faça parcerias entre União, Estados e Município nesse processo de integração do ensino médio integrado à formação profissional, eliminando as resistências entre ambos os lados.
É importante que se faça um trabalho integrado à pesquisa científica, recurso imprescindível para o futuro profissional de cada um, porque todo estudo tem uma base, e essa base deve ser fundamentada na pesquisa científica, com o objetivo de formar um conhecimento sólido e que cada um seja portados de um porto seguro, isto é, de um conhecimento seguro.Porque um estudo sem um objetivo não tem importância, temos que ter uma meta, isto é, um planejamento, e nisso está envolta a questão de se trabalhar a pesquisa científica juntamente com a interdisciplinaridade., se estamos pesquisando algo, é porque temos uma finalidade, e com perseverança alcançaremos tal êxito.
Sabemos dos cursos supletivos que existem no país, esses cursos procuram uma conclusão rápida do Ensino Fundamental e Médio, o que acaba comprometendo a qualidade do ensino, isso precisa ser revisto, e ampliado. Não é possível o país continuar aceitando aluno concluir um estágio escolar com uma simples prova objetiva. Precisa-se reverter essa situação, porque um aluno que conclui um simples Ensino Médio com um supletivo tem poucas condições de enfrentar um vestibular de cara. A Educação é trabalhada desde a Educação Infantil, e os famosos supletivos acabam corrompendo esse processo de formação individual do aluno.Não é com supletivos que iremos acabar com o analfabetismo, precisamos realmente aprimorar o Ensino Médio juntamente com a Educação profissional, supletivos servem apenas para enfraquecer a qualidade do ensino no país.Em contrapartida, precisamos conscientizar a sociedade, de forma geral, sobre a importância do ato de estudar.
Enfim, temos que repensar nossa concepção de Educação e formação profissional, sabendo-se que nossa preocupação maior é com nossa nação, digamos melhor, nossa missão. Temos uma nação rica, mas que ainda possui um balanço socioeconômico marcante. No entanto, a Educação é o primeiro passo para a soberania de um povo, por meio de uma educação descentralizada, onde cada escola, seja ela de qualquer hierarquia, tenha o direito de elaborar sua proposta pedagógica, de acordo com a realidade de cada região.Porque sabemos que o Estado infelizmente ainda procura ser um centralizador das decisões a serem tomadas no país, e a sociedade precisa buscar reverter esse quadro, porque somos merecedores de uma educação pública de qualidade, e para que esta se torne de qualidade é preciso, primeiramente, planejamento.

OS PROCESSOS EDUCATIVOS.

* Currículo e Desenvolvimento humano
A nova LDB coloca como finalidade garantir o pleno desenvolvimento humano. Sendo assim, devemos analisar que aspectos precisam ser considerados. Mesmo que não falemos de nossa cultura negra, somos produzidos pela combinação da História, e o educador tem o papel de fornecer a formação de todo indivíduo de acordo com um sistema simbólico.
A memória é um fato marcante, a escolha dos temas para a composição de um currículo deve ser os fatos marcantes que compõem o currículo do aluno.
A escola deve ampliar a busca do conhecimento universal para a autonomia do indivíduo, dando importância ao currículo, levando os alunos a bens culturais que ele não tem acesso na sociedade. O acesso a partir do que não está acessível à pessoa. Levar o aluno a participar daquilo que ele não conhece, desta forma, o currículo deve ser voltado ao conhecimento humano, à globalização. Devemos facilitar esse acesso.
O que seria ter a escola de memória? , seria reconhecer que a escola é espaço de memória, inclusive memória é uma palavra que a gente usa pouco, o que vemos é um descaso com a memória, violência e exclusão.
Uma palavra que seja importante é o diálogo, para se dialogar com diferentes culturas cada aluno tem o chamado currículo universal, na verdade ele não se dá conta das especificidades de cada região. O educador vai ter que tentar desenvolver um olhar para outros saberes que o menino traz, isto é, o diálogo entre saberes, a importância da leitura e escrita.
Somos dotados de conhecimento formal, sistematizado, isto é, a escrita, para se comunicar. E as formas que o ser humano precisa adquirir para conseguir esse conhecimento. O currículo envolve o conhecimento e as práxis para que a criança adquira esse conhecimento. É difícil adquirir este se ela não for ligada ao que ela já tem.
No Ensino Fundamental, é um período de transformação, onde o professor se engaja num processo de animação cultural, isto é, um processo de sensibilização, cujo professor tem uma opção a seguir.
Algumas opções devem ser feitas, hoje, através da Ciência tecnológica, temos um acesso a uma grande quantidade de informação de forma que se crie uma consciência crítica no aluno, para que ele possa acessar a essas informações.
O professor sente dificuldades em adequar-se a essas normas, sendo assim, temos que buscar a educação para inserir o professor como peça fundamental. A formação humana é um espaço de geração de idéias, sendo que uma coisa é fantástica, a relação com o conhecimento. O educador tem uma função humana. A busca do respeito à infância deve ser a busca do respeito ao educador, é um caminho de várias entradas, mas principalmente centrado na questão de formarmos o futuro de nosso país e do mundo.
Teremos que buscar outro jeito de caminhar, e o primeiro é termos uma maior consciência de nosso currículo. Que tipo de ser humano estamos querendo formar. A Literatura deveria fazer maior parte em nossas vidas. Se queremos um caminho, precisamos saber aonde queremos chegar.
Enfim, a escola é feita com pessoas que irão trabalhar a questão da humanização. O professor necessita de um engajamento sério, isto é, um projeto de vida. Temos que reivindicar algumas coisas em determinadas situações, pois temos uma coletividade para organizar, e muitas vezes falta essa liderança, nosso desenvolvimento enquanto sociedade. Toda nossa memória é constituída por experiências positivas e negativas. É um desafio propor que o aluno viva novas experiências de memória, como dizia Paulo Freire: “Ser mais gente”. A gestão na sala de aula, contrição, memória pedagógica, o acervo que os professores fazem são importantes, e geralmente não temos o hábito de observar esses atos.
A nossa pedagogia é sem memória, ainda estamos memorizando as memórias pedagógicas externas, e é o coletivo que faz a nova geração.

* Múltiplas Linguagens

O fato dos professores trabalharem com maquetes com os alunos é muito importante, , isso faz com que os alunos possam perceber diferentes olhares. A idéia é que os alunos possam ser multiplicadores das artes.
No processo educativo o professor precisa fazer a diferença, foi mostrada a linguagem fotográfica e a cartografia, sendo que um trabalho deve ser contado e sistematizado pela arte.
O letramento tem o poder de participar de práticas sociais. Se houvesse um único tipo de texto, bastava o professor do primário ensinar contos de fadas, pois o que se precisa é trabalhar diferentes textos, e com o avanço tecnológico, a diversidade de textos se acentua.
A idéia de falar em letramento nos remete uma segunda intenção, o letramento está ligado às práticas culturais, sendo assim, precisa-se considerar o letramento que o aluno traz à escola. O letramento na Educação Física é muito importante também, podendo ser trabalhado na linguagem corporal do movimento, porque é por meio do movimento que interagimos com o mundo. O que diferencia a linguagem do movimento das demais é que é difícil entende a relação do movimento como objeto, podemos pensar a produção do movimento por parte do sujeito, contando que cada área do conhecimento conserve sua natureza do objeto. A Educação Física pode intercalar a escrita em suas aulas, trabalhando o esporte, saber escolas, inter e transdisciplinaridade. O professor tem o direito de discutir esses currículos, o contexto, a avaliação, pensar a proposta curricular de currículos próprios.
Enfim, o objetivo maior das disciplinas é integrarem-se entre si, e isso pode ser feito até nos estudos universitários. Os professores trabalharem juntamente, integrando os conteúdos, isto é, associando-os, sem rivalidades. Aliás, nenhuma disciplina pode ser rival da outra, o que se precisa é de união entre as disciplinas, e ainda, o professor precisa dominar sua área específica e se aprofundar nas outras também, para facilitar essa integração interdisciplinar. A Educação ainda carece de melhoras, pois hoje não se vê um educador apenas voltado para o Ensino Fundamental. As exigências aumentaram na formação superior. Toda relação entre habilitação e formação precisa ser problematizada. Se aumentar as exigências e formação, haverá uma enorme concentração do professor na área social, com isso a formação continuada é uma das formas de se garantir uma boa educação. A formação inicial é uma das dimensões desse processo de formação do professor que se estende por toda sua vida profissional. A escola deve se organizar e se constituir num espaço de formação do professor.

*Currículo, conhecimento e Cultura

Gênero, Etnia , sexualidade e cultura são conjuntos de práticas onde tudo é praticado. A relação entre cultura e mente humana foi estabelecida no século XVI. No século XX a cultura popular é integrada, já no currículo o desafio é respeitar a diversidade cultural, isto é, o que é vivido por cada pessoa(isso é cultura).
A cultura foi mudando, deixando de ser classista para se tornar cultura do povo. Na escola e no currículo aprendemos uma série de significados, e isso é importante para ampliarmos a cultura para um processo de construção continuada. A Escola recebe a cultura e lida com a diversidade cultural, por essa razão precisamos construir uma forma de acabar com a antiga cultura de unificação, sendo que a cultura é heterogênea, e se o professor tenta desconstruir que determinado currículo é único ele está caminhando para a diversidade dos saberes, e precisamos valorizar a diversidade negra e indígena, trabalhando-as em sala de aula, sendo esta uma maneira de valorizar o currículo.
O mundo está atualmente em grande transformação, e a escola deve trabalhar essa transformação, e deve-se trabalhar o currículo na busca do saber,isto é,da praticidade, a necessidade de instrução do professor estar recebendo agora, esse currículo escolar é fundamental, onde o professor sai do papel para a ação, sendo tão grande que chega a atingir a especificidade.Algumas escolas ainda não despertaram para discutir a relação currículo, escola e aluno. O que se determina oficialmente nessa ação é que o professor está envolvido, queira ou não, nesse processo .O coletivo dos professores podem fazer uma pressão para que os recursos possam ser bem utilizados, alguma ação positiva deve acontecer agindo assim.. A escola tem um grau de autonomia de acordo com as condições de determinada escola.
Quando se fala em currículo que valoriza a diversidade cultural estamos mexendo em um currículo polêmico. O que precisamos fazer é implementar ações que possam incorporar essas questões no currículo. As vezes professores isolados usam práticas multiculturais , de várias disciplinas, e ainda o olhar que o professor trata o racismo. Não é ideal o professor agir sozinho.
O professor tem o direito de usar o saber dele, como ser competente. O professor não se sente a vontade de falar do desconhecido, a África, por exemplo, possui uma diversidade cultural incomensurável, e é preciso abrir-se a novos conhecimentos. O anseio pela igualdade social é um sonho distante, mas todos esperam que a Educação vá resolver os problemas do país e do Mundo, e trabalhar com a auto estima entre escola, diretor, professor e aluno.
Os atletas paraplégicos, por exemplo, possuem uma boa experiência de vida, e ainda, podem fazer coisas que pessoas normais fazem. O currículo da escola deve buscar valores humanos, e isso perpassa todas as falas, atitudes e compromissos, porque uma das coisas que se precisa aprender é conviver.
Todos temos diferenças e necessidade de conscientização, além do mais, todos somos diferentes, e temos o potencial de melhorarmos como pessoa.
O que precisa ser plantado é que a escola, trabalhando os valores humanos, alteridade, identidade, relações ambientais e identidade, proporcione um momento riquíssimo no universo cultural do aluno. A exclusão é criada pelos preconceitos de cultura. A Escola é beneficiada pela Inclusão, sendo esta considerada uma riqueza do saber.
É necessário questionar como desenvolver um ensino significativo devido à falta de tempo dos profissionais (tempo, recurso didáticos, salários ),são tempos que dificultam a integração do professor. Nossa luta é coletiva, professores e escolas com o objetivo de fazer um trabalho competente.
É preciso proporcionar um diálogo com as culturas locais, valorizar o dialeto com diálogo da escola.Precisamos dar chances para que as Escolas Rurais também adquiram o poder. Escola é sempre ampliação de horizontes culturais, estabelecendo diálogos sobre o que o aluno traz.

Educação Infantil.

A Educação Infantil é uma fase muito importante na vida da criança, além de tudo, é preciso dar valor á questão da fantasia na vida da criança, pois ela está se autodescobrindo.
A arte deve ser intensamente valorizada na Educação Infantil, por meio da ludicidade, mas sempre procurando incentivar o hábito da leitura desde a infância. É importante que o Educador procure trabalhar em suas aulas a questão da lenda e dos costumes populares intensamente com os alunos na Educação Infantil, mostrando às crianças que cada pessoa possui uma individualidade.
Desta forma, podemos afirmar que somos seres sociais, socializáveis e socializados, precisamos aprender a conviver na sociedade respeitando as diferenças de crenças e costumes.
É muito importante o Educador trabalhar a Oralidade profundamente com os alunos da Educação Infantil, mostrando-os que a fala influencia na escrita.
Enfim, a criança já possui seus conhecimentos lingüísticos em sua Gramática internalizada e o papel da escola é sistematizar esses conhecimentos, e as brincadeiras e os jogos contribuem profundamente para esse sucesso.
Miséria Social

O Mundo encontra em flagelos. Precisamos dar mais valor à Educação de nossos filhos, pois temos que aprimorar nosso intelecto e nosso espírito. A Globalização precisa trabalhar no sentido de unir os povos e acabar com as rivalidades entre Religiões. Porque todos somos iguais perante Deus.
Tudo o que temos é empréstimo de Deus, e devemos procurar fazer melhor uso de nossos bens terrenos, praticando a caridade ao próximo, porque teremos nossa recompensa na espiritualidade.
Desta forma, ainda enfrentamos muitos Holocaustos, facções religiosas no Oriente Médio, destruição de nosso Ecossistema. Os Estados Unidos são considerados campeões na emissão de gases nocivos à atmosfera. Precisamos reflorestar boa parte do Mundo, mas para que isso aconteça é preciso a integração do Mundo como um todo nesse processo. Temos tecnologia até para reflorestar os desertos, e por que não fazer isso?. Se o aquecimento global continuar aumentando perderemos nossas geleiras polares.
Ainda dá tempo de salvar nosso planeta, temos tecnologia suficiente para isso, é possível resolvermos as desigualdades sociais no Mundo, redistribuindo melhor a Renda Mundial, mas para que isso aconteça é fundamental o apoio de todos os blocos econômicos. A Globalização precisa observar e criar solução para os balanços socioeconômicos do Mundo.Contudo, o primeiro passo para a soberania de um povo está na Educação. É preciso que as autoridades invistam maciçamente no conhecimento teórico e prático aprofundado de informática associada ao projeto de pesquisa científica com os alunos, desde os primórdios da Educação Básica.
Ainda além, é preciso mostrar o real valor da Educação ao aluno e as relações que as diferentes disciplinas possuem entre si e sua respectiva importância na vida social de cada individualidade. A prática de leitura crítica e escrita são recursos indispensáveis nas aulas de Língua Portuguesa. É preciso que se faça um trabalho de inclusão das comunidades rurais pobres no processo de Educação Continuada, isto é, mostrar o real valor do estudo para a vida profissional.
Enfim, há muito que ser feito por nossa sociedade tão atrasada ainda, mas devemos realmente engrenar nessa Globalização econômica não esquecendo de olhar o lado social da vida de cada um,seres humanos cheios de conflitos psicológicos. Precisamos buscar a verdadeira paz espiritual, fazendo-nos merecedores dessa paz, reconstruindo o que já destruímos na natureza devido nosso atraso moral, faço um grande apelo ao mundo, vamos usar nosso potencial científico para reconstruir a fauna e flora desse Mundo ameaçado, pelo amor de Deus. O Planeta Terra chora de desgosto, nossas desculpas ao planeta Terra podem ser tarde.

Murilo Braga Silva- Jataí- Goiás. Escritor da Folha do Sudoete, cujo site é: www.folhadosudoeste.com.br. escritor do jornal "Comunique-se, cujo site é: www.comunique-se.com.br. tenho 18 orkuts com o nome: murilo braga silva, e para maiores contatos, adicionem meu msn: murilobraga25@hotmail.com

Foto de Murilopoético

Educação Humana

A princípio, é preciso integrar o ensino médio à educação profissionalizante, em contrapartida, o educador necessita mostrar ao estudante a importância de se buscar uma formação superior, sendo que o conhecimento humano sempre se encontra em estado de fazimento.
O ensino médio integrado à formação profissional poderá contribuir para a redução do desemprego e das desigualdades sociais.
O papel da TV Escola?Programa Salto para o Futuro é fundamental nesse processo de integração da grade curricular do ensino médio à Educação Profissional.
Sabemos que a educação pública no Brasil teve uma insuficiente expansão durante seu período histórico, um dos fatores é as desigualdades sociais, isto é, pessoas que trabalham sem carteira assinada, com uma mão de obra em condições precárias, isso tudo contribui para o aumento das disparidades sociais no país.
É importante mostrar a importância do trabalho ao estudante de ensino médio, recurso importante para o desenvolvimento da interatividade de cada individualidade, sabendo-se que temos que aprender a viver no meio social respeitando as diferenças de culturas e raças.
A sociedade globalizada exige uma qualificação profissional eficaz, no entanto podemos reconhecer que tal globalização precisa ser repensada, procurando dar mais assistência e educação às sociedades que estão a margem desse processo, mostrando a elas que,se a busca do saber sempre foi importante,hoje é ainda mais, porque sabemos que o sistema capitalista é predominante, e com isso, os países capitalistas ricos tendem a se enriquecer ainda mais e aumentar a concentração de renda, ainda mais, nas mãos de uma minoria rica que controla o poder econômico mundial.E com isso, a miséria e as disparidades sociais tendem a aumentar. Porque sabemos que a questão étnica representa uma problemática no mundo ainda, e as divergências ideológicas fragmentam a democracia e corrompem a soberania dos países. Imaginemos hoje, se tivéssemos uma terceira guerra mundial?É claro que não estaríamos esperando isso, mas as possibilidades ainda existem. Imaginem o Oriente Médio, quantas facções religiosas existem lá?, e ainda os problemas ligados à questão da ocupação territorial.
Sendo assim,por meio de um planejamento organizado, é preciso e possível fazer um trabalho interdisciplinar significativo nas escolas.
É preciso que se faça parcerias entre União, Estados e Município nesse processo de integração do ensino médio integrado à formação profissional, eliminando as resistências entre ambos os lados.
É importante que se faça um trabalho integrado à pesquisa científica, recurso imprescindível para o futuro profissional de cada um, porque todo estudo tem uma base, e essa base deve ser fundamentada na pesquisa científica, com o objetivo de formar um conhecimento sólido e que cada um seja portados de um porto seguro, isto é, de um conhecimento seguro.Porque um estudo sem um objetivo não tem importância, temos que ter uma meta, isto é, um planejamento, e nisso está envolta a questão de se trabalhar a pesquisa científica juntamente com a interdisciplinaridade., se estamos pesquisando algo, é porque temos uma finalidade, e com perseverança alcançaremos tal êxito.
Sabemos dos cursos supletivos que existem no país, esses cursos procuram uma conclusão rápida do Ensino Fundamental e Médio, o que acaba comprometendo a qualidade do ensino, isso precisa ser revisto, e ampliado. Não é possível o país continuar aceitando aluno concluir um estágio escolar com uma simples prova objetiva. Precisa-se reverter essa situação, porque um aluno que conclui um simples Ensino Médio com um supletivo tem poucas condições de enfrentar um vestibular de cara. A Educação é trabalhada desde a Educação Infantil, e os famosos supletivos acabam corrompendo esse processo de formação individual do aluno.Não é com supletivos que iremos acabar com o analfabetismo, precisamos realmente aprimorar o Ensino Médio juntamente com a Educação profissional, supletivos servem apenas para enfraquecer a qualidade do ensino no país.Em contrapartida, precisamos conscientizar a sociedade, de forma geral, sobre a importância do ato de estudar.
Enfim, temos que repensar nossa concepção de Educação e formação profissional, sabendo-se que nossa preocupação maior é com nossa nação, digamos melhor, nossa missão. Temos uma nação rica, mas que ainda possui um balanço socioeconômico marcante. No entanto, a Educação é o primeiro passo para a soberania de um povo, por meio de uma educação descentralizada, onde cada escola, seja ela de qualquer hierarquia, tenha o direito de elaborar sua proposta pedagógica, de acordo com a realidade de cada região.Porque sabemos que o Estado infelizmente ainda procura ser um centralizador das decisões a serem tomadas no país, e a sociedade precisa buscar reverter esse quadro, porque somos merecedores de uma educação pública de qualidade, e para que esta se torne de qualidade é preciso, primeiramente, planejamento.

OS PROCESSOS EDUCATIVOS.

* Currículo e Desenvolvimento humano
A nova LDB coloca como finalidade garantir o pleno desenvolvimento humano. Sendo assim, devemos analisar que aspectos precisam ser considerados. Mesmo que não falemos de nossa cultura negra, somos produzidos pela combinação da História, e o educador tem o papel de fornecer a formação de todo indivíduo de acordo com um sistema simbólico.
A memória é um fato marcante, a escolha dos temas para a composição de um currículo deve ser os fatos marcantes que compõem o currículo do aluno.
A escola deve ampliar a busca do conhecimento universal para a autonomia do indivíduo, dando importância ao currículo, levando os alunos a bens culturais que ele não tem acesso na sociedade. O acesso a partir do que não está acessível à pessoa. Levar o aluno a participar daquilo que ele não conhece, desta forma, o currículo deve ser voltado ao conhecimento humano, à globalização. Devemos facilitar esse acesso.
O que seria ter a escola de memória? , seria reconhecer que a escola é espaço de memória, inclusive memória é uma palavra que a gente usa pouco, o que vemos é um descaso com a memória, violência e exclusão.
Uma palavra que seja importante é o diálogo, para se dialogar com diferentes culturas cada aluno tem o chamado currículo universal, na verdade ele não se dá conta das especificidades de cada região. O educador vai ter que tentar desenvolver um olhar para outros saberes que o menino traz, isto é, o diálogo entre saberes, a importância da leitura e escrita.
Somos dotados de conhecimento formal, sistematizado, isto é, a escrita, para se comunicar. E as formas que o ser humano precisa adquirir para conseguir esse conhecimento. O currículo envolve o conhecimento e as práxis para que a criança adquira esse conhecimento. É difícil adquirir este se ela não for ligada ao que ela já tem.
No Ensino Fundamental, é um período de transformação, onde o professor se engaja num processo de animação cultural, isto é, um processo de sensibilização, cujo professor tem uma opção a seguir.
Algumas opções devem ser feitas, hoje, através da Ciência tecnológica, temos um acesso a uma grande quantidade de informação de forma que se crie uma consciência crítica no aluno, para que ele possa acessar a essas informações.
O professor sente dificuldades em adequar-se a essas normas, sendo assim, temos que buscar a educação para inserir o professor como peça fundamental. A formação humana é um espaço de geração de idéias, sendo que uma coisa é fantástica, a relação com o conhecimento. O educador tem uma função humana. A busca do respeito à infância deve ser a busca do respeito ao educador, é um caminho de várias entradas, mas principalmente centrado na questão de formarmos o futuro de nosso país e do mundo.
Teremos que buscar outro jeito de caminhar, e o primeiro é termos uma maior consciência de nosso currículo. Que tipo de ser humano estamos querendo formar. A Literatura deveria fazer maior parte em nossas vidas. Se queremos um caminho, precisamos saber aonde queremos chegar.
Enfim, a escola é feita com pessoas que irão trabalhar a questão da humanização. O professor necessita de um engajamento sério, isto é, um projeto de vida. Temos que reivindicar algumas coisas em determinadas situações, pois temos uma coletividade para organizar, e muitas vezes falta essa liderança, nosso desenvolvimento enquanto sociedade. Toda nossa memória é constituída por experiências positivas e negativas. É um desafio propor que o aluno viva novas experiências de memória, como dizia Paulo Freire: “Ser mais gente”. A gestão na sala de aula, contrição, memória pedagógica, o acervo que os professores fazem são importantes, e geralmente não temos o hábito de observar esses atos.
A nossa pedagogia é sem memória, ainda estamos memorizando as memórias pedagógicas externas, e é o coletivo que faz a nova geração.

* Múltiplas Linguagens

O fato dos professores trabalharem com maquetes com os alunos é muito importante, , isso faz com que os alunos possam perceber diferentes olhares. A idéia é que os alunos possam ser multiplicadores das artes.
No processo educativo o professor precisa fazer a diferença, foi mostrada a linguagem fotográfica e a cartografia, sendo que um trabalho deve ser contado e sistematizado pela arte.
O letramento tem o poder de participar de práticas sociais. Se houvesse um único tipo de texto, bastava o professor do primário ensinar contos de fadas, pois o que se precisa é trabalhar diferentes textos, e com o avanço tecnológico, a diversidade de textos se acentua.
A idéia de falar em letramento nos remete uma segunda intenção, o letramento está ligado às práticas culturais, sendo assim, precisa-se considerar o letramento que o aluno traz à escola. O letramento na Educação Física é muito importante também, podendo ser trabalhado na linguagem corporal do movimento, porque é por meio do movimento que interagimos com o mundo. O que diferencia a linguagem do movimento das demais é que é difícil entende a relação do movimento como objeto, podemos pensar a produção do movimento por parte do sujeito, contando que cada área do conhecimento conserve sua natureza do objeto. A Educação Física pode intercalar a escrita em suas aulas, trabalhando o esporte, saber escolas, inter e transdisciplinaridade. O professor tem o direito de discutir esses currículos, o contexto, a avaliação, pensar a proposta curricular de currículos próprios.
Enfim, o objetivo maior das disciplinas é integrarem-se entre si, e isso pode ser feito até nos estudos universitários. Os professores trabalharem juntamente, integrando os conteúdos, isto é, associando-os, sem rivalidades. Aliás, nenhuma disciplina pode ser rival da outra, o que se precisa é de união entre as disciplinas, e ainda, o professor precisa dominar sua área específica e se aprofundar nas outras também, para facilitar essa integração interdisciplinar. A Educação ainda carece de melhoras, pois hoje não se vê um educador apenas voltado para o Ensino Fundamental. As exigências aumentaram na formação superior. Toda relação entre habilitação e formação precisa ser problematizada. Se aumentar as exigências e formação, haverá uma enorme concentração do professor na área social, com isso a formação continuada é uma das formas de se garantir uma boa educação. A formação inicial é uma das dimensões desse processo de formação do professor que se estende por toda sua vida profissional. A escola deve se organizar e se constituir num espaço de formação do professor.

*Currículo, conhecimento e Cultura

Gênero, Etnia , sexualidade e cultura são conjuntos de práticas onde tudo é praticado. A relação entre cultura e mente humana foi estabelecida no século XVI. No século XX a cultura popular é integrada, já no currículo o desafio é respeitar a diversidade cultural, isto é, o que é vivido por cada pessoa(isso é cultura).
A cultura foi mudando, deixando de ser classista para se tornar cultura do povo. Na escola e no currículo aprendemos uma série de significados, e isso é importante para ampliarmos a cultura para um processo de construção continuada. A Escola recebe a cultura e lida com a diversidade cultural, por essa razão precisamos construir uma forma de acabar com a antiga cultura de unificação, sendo que a cultura é heterogênea, e se o professor tenta desconstruir que determinado currículo é único ele está caminhando para a diversidade dos saberes, e precisamos valorizar a diversidade negra e indígena, trabalhando-as em sala de aula, sendo esta uma maneira de valorizar o currículo.
O mundo está atualmente em grande transformação, e a escola deve trabalhar essa transformação, e deve-se trabalhar o currículo na busca do saber,isto é,da praticidade, a necessidade de instrução do professor estar recebendo agora, esse currículo escolar é fundamental, onde o professor sai do papel para a ação, sendo tão grande que chega a atingir a especificidade.Algumas escolas ainda não despertaram para discutir a relação currículo, escola e aluno. O que se determina oficialmente nessa ação é que o professor está envolvido, queira ou não, nesse processo .O coletivo dos professores podem fazer uma pressão para que os recursos possam ser bem utilizados, alguma ação positiva deve acontecer agindo assim.. A escola tem um grau de autonomia de acordo com as condições de determinada escola.
Quando se fala em currículo que valoriza a diversidade cultural estamos mexendo em um currículo polêmico. O que precisamos fazer é implementar ações que possam incorporar essas questões no currículo. As vezes professores isolados usam práticas multiculturais , de várias disciplinas, e ainda o olhar que o professor trata o racismo. Não é ideal o professor agir sozinho.
O professor tem o direito de usar o saber dele, como ser competente. O professor não se sente a vontade de falar do desconhecido, a África, por exemplo, possui uma diversidade cultural incomensurável, e é preciso abrir-se a novos conhecimentos. O anseio pela igualdade social é um sonho distante, mas todos esperam que a Educação vá resolver os problemas do país e do Mundo, e trabalhar com a auto estima entre escola, diretor, professor e aluno.
Os atletas paraplégicos, por exemplo, possuem uma boa experiência de vida, e ainda, podem fazer coisas que pessoas normais fazem. O currículo da escola deve buscar valores humanos, e isso perpassa todas as falas, atitudes e compromissos, porque uma das coisas que se precisa aprender é conviver.
Todos temos diferenças e necessidade de conscientização, além do mais, todos somos diferentes, e temos o potencial de melhorarmos como pessoa.
O que precisa ser plantado é que a escola, trabalhando os valores humanos, alteridade, identidade, relações ambientais e identidade, proporcione um momento riquíssimo no universo cultural do aluno. A exclusão é criada pelos preconceitos de cultura. A Escola é beneficiada pela Inclusão, sendo esta considerada uma riqueza do saber.
É necessário questionar como desenvolver um ensino significativo devido à falta de tempo dos profissionais (tempo, recurso didáticos, salários ),são tempos que dificultam a integração do professor. Nossa luta é coletiva, professores e escolas com o objetivo de fazer um trabalho competente.
É preciso proporcionar um diálogo com as culturas locais, valorizar o dialeto com diálogo da escola.Precisamos dar chances para que as Escolas Rurais também adquiram o poder. Escola é sempre ampliação de horizontes culturais, estabelecendo diálogos sobre o que o aluno traz.

Educação Infantil.

A Educação Infantil é uma fase muito importante na vida da criança, além de tudo, é preciso dar valor á questão da fantasia na vida da criança, pois ela está se autodescobrindo.
A arte deve ser intensamente valorizada na Educação Infantil, por meio da ludicidade, mas sempre procurando incentivar o hábito da leitura desde a infância. É importante que o Educador procure trabalhar em suas aulas a questão da lenda e dos costumes populares intensamente com os alunos na Educação Infantil, mostrando às crianças que cada pessoa possui uma individualidade.
Desta forma, podemos afirmar que somos seres sociais, socializáveis e socializados, precisamos aprender a conviver na sociedade respeitando as diferenças de crenças e costumes.
É muito importante o Educador trabalhar a Oralidade profundamente com os alunos da Educação Infantil, mostrando-os que a fala influencia na escrita.
Enfim, a criança já possui seus conhecimentos lingüísticos em sua Gramática internalizada e o papel da escola é sistematizar esses conhecimentos, e as brincadeiras e os jogos contribuem profundamente para esse sucesso.
Miséria Social

O Mundo encontra em flagelos. Precisamos dar mais valor à Educação de nossos filhos, pois temos que aprimorar nosso intelecto e nosso espírito. A Globalização precisa trabalhar no sentido de unir os povos e acabar com as rivalidades entre Religiões. Porque todos somos iguais perante Deus.
Tudo o que temos é empréstimo de Deus, e devemos procurar fazer melhor uso de nossos bens terrenos, praticando a caridade ao próximo, porque teremos nossa recompensa na espiritualidade.
Desta forma, ainda enfrentamos muitos Holocaustos, facções religiosas no Oriente Médio, destruição de nosso Ecossistema. Os Estados Unidos são considerados campeões na emissão de gases nocivos à atmosfera. Precisamos reflorestar boa parte do Mundo, mas para que isso aconteça é preciso a integração do Mundo como um todo nesse processo. Temos tecnologia até para reflorestar os desertos, e por que não fazer isso?. Se o aquecimento global continuar aumentando perderemos nossas geleiras polares.
Ainda dá tempo de salvar nosso planeta, temos tecnologia suficiente para isso, é possível resolvermos as desigualdades sociais no Mundo, redistribuindo melhor a Renda Mundial, mas para que isso aconteça é fundamental o apoio de todos os blocos econômicos. A Globalização precisa observar e criar solução para os balanços socioeconômicos do Mundo.Contudo, o primeiro passo para a soberania de um povo está na Educação. É preciso que as autoridades invistam maciçamente no conhecimento teórico e prático aprofundado de informática associada ao projeto de pesquisa científica com os alunos, desde os primórdios da Educação Básica.
Ainda além, é preciso mostrar o real valor da Educação ao aluno e as relações que as diferentes disciplinas possuem entre si e sua respectiva importância na vida social de cada individualidade. A prática de leitura crítica e escrita são recursos indispensáveis nas aulas de Língua Portuguesa. É preciso que se faça um trabalho de inclusão das comunidades rurais pobres no processo de Educação Continuada, isto é, mostrar o real valor do estudo para a vida profissional.
Enfim, há muito que ser feito por nossa sociedade tão atrasada ainda, mas devemos realmente engrenar nessa Globalização econômica não esquecendo de olhar o lado social da vida de cada um,seres humanos cheios de conflitos psicológicos. Precisamos buscar a verdadeira paz espiritual, fazendo-nos merecedores dessa paz, reconstruindo o que já destruímos na natureza devido nosso atraso moral, faço um grande apelo ao mundo, vamos usar nosso potencial científico para reconstruir a fauna e flora desse Mundo ameaçado, pelo amor de Deus. O Planeta Terra chora de desgosto, nossas desculpas ao planeta Terra podem ser tarde.

Murilo Braga Silva- Jataí- Goiás, escritor da Folha do Sudoeste, cujo site é: www.folhadosudoeste.com.br e escritor do jornal "O comunique-se, cujo site é www.comunique-se.com.br. Possuidor de 18 orkuts com o nome: murilo braga silva . PARA MAIORES CONTATOS, ADICIONE SEU MSN:MURILOBRAGA25@HOTMAIL.COM

Páginas

Subscrever Planejamento

anadolu yakası escort

bursa escort görükle escort bayan

bursa escort görükle escort

güvenilir bahis siteleri canlı bahis siteleri kaçak iddaa siteleri kaçak iddaa kaçak bahis siteleri perabet

görükle escort bursa eskort bayanlar bursa eskort bursa vip escort bursa elit escort escort vip escort alanya escort bayan antalya escort bayan bodrum escort

alanya transfer
alanya transfer
bursa kanalizasyon açma