Jogadores

Foto de Wilson Numa

Lembranças

Ainda lembro dos tempos que não estudava e passava horas a chatear a minha mãe, enquanto ela dava aulas e eu interrompia

Ainda lembro dos meus primeiros dias da escola, nos dias que tinha que ter explicações para melhor perceber a matéria

Ainda lembro do nome d'alguns colegas da época assim como da minha querida professora que Deus a tenha

Ainda lembro que mudei mudei várias vezes de professor na primeira, das dezenas de vezes que tentava ir para casa quando o professor não vinha e outros professores chamavam-me sempre para assistir aulas

Ainda lembro quanto andava no II e III nível para chegar a escola, dos caminhos que tomava, do dinheiro que gastava, das amizades que fiz algumas inesquecíveis

Ainda lembro de ver o Real Madrid pela primeira vez capitaneado pelo grande Hierro ao lado de várias jogadores Figo, Raúl, Casillas, Roberto Carlos, Makelele

Ainda lembro do primeiro campeonato do Mundo que posso dizer que realmente vi 2002

Ainda lembro de quando entrei no Ensino Médio, do dia em que vi uma colega a entrar na sala sem saber que um dia poderíamos ser bons amigos

Ainda lembro de ver Zidane jogar, humilhar e agredir

Ainda lembro de muita coisa inclusive de abraçar, sorrir, beijar, apertar a mão de quem merece, ser feliz

Ainda lembro que já amei e vou continuar a Amar

...não sou perfeito mas as minhas lembranças são lindas...

Foto de Osmar Fernandes

Jabulani

Jabulani é a bola que está sendo utilizada na Copa do Mundo FIFA de 2010, realizada na África do Sul. Foi produzida pela Adidas e apresentada em 4 de dezembro de 2009, no sorteio dos grupos do torneio.
A bola possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias diferentes da África do Sul. O nome da bola signifca "Celebrar", em isiZulu. Jabulani é uma palavra da língua Bantu isiZulu, um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul. A bola da Copa 2010 tem apenas oito gomos em formato 3D. Seu design possui traços africanos, misturados numa diversificação de 11 cores - o branco predomina.

As cores, de acordo com a Adidas, foram escolhidas para representar os 11 jogadores de cada seleção, os 11 idiomas oficiais da África do Sul e as 11 tribos que formam a população sul-africana.

O lançamento oficial da bola aconteceu na Cidade do Cabo, na África do Sul, antes do sorteio dos grupos da Copa. Outras regiões do mundo também receberam o lançamento. No Brasil, a festa ocorreu no estádio do Pacaembu.
Uma versão especial da Jabulani, denominada Jo'bulani, foi anunciada pela Adidas e será usada na grande final da Copa. O nome da bola foi inspirado na cidade de Joanesburgo, que sediará a final, e muitas vezes é apelidada de Jo'burg. Esta é a segunda bola produzida exclusivamente para uma final, a outra foi a Adidas Teamgeist, para a Copa do Mundo de 2006.
A bola foi muito criticada por jogadores da seleção brasileira. Júlio César, Felipe Melo, Luís Fabiano, Júlio Baptista e Robinho qualificaram a bola da Copa como "muito ruim"[1][2]. Júlio César chegou a classificá-la como "bola de mercado"[3].

O goleiro chileno Claudio Bravo, por sua vez, comparou a mesma a uma bola de vôlei de praia. E o técnico da seleção inglesa, Fabio Capello, afirmou que a bola era a pior que já viu em toda a sua vida.[4]

A Adidas, porém, rebateu as críticas alegando que a bola foi feita após muitos anos de estudo e aprimoramentos tecnológicos. Está descartada a criação de uma nova bola para o torneio. Muitos analistas também classificaram as críticas como sem fundamento, e desconfiam que estas podem ter surgido da rivalidade econômica entre empresas de material esportivo, já que muitos dos jogadores que criticaram a bola são patrocinados pela maior rival da Adidas, a estadunidense Nike.

Foto de Osmar Fernandes

A Vuvuzela

A origem da vuvuzela é muito antiga. Ela é originária de tribos ancestrais sul-africanas e servia para convocar reuniões. Tornou-se popular na África do Sul na década de 1990. Em 2001, a empresa sul-africana Masincedane Sport começou a produzir em massa uma versão de plástico. Requerem um sopro forte, de modo a emitir um ruído semelhante ao de uma sirene ou ao de um elefante. A utilização da vuvuzela é característica dos jogos entre grandes equipes de futebol sul-africano como o Kaizer Chiefs e o Orlando Pirates. As vuvuzelas da torcida dos Chiefs são amarelas e vermelhas, enquanto as da torcida dos Pirates são magenta cor de tijolo.
A vuvuzela tornou-se conhecida mundialmente durante os apuramentos para a Taça das Confederações de 2009 e para o Mundial de 2010. A FIFA procurou banir o uso da vuvuzela durante o Mundial de 2010 devido à preocupação do seu uso como arma e de que fosse utilizada como método de publicidade (autocolantes publicitários, por exemplo), porém, a SAFA (South African Football Association) defendeu o instrumento como uma parte essencial do futebol na África do Sul, e a FIFA decidiu permitir a sua utilização desde que não excedam 1 metro de comprimento.

Comentadores de jogo, jogadores, treinadores, e mesmo as audiências em estádio e por televisão ou rádio têm-se oposto ao seu uso devido ao seu som ininterrupto e extremamente alto, causando irritação entre os seus ouvintes e dificultando gravemente a comunicação entre jogadores e treinadores em campo. Para as audiências fora do estádio, o som torna-se desgastante mentalmente, podendo atingir um ambiente quase hipnótico induzindo cansaço e/ou irritação. Porém é uma manifestação cultural não somente da África do Sul, o que torna a questão extremamente delicada.

A FIFA já se pronunciou novamente sobre o uso da vuvuzela, sendo que à partida, depois da fase dos grupos do Mundial 2010, será banida se o seu uso não se tornar mais moderado.

Foto de Osmar Fernandes

A arma é a bola e o tiro é o gol...

A bola rola no mundo.
O espetáculo grandioso é o futebol.
Nessa torre de babel todos se abraçam profundo.
A esperança de paz, no fim desse túnel, acende seu farol.

Como é gostoso ver essa guerra de amor...
Os seres-humanos voltam a ter alma, corpo e mente.
Ali o sangue não tem cor.
Todo mundo vira gente.

A copa do mundo transcende e ilumina a vida.
A arma é a bola e o tiro é o gol...
O continente africaco respira magia,
A fé de um mundo melhor decola neste voo.

O mundo já é campeão desta copa.
Os jogadores querem vencer...
A maior lição deste evento, para cada pessoa,
Devia ser a felicidade de viver.

Foto de Kira

CATÁSTROFE....O QUE TEMOS COM ISTO?

Nossos pensamentos e sentimentos ruins... são depositados em tudo na Natureza a nossa volta.
Os pensamentos da própria humanidade.
Então ocorrem os Vendavais, os terremotos, as enchentes, os furacões...
São uma tentativa dos elementais expelirem para fora o ódio, a discórdia e tudo de ruim que o homem deposita sobre a Terra, sem falar na poluição física: os rios sujos, o desmatamento, a fumaça no ar.
Seria um paraiso se o homem aprendesse a amar, se o homem fosse menos egoísta...
Em torno da Terra ficaria uma Aura de bons sentimentos que seriam absorvidos pelos Elementos da Natureza e devolvidos em forma de ar puro, de bençãos permitidas pelo Criador.
Mas enquanto o homem não entender e aprender, muito terá que ser feito para reconstrução de cidades, para restaurar o ser humano... e muitos continuarão a sofrer pelo sofrimento de crianças inocentes, senão na fome e miséria imputadas a eles por uma indústria que muito interessa a "jogadores" políticos ou por catástrofes que a muitos surpreendem pela violência e tristezas que geram.
A culpa não é dos Elementais, a culpa não é de Deus, a culpa não é da Natureza... a culpa e tão somente nossa!
Mudemos os pensamentos, os sentimentos e as ações... Muito ainda precisamos nós e os "muitos" que virão, desta Nave abençoada que se chama Terra.

Kira, Penha Gonçales

Foto de Peter

O jogo

O amor esse sentimento
Tão cheio de contentamento
Como de desilusão
Perdido na paixão
Por vezes o coração
Esquece a sua razão
Perdido no mundo da fantasia
Acaba na melancolia
Restando apenas a recordação
Rastejando na solidão
Alguém acaba sempre por lhe dar a mão
Volta o amor
Entre a alegria e a dor
O coracão dança
Neste ritmo que ninguém alcança

Ninguém pode parar o sentimento
Não é fingimento
É puro e verdadeiro
Por vezes desordeiro
Mas sempre aclamado
Por outro coração amado

Neste jogo ninguém tem a última cartada
Os jogadores desconhecem a última jogada
Entre um cruzamento de olhares
O coração nunca acerta nos pares
O trunfo está sempre esquecido
E nunca ninguém é vencido

Tão estranho este jogo
Tão facíl caír no engodo
É assim o amor
Esse sentimento que causa dor
Mas provoca a maior felecidade
Que de tal intensidade
Faz desaparecer toda a infelicidade

Não há sexo ou idade
Apenas amar
Apenas chorar
Para depois sorrir
Quando se volta a sentir

No jogo do amor
Não há prededor
Não há vencedor
Por vezes pode haver um conquistador
Por outras um aniquilador
Mas qual seja a personagem
Fica a mensagem
O coração que tanto bate
Não há ninguém que o mate
Porque quando o deixar-me de o sentir
Aí deixare-mos de existir

Dar amor
Para depois receber dor
Que importa
O sentimento suporta
Viver nessa paixão
Deixar viver o coração
É a cura desse mal
Que chega a ser imortal

Foto de FABIANA LOCCI

O JOGO

Estamos vivendo em uma sociedade que cada dia que passa observa-se o quanto às pessoas manipulam através de atitudes e palavras outros seres humanos. O quanto banalizado às relações de trabalho, amizade e principalmente afetivas tem se tornado. No entanto, estes jogadores, no qual eu aprecio pela desenvoltura que eles possuem e, por fazer parte deste meio em algum momento na vida, utilizando-se de muita modéstia é claro, pois estamos o tempo todo expostos a isto, afinal vivo em uma sociedade que é perfeitamente normal e bem visto pela maioria das pessoas. Contudo, existe uma grande diferença em apreciação e concordância, ou seja, a apreciação ocorre pelo fato destes jogadores utilizarem das palavras certas no momento exato, o que também se estende aos gestos e feições. Já a concordância é necessária que ambas as partes estejam de acordo o que neste caso não ocorre, uma vez que não teria lógico o indivíduo saber que estaria sendo manipulado. Porém, por permanecerem num jogo a vida toda, estes jogadores sempre possuem a plena convicção que o outro no qual está ao seu lado, seja em quaisquer tipos de relacionamento está participando ativamente deste entretenimento.
E é nesse ponto que particularmente me encaixo. Eu ainda não aprendi a jogar e, espero sinceramente que nunca venho a aprender, pois, a única garantia na qual possuo é que tudo o que senti e experimentei como emoções foram e são autênticos, porque eles provêm da alma, do coração, não foram apenas produzidos quando lhe foram convenientes se é que assim pode-se dizer. Espero que estes “profissionais” do jogo encontrem um dia a veracidade de sentir e deixe de lado suas máscaras, porque não existe nada de mais inocente do que sentir e fazer sentir e, também nada de mais cruel e torpe do que deixar estes inocentes acreditarem em algo que nunca existiu...

Foto de Lou Poulit

O CONDE GAGUINHO

CONTO: O CONDE GAGUINHO
AUTOR: LOU POULIT

Quando chegou a sua vez de jogar, o Bacalhau bateu a pedra marfim na mesa de cimento armado, das que haviam na calçada da praça, e disse espargindo saliva e cerveja para todos os lados: A minha mulher é a melhor. Sabe porque eu sempre ganho? Porque ela é falófaga ...— E desatou sua gargalhada mais destrambelhada. A estranha palavra feriu os ouvidos de todos que a escutaram, despertando curiosidade e calando o burburinho dos que jogavam em outras mesas. Todos queriam saber o que poderia significar aquela palavra, mas como todos já conheciam o jeito do Bacalhau, limitaram-se a rir, vindo alguns em seguida fazer uma roda em torno da sua mesa. Ainda restavam pedras nas mãos dos demais jogadores de dominó, mas eles sabiam que a partida estava selada. O velho Baca tinha a última quina e fecharia aquela partida na próxima rodada, sem que os adversários o pudessem fazer algo para impedir.

À sua direita, o Herculano Fraga apoiou o cotovelo mais à frente sobre a mesa, erguendo um pouco o traseiro suado da cerâmica que espelhava o assento dos bancos da praça, e coçou largamente a sua genitália, num típico gesto de auto-afirmação machista. Como não conseguiu atrair a atenção dos demais, que ainda olhavam para o Bacalhau como se houvessem sido ludibriados no jogo, em seguida o Herculano ajeitou os fios grossos do bigode sobre os lábios e levantou o braço para o garçom, enquanto asseverava em tom de brincadeira para o Bacalhau: Se a dona Marilda sabe disso você ta morto, Baca... A dona Marilda era a mulher do Bacalhau. Era uma mulata peituda, nova ainda mas surrada da vida difícil de criar oito filhos. Era uma mulher forte e tinha fama de valente e de mão pesada, que não havia por ali quem não o soubesse. Do outro lado da rua, um negrinho acenou da calçada do bar, confirmando que já levaria para eles mais duas cervejas. Depois, o Herculano falou com impaciência, mostrando que também nas suas veias o sangue já derrapava nas curvas: Acabou senhores, não adianta chorar o leite derramado. A quina com o terno está com o Baca... É, tem jeito não, mas na próxima vou estar de olho em você, Bacalhau — O “seu” Charuto acrescentou, do alto dos seus mais de oitenta anos... Ô, Cha-charuto, vê se, se não começa aí, o meu parceiro ta be-bêbo, já nem tem, já nem tem condição de roubar no, no jooo-jôgo.

O parceiro do Bacalhau era o Conde Gaguinho, que só bebia uns goles e no copo dos outros, para que sua mulher não visse ou fossem lhe contar. Mas noutros tempos bebera muito e de tudo que contivesse álcool, “menos perfume, não gosto não” dizia sempre. Até que depois de uma bebedeira despretensiosa foi parar no hospital, de onde saiu 45 dias e noites depois, muito pálido, todo de branquinho, parecia um defunto, apoiado no braço companheiro da sua esposa e enfermeira, Josefina. Ficara manco, meio lento e gago, porém ainda estava vivo! Razão da sua contumaz alegria. Era mesmo descendente de um conde argentino, que recebera o título pelo casamento com uma alemã, mas o Gaguinho fazia o tipo canalha-engraçado sem a menor cerimônia, e quando queria fazer com que todos rissem se passava por enfezado, falando palavrões gaguejados. A despeito da piedade carinhosa que despertava, era o mais ladino de todos.

As pedras foram embaralhadas e redistribuídas para uma nova partida. Olhando as pedras que escolheu e fazendo cara de desgosto, o negro velho e malandro, que parecia mesmo um charuto, coçou a calva dos cabelos crespos e brancos e tornou a implicar com o Bacalhau: Mas peralá, voltando à vaca-fria, ô Bacalhau, a gente estava falando de mulher boa, né? — O outro confirmou com a cabeça — Então você disse que a sua era a melhor, mas não explicou o porque... Mas eu disse, “seu” Charuto... Não, você usou de propósito uma palavra que, pelo jeito, ninguém entendeu, ou fez que entendeu... — O Herculano sorriu e o Gaguinho também queria entender, o Charuto insistiu — Vamos logo, Baca, explica isso aí que ela é, que agora todo mundo quer saber...

O Bacalhau se fez de rogado e, aproveitando a passagem por perto do garçon pediu mais cerveja. O Gaguinho arriscou: Ele qui-quis dizer que ela é fa, fa-fa-ladeira... Nem pode, Gaguinho — Replicou o Herculano com um risinho sarcástico — Nem tem como... As jogadas se sucediam e, alheio ao falatório, o velho Charuto não tirava os olhos do Bacalhau, cismou que o pegaria de gato ainda naquela tarde. O Gaguinho arriscou outra: Então só, só pode ser pó-porque na hora a, ‘aaaa-ga’ ela fa-falha – Disse escondendo o olhar por detrás das pedras que tinha nas mãos... Dessa vez todos os demais acharam que não podia ser e caíram juntos numa grande gargalhada. O velho negro fechou o jogo, mas foi o Gaguinho quem anotou numa papeleta o traço correspondente àquela partida (ou pelo menos fez que estava anotando), porque todos riam muito ainda. Enxugando as próprias lágrimas com o dorso da mão, o Herculano explica: Não, senhor conde, nesse caso ela seria ‘fa-falhófaga’ – Mais risadas... E voltaram a uma nova partida. No momento mais decisivo desta partida, na sua vez de jogar o Bacalhau pôs seu dominó na mesa com algum barulho, fazendo um gesto discreto, mas que não escapou ao olhar e aos ouvidos atentos do Charuto. Ó, ‘seu’ Baca, pode parar... Que foi Charuto?... Eu vi, tu ta fazendo sinal com a pedra pro Gaguinho, ta pedindo o carroção do terno pra tu ficar batido... Eeeeuuu? Ocê ta bebo, eu nem to vendo terno aqui... Ah, não né. Então eu vou esperar até esse terno aparecer, porque se o terno com a ás não ta na mesa tem que estar na mão de alguém, e se estiver na tua eu vou te botar no lixo – Prometeu o negro, convicto de que dessa vez pegaria o Bacalhau de jeito. Compreendendo o verdadeiro sentido da expressão usada pelo Charuto, o Herculano completou com sarcasmo: Baca, meu camarada, vai abrindo o teu olho, porque o Charutão aqui escolheu você pra botar no lixo, e eu acho que você não está em condições de sair correndo não...

Novamente foi a vez do Bacalhau, mas ele não se mexeu. Os segundos passam e ele não se decide, olha para o jogo e para as pedras na sua mão diversas vezes, porém nada de colocar uma pedra na mesa. O charuto se esforçou para parecer irritado, coisa impossível de se imaginar para quem o conhecesse, e exigiu que o outro deixasse os demais jogarem. O Bacalhau ouviu impassivelmente. Sabendo que a dupla que perdessem mais uma partida perderiam também o jogo e teriam que sair da mesa, Herculano pôs lenha na falsa fogueira do seu parceiro, aproveitando-se do seu potente timbre de voz: Ta fugindo da charutada, né. Mas não vai adiantar, ou você joga ou levanta da mesa e deixa os outros jogarem... Pressionado, o Bacalhau acabou por ceder, mas não sem antes fazer também a sua cena, olhando desafiadoramente com os seus olhos baços e estreitos para os dois adversários, tentando fazê-los crer que tinha duas pedras válidas naquele momento. Mal o Bacalhau acabara de deixar a sua pedra na mesa, imediatamente e com um sorriso largo, cheio de dentes amarelados sob o bigode grosseiro, o Herculano Fraga fechou as duas pontas em ternos, e o Charuto deu um tapa na mesa de satisfação. Agora era a vez do Gaguinho, e ele tinha a impressão de que todos os olhares da praça e das janelas dos edifícios em volta estavam esperando impacientemente pela sua jogada. Tentou pensar em uma saída para impedir que jogassem seu parceiro aos urubus. Mas não havia. Estavam todos prestando atenção e, naquele momento, não seria possível usar uma trapaça sem que a percebessem. Expirou todo o ar do seu pulmão frágil e num gesto de desânimo jogou o tão esperado carroção de ternos sobre a mesa, sem a gentileza de encaixá-lo em uma das pontas. Na sua vez, o velho negro apontou o dedo indicador grande e cheio de nós para o Bacalhau, “Sua hora ta chegando, meu neném...”, e estendeu a mão para encaixar a sua pedra. A chegada do garçom com a cerveja não interrompeu a risada geral provocada pelo alerta do negro, mas quando o rapaz estava servindo Bacalhau fingiu se acomodar no banco, e assim fez com que o garçom derramasse cerveja no colo do Charuto. O negro deu um pulo ágil mas inútil para trás, reclamou, chamou o adversário de desastrado, porém não demorou para que voltassem ao jogo, que estava no seu clímax. Mas assim que recomeçaram chegou a vez do Bacalhau, que disse apenas “passo”. O Herculano foi o primeiro a escapar da surpresa: Como “passo”? A gente sabe que você pediu o terno, agora vem com essa de “passo”...
Mas eu não tenho terno aqui, uai. O que você quer que eu faça, Herculano?... – O Bacalhau tentou se justificar. Todos se entreolharam, procurando uma pista para entender o que estava acontecendo ali.
Determinado a pegar o Bacalhau, o negro levantou-se e fez com que ele abrisse as mãos. Todos viram que nelas faltava uma pedra. Então, afastando as pessoas da roda para procurar a pedra que faltava pelo chão da praça, para sua surpresa e dúvida o Charuto se viu diante da Marilda, e aos pés desta a tal pedra. Sem saber ainda o que estava acontecendo no jogo, a mulata respeitosamente agachou-se para pegar a pedra e entregá-la ao velho negro, que assim sentiu-se embaraçado. Até um segundo antes queria provar que o marido dela era um trapaceiro safado, mas agora já não tinha certeza de que devia fazer isso. Sentindo a tensão provocada pela chegada inesperada da Marilda, o Gaguinho quis fazer uma graça para descontrair: Ó, “se-seu” Baca, chegou a fa, fa-falófaga... A mulher não entendeu, mas sentiu-se convencida de que não devia ser coisa boa e foi logo dando a cara emburrada: Quem é o que aqui, “seu” moço?... O Bacalhau não movia nem um dedo, quietinho, com o pescoço já enterrado no tronco. E o conde, deveras assustado, quis se eximir de qualquer culpa: Sei não, dona Maaa-marilda. Quem fa-falou foi aqui o seu, ma-marido Baaa-baca!

A Marilda até costumava dar uns tapas no Bacalhau, de vez em quando. Porém achava que isso fazia parte da privacidade deles, e não julgava aceitável que sequer o tratassem de “babaca”, ou de qualquer outra forma pejorativa. A perder tempo explicando a sua intenção inocente, o Gaguinho preferiu levantar-se, e se preparar para correr o quanto pudesse. E a mulata já ia dando a volta na mesa, na sua direção. Peraí, dona Marilda. O seu marido aqui ta roubando no jogo. Essa pedra que a senhora pegou no chão bem ali, foi ele mesmo que deixou cair de propósito... – O Charuto argumentou. Conhecendo bem o próprio marido e sentido-se na condição de ser respeitosa para com a severidade do negro octogenário, a mulata estancou por um instante, até decidir o que fazer. Herculano tentou dar um jeito no aperto do amigo Bacalhau: Pode deixar, a gente já conhece esse pilantra e gosta dele assim mesmo... Mas a Marilda não quis saber de conversa, pegou o marido pelo cotovelo e foi puxando aos trancos, dizendo que queria ver se a pilantragem dele funcionava em casa. Não houve quem conseguisse ficar sério.

Fim de confusão, o Charuto pediu ao Gaguinho a papeleta de marcação dos pontos: Gaguinho, passa a papeleta e deixa a outra dupla sentar na mesa... Mas a paaa-partida não te-terminou! -- O conde protestou. Como não? – Herculano quis ver o rasgo de papel – Só faltava uma, o seu parceiro roubou, o ponto é nosso... Pooo-pode ver bem aí na, na paaa-pa-pa-peleta que ainda fa-falta uma paaa-partida!... Falta nada não, seu conde canalha! Eu estou contando desde o início. Você deixou de anotar aqui a batida do Charuto... Eee-euuuu?... Você mesmo, com esse seu jeitinho de pobre coitadinho, seu Gaguinho, sei que é o maior larápio... O Gaguinho pretendia rechaçar a acusação do Herculano, mas como todos em volta riam com certeza concordavam, e o jeito foi rir também. Para não perder a dignidade ponderou, para delírio dos demais: Ora, aaamigo, se eu não tenta-tasse, como podia saaa-saber se você presta aaa-tenção no jo-jogo?

Foto de Samoel Bianeck

O MUNDO NOS IMPÔS O ERRO ZERO.

O MUNDO NOS IMPÔS O ERRO ZERO.
...e Parreia aceitou. Em altos brados falou a imprensa; aos sussurros soprou na orelha de seus jogadores – precisamos do erro zero.
Seu medo de errar dominou o ambiente e todos se olhavam e conscientes ou não, transmitiam a palavra - ERRO ZERO. A imprensa já sabia e também começou a cobrar - o erro zero. Olvidava o Parreira que estava distorcendo todos os princípios do conhecimento para se obter um resultado - onde a criatividade é a base do sucesso. O com o medo de errar veio o advento do fracasso. O temor de ter que ariscar; passar a bola ou driblar – driblar o adversário e entrar com bola e tudo. Escolheram o erro zero; passar a bola ao colega que estava perto, mesmo para o detrás – sabia ele que o erro zero estava seguro. Com medo de chutar e errar - não chutaram. O erro zero no inconsciente dos jogadores não os permitiram sequer que chegassem a cobrança de pênalti. O medo de errar um pênalti, o medo de não poder pegar um chute.
Parreira devia saber que não é só em futebol que, erro zero e a obrigação do “perfeccionismo” é a ancora pesada que puxa a criatividade para o abismo - onde se sepultam as inovações. Seria injusto se neste tema não citasse Bill Gates que disse: “Em toda empresa precisa ter alguém que não tenha medo de errar”. E em zero; seria omisso se não citasse Lula e seu “fome zero” que todos sabem que é utópico em um prazo tão curto e de sua promessa podemos ver - um pouco de esmola mil. É lamentando que um povo como o Brasileiro tenha passado por mais esta decepção. Suplicamos aos deuses da sabedoria que nos permitam mais – até errar com inteligência. Que nesta linguagem binário do nulo e do não, na fome e no futebol, chega de Zero, ou então – sempre ficaremos nele e os “franceses” no (1) um.
Escritor: Samoel Bianeck – Balneário Camboriu – SC - samoel@apraia.com.br

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