Músicos

Foto de Carmen Vervloet

Sequência... (Poema em Duo)

Continuo...
Apesar dos pesares...
Tudo tem ritmo
Há sempre um maestro na batuta
E se quisermos continuar na luta
É bom nos adequarmos à orquestra...
E seguirmos cada tarefa...
Dos acordes de cada um...
Na pauta as notas para cada instrumento,
Os músicos nem sempre afinados...
Uns... soprando o sofrimento,
Outros... tirando do teclado
A força para continuar a luta,
Enquanto o Criador na batuta
Dá suporte a toda orquestra
Ensejando que a vida seja uma prazerosa festa.
Um stradivarius chora as dores do mundo,
Enquanto o piano arranca suspiros profundos!
E assim em grande sintonia
Vamos restaurando a harmonia
Criando a mais linda sinfonia
Que é a vontade de viver e ser feliz!

Carmen Cecília e Carmen Vervloet

Foto de CarmenCecilia

SEQUENCIA POEMA DUO

Sequência...

Continuo...
Apesar dos pesares...
Tudo tem ritmo
Há sempre um maestro na batuta
E se quisermos continuar na luta
É bom nos adequarmos à orquestra...
E seguirmos cada tarefa...
Dos acordes de cada um...
Na pauta as notas para cada instrumento,
Os músicos nem sempre afinados...
Uns... soprando o sofrimento,
Outros... tirando do teclado
A força para continuar a luta,
Enquanto o Criador na batuta
Dá suporte a toda orquestra
Ensejando que a vida seja uma prazerosa festa.
Um stradivarius chora as dores do mundo,
Enquanto o piano arranca suspiros profundos!
E assim em grande sintonia
Vamos restaurando a harmonia
Criando a mais linda sinfonia
Que é a vontade de viver e ser feliz!

Carmen Cecília e Carmen Vervloet

Foto de Maria silvania dos santos

Lua de mel!

A minha festa de casamento estava lotada,
Os músicos fezes tocavam
A festa começo animada
Era para sempre ser lembrada.
O jantar estava perfeito, era pra ninguém colocar defeito.
O que eu não pude imaginar é a forte dor que eu ia sentir no peito.
Ao virar a meia noite senti uma forte dor de barriga
Foi o começo de minha mudança de vida.
Em meia confusão, me deram uma injeção.
O que eu não sabia é que você e meu marido tramavam a intenção.
Aquela injeção era uma sossega leão
Enquanto eu dormia vocês fugiram no avião.
Hoje eu não acredito em amigo fiel.
A minha lua de mel foi amarga como fel.

AUTORA; Maria silvania

Foto de Edigar Da Cruz

chama de amor.

chama de amor.
O amor é o sentimento que todo mundo diz ter, saber sentir, dedicar e compartilhar. Pensado pela filosofia, recitado pela poesia, cantado e tocado pelos maiores músicos do mundo em todas as eras possíveis, é, sem dúvida, um substantivo absoluto. Mas será que todos são capazes de acreditar no amor? Porque dizer ser consciente de sua existência, nada mais é do que seguir a opinião de quase todo o mundo, mas quantos têm coragem de apostar nele? Bom eu acredite e apostei e sempre vou apostar nessa pessoa linda que amo mesmo assim sendo do jeito dela ser ciumenta amo o jeito dela ser assim!
A esse insano amor... esse amor aqui que VIVI UM CORAÇÃO EM ERUPÇÃO DE AMOR E PAIXÃO SEMPRE..sou uma reação em cadeia por você pode ter certeza amar todo mundo falar que ama ...mais sentir o amor como eu sinto e de poucos .

Autor:Ed Cruz
Livro Jardins Das Palavras

v

Foto de CarmenCecilia

NÃO É Á TOA QUE TE CHAMAM CIDADE MARAVILHOSA VÍDEO POEMA E HOMENAGEM RIO DE JANEIRO (NARRATIVA)

POESIA: ANTÔNIO JOSÉ

FOTOGRAFIA: ROBERTO MATHEUS

EDIÇÃO E NARRATIVA: CARMEN CECILIA

NÃO É Á TOA QUE TE CHAMAM CIDADE MARAVILHOSA VÍDEO POEMA E HOMENAGEM RIO DE JANEIRO

Homenagem a cidade do Rio de Janeiro pelo poeta Antonio José ( Antônio Poeta ) e fotografia de Roberto Matheus

Não é toa que te chamam de cidade maravilhosa

Galante cidade majestade,
A mais hilariante e elegante,
Vanguarda e empáfia do Brasil.
Gracioso Rio, metrópole nota mil.
É lastimoso seu nome ser masculino,
Contudo isso não importa, pois sua beleza
Exagera em pueril feminil...É muito mulheril.
Rio da mocinha, da mulher e da coroa
Super-abundamente lasciva, instigante e gostosa.
Claro não é a toa que te chamam cidade maravilhosa!

Rio batizado por água e sal,
De samba e apinhado de bossa,
De esportes e verão o ano inteiro,
Da boemia sadia e hiper-glamourosa
Rio de civilização independente, ditador
De cultura, de eventos e manifestos políticos
Rio de montanhas e mata Atlântica e dos
Saraus mais alegres do país.Rio de pele ardente e morena,
E consciência vaidosa. Rio efervescente, de gente bonita
e sedutora, não é a toa que te chamam cidade maravilhosa.

Rio da poesia, da ilha de Paquetá,
Rio do mais sensacional réveillon
E do povo mais lúdico e hospitaleiro.
Rio capital imperial e da república inicial,
Meu adorado, meu dourado Rio de Janeiro.
Rio dos tamoios e de todos que nasceram aqui
Rio de todos que o amam e o adotaram de coração.
Rio hoteleiro, gastronômico, de museus e monumentos:
Para sempre meu afável Rio, continuará a ser entre todas
As cidades dessa Nação, a mais urbana, acalorada e generosa.
Tácito, meu Rio, não é a toa que te chamam cidade maravilhosa!

Rio, alento dos poetas; cineastas, atores;
Músicos, escritores, fotógrafos e chargistas:
Rio genitor e acolhedor das artes e dos artistas.
Rio de caráter concubino,urbe tropical e garbosa
Rio de mar aberto e do Cristo alto de braços abertos
Rio de todas as religiões, crenças e de todos os idiomas.
Rio de pendor lírico,labor, lazer,prazer, amor e de humor
Rio dos reais gozos, culpas, sabores, cores, opiniões e aromas
Rio de clemência igualitária, sensibilidade, parceria e filantropia.
É verdade, meu Rio, não é à toa, que te chamam de cidade maravilhosa!

Antônio Poeta

Foto de Emilio Ferraciolli

Todos Somos

Não sou fraco nem forte, sou um poeta de sorte, caído do céu, escorregando e descendo, aprendendo a viver.
E o mais engraçado, é que quanto mais aprendo mais caio. E por que não com um sorriso,
animado e preciso?
Sei que você também pode, é só se deixar levar, mais nunca para de olhar por onde passar,
há bandidos pelas ruas
os loucos estão á solta,
e nós é que ficamos presos...
Rara criatura, esse discurso já caiu da moda! Todos nós temos um pouco de tudo, de louco,
de soltos, de ruas...

Estamos soltos, essa é a grande verdade!

Há mulheres pelas ruas,
soltas e cheias de desejo.
E a homens covardes,
encapados de luxuria.
Há também jovens que se amam,
e planejam o seu futuro.
e há solteiros e casados que planejam,
um grande assalto.
Há músicos e poetas, que deliram sem vergonha,
e há poetas transformados pelo uso da maconha.
Há quem seja religioso, e também há quem não seja.
No final o santo é puto, e o ateu abraça tudo.
Para um se fala sexo, para outro se diz amor,
numa grande combinação de amantes, e esposas.
Há políticos puros, e há homens burros.
Há bandidos pelas ruas
os loucos estão á solta,
e nós é que ficamos presos...
Rara criatura, esse discurso já caiu da moda! Todos nós temos um pouco de tudo, de louco,
de soltos, de ruas...

Foto de Agamenon Troyan

AMIR MIGUEL, O MAETRO DO POVO

AMIR MIGUEL, O MAESTRO DO POVO

O Fanzine Episódio Cultural foi até Serrania-MG, conhecer um cidadão que há anos vem se dedicando à formação de novos músicos. Seu nome, Amir Miguel Sobrinho, 67 anos.
Aos 12 anos já tocava trombone, piston, sax e teclado ouvindo sucessos de Francisco Alves, Dalva de Oliveira e Lupicínio Rodrigues, graças ao incentivo de seus pais, o Sr. Antônio Miguel Sobrinho e Maria Moreira Sobrinho.
Uma das pessoas que o ajudou a aprimorar-se foi o maestro Emílio Rodrigues, natural de Areado-MG, que durante 20 anos lecionou em Serrania.
O pai de Amir, cujo apelido era “Totonho”, também foi um grande defensor da cultura. Nos anos 50, ele mantinha uma banda (a Lira Serraniense) e uma companhia de teatro amador que se apresentava na região com peças adaptadas de antigas revistas de teatro. Certo dia a cidade ficou em polvorosa: o Circo Teatro Índio do Brasil, mais conhecido como o “Circo do Pelado” estava chegando!
O palhaço “Pelado”, juntamente com o seu filho, Waldemar Augusto, o palhaço “Bigola” – ambos de Martinópolis-MG – por muitos anos apresentaram seu espetáculo no sul de Minas. Amir – que já tinha experiência de palco – acompanhava o circo apresentando-se como palhaço durante suas férias na antiga fábrica de queijo.
O sonho de Amir era oferecer um ensino gratuito de música para crianças, jovens e adultos. Como não encontrou nenhum apoio resolveu encarar o desafio sozinho. Por vários anos ensinou e formou novos músicos sem ganhar nada! A notícia espalhou-se pela região atraindo a atenção de Jornais e Redes de TV.
A bateria usada para ensinar foi presente de um ilustre filho de Serrania, o jornalista Ney Gonçalves Dias. Com seus alunos, Amir montou a “Banda Show Antônio Miguel Sobrinho”. Essa banda – que também não recebe nenhum apoio – vem se apresentando em algumas cidades da região, ora com alunos jovens, ora com adultos. “A música possibilita que as pessoas fiquem mais sensíveis à vida”, disse o maestro.

Contatos: (35) 3284-1449 / Serrania-MG

Foto de Gideon

O Theatro da minha vida

Domingo, 2 de outubro de 2005

Na sexta-feira passei em frente ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na Cinelândia. Estava iluminado. Era noite. Tinha um enorme cartaz, que já estava lá há tempo anunciando espetáculos a preço popular.
Meu coração pulava pela ânsia da arte. Tenho fome de arte, todo o tipo dela. A cada dia reconheço que deveria ter estudado Arte, não Economia e Informática. Às vezes penso que ainda há tempo para estudá-la. Tavez entrar em uma faculdade de Artes, enfim. Aliás, estou amadurecendo a idéia de fazer faculdade de Violino. Tenho estudado arduamente, diariamente. O cartaz do Theatro Municipal estava chamativo. Pensei rápido: Meus filhos, vou trazê-los aqui!.

Cheguei em casa e liguei para a Idailza avisando-a de que no Domingo eu levaria o Jean ao Theatro Municipal. Ela passou o telefone para ele e então ouvi um “Oba!” feliz.
Liguei para a Irani, irmã de Idailza e que é mãe da Priscila e de duas gêmeas de 8 anos, lindas: Paloma e Paola.
No domingo levantei-me às 6:30. Ageitei-me e camihei para apanhar o Jean, Paloma e Paola. A Paola é apaixonada por Violino. Diz ela que quer aprender este instrumento ainda na infância. Elas duas já estavam agitadas quando eu
e o Jean chegamos lá. Enfiei todo mundo no Pálio, passamos na Nete, outra irmã de Idailza, para convidar a Dayane, sua filhinha, mas ela não pode ir.

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro é lindo por fora e por dentro. Deslubrante mesmo. As crianças quase ficaram com o pescoço duro de tanto olharem para o alto. A Paola disse:

- Tio, aqui está cheio de mulheres peladas.

Onze horas em ponto a orquestra estava a postos e entrou o maestro. Para a minha surpresa agradável era o grande e conhecidíssimo Isaac Karabtchevsky. Meu coração disparou a mil por hora. Confesso uma coisa aqui. Também foi a primeira vez em que entrei no Theatro Municipal. Desde garoto sonhava ir lá. Sempre ouvia meus colegas na banda de música falarem sobre o Municipal. Quando cresci e passava em frente a este monumento, sempre via a classe rica descendo de seus carros com seus chofés e então concocluía que aquilo não seria para mim.

Ainda menino quando eu solava o Prelúdio La Traviata de Verdi no clarinete junto com a orquestra me imaginava em uma grande orquestra no Teatro Municipal com o corpo de balé se movimentando ao som da música que eu tocava. Bem, isto ficou somente na imaginação mesmo, pois jamais toquei no Municipal.

Enfim, voltando ao espetáculo. O maestro, após a verificação da afinação feita pelo spala, dirigiu-se ao público de forma muito simpática e passou a explicar situações de ensaios etc. Pois é, o espetáculo seria iniciado, como foi, com o Hino Nacional. Isaac Karabtchevsky fez uma brincadeira com o público lançando um desafio para ver quem conseguiria cantar o Hino Nacional inteiro sem errar. Deu chance para três pessoas mas ninguém conseguiu. Todos rimos muito e finalmente, ao seu comando, todos se levantaram para cantarem o nosso Hino Nacional. Foi um momento de muita emoção. A orquestra iniciou a apresentação e pude sentir aquele espírito da arte passeando pelas galerias do Theatro. Todos em silencio com a atenção direcionada para o palco. A Paola fez carinha de choro de emoção e todos rimos um pouco dela. Ainda bem que não notaram a minha cara de choro também, pois não resisto a concertos sem chorar. Claro que disfarço o quanto posso, mas nem sempre consigo. Enfim, o espetáculo acabou e voltamos todos felizes para a casa. Antes, tive de passar no Mc Donald com as crianças. Enfim, visitei o Theatro Municipal do Rio de Janeiro que tanto visitou as minhas ânsias musicais.

Todos rimos. Ela se referia aos afrescos e vitrais com os painéis do Theatro. Chegamos cedo e compramos quatro ingressos na galeria nobre. Entramos na nave do Theatro, nos sentamos e ficamos observando os músicos afinarem os seus instrumentos. O Theatro estava lotado. As crianças não paravam de olhar os vitriais e as obras de arte.

Foto de Joaninhavoa

OUSADIA

E a coragem foi mesmo
porque o coração mandou
que fosse!...

E o coração, falou:
- Senti tua ausência
Como uma falta de mim
E da pura essência
Que tu és para mim!...

E a voz, falou:
- Eu pertenço àquela gente
que nunca deixa de ser criança
às vezes apanho a jangada
sem destino e sem parada
Não tenho sítio certo
Morada ou estada
Pr`a mim... dia que é dia
sem poesia não é dia
é sofrer em demasia!...

Então, correu suco dos olhos
do coração!...
E, olhando a coragem, falou:
- Foi ousadia ter ido...
meu coração ficou espremido!...

Então a coragem
explicou... amor de tão rosa
é branco!...
Mas, quando caíem bagos
Ouço seus passos... concertos
de textos afinados... músicos
em excertos exaltados… d`alvos
poemas compassados!...

JoaninhaVoa, em
18 de Janeiro de 2008

Foto de Civana

Série Meus Ídolos: Luz que Descortina...

O ídolo homenageado da vez é Taiguara, que ainda hoje, consegue transmitir tão lindamente tudo que sinto!

Pena que tantas coisas desagradáveis aconteceram em sua vida na época da ditadura militar, e entre censura (que chegou ao absurdo de proibir onze músicas de um mesmo disco), cancelamento de show e constantes perseguições, foi obrigado a deixar o país se exilando em vários países. Uma dessas "viagens" foi logo após seu primeiro casamento. Embarcou para Londres e só retornou um ano e meio após. Mas trouxe na bagagem mais experiência em estudos e gravações com músicos ingleses, além da maravilhosa notícia que seria pai. Com isso nasceria o disco "Imyra, Tayra, Ipy", em parceria com Hermeto Pascoal.
Imyra foi o nome que Taiguara deu a sua linda filha, uma criança doce e de personalidade.

Taiguara cantava o "amor": carnal, sensual, assim como por toda a humanidade. Com isso se via nitidamente a influência do socialismo em sua vida, onde o cantado "Cavaleiro da Esperança" era com certeza Luís Carlos Prestes.

Minha homenagem com os títulos de canções preferidas:

"Hoje" acordei com "gotas" de orvalho na pele, rolando pelo corpo, real, "carne e osso" que você tanto amou! "O velho e o novo" se confundem nas "luzes" da "Rua dos Ingleses", "gente humilde" passeia alegremente, "piano e viola" inebriam minha mente com a mesma "modinha", e na alma apenas o desejo de dançar, dançar, dançar...
E ver que "teu sonho não acabou", "que as crianças cantem livres" e o amor se transforme em paz.
Mas o ser humano falha, é humano. O "momento do amor" pode se apagar da lembrança, se transformar em dor, tocar na alma como uma "serenata do adeus".
"Amanda", "Marcela", "Helena", nomes ao vento... Poderia ser Maria, Fernanda, Joana, não importa, a dor é a mesma.
Estou "esquecendo você", fazendo uma verdadeira "viagem" pra dentro de mim, só assim eu posso esquecer que meu "universo (é) no teu corpo" e encontrar a "paz do meu amor".
"Castigo"? Não, "fim de caso"!"

(Civana)

Vejam a versão original com música no blog:
http://civana.spaceblog.com.br/85120/Luz-que-Descortina/

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