Estatística

Foto de Ivone Boechat

A Escola de Cristo e a escola dos homens

Hoje, fala-se na educação moderna, discutem-se leis e métodos que poderiam socorrer os "cansados e oprimidos" da escola dos homens, todavia, os especialistas da educação se esqueceram de estudar e analisar a estrutura e o funcionamento da escola que Jesus propõe à humanidade.
O Serviço de Orientação Educacional tem funcionado, na maioria das escolas, como delegacia de polícia, para onde são encaminhadas crianças com problema; depois, por falta de pedagogia, são transferidas, expulsas, discriminadas, reprovadas e registradas no rol da evasão.
Cristo fez tudo diferente.
Certa vez, o Mestre estava na Galiléia e as crianças, como sempre o rodearam, porém, os discípulos (agentes de disciplina) ficaram preocupados e começaram e levá-las para longe. Só que foram severamente advertidos: "Deixai vir a mim as crianças" (Lc. 18:16).
O conselho de classe geralmente consiste no encontro periódico do corpo docente para "avaliar" o desempenho dos alunos na aprendizagem. É um julgamento apressado. O aluno é culpado por todo tipo de fracasso. Só ele falhou, só ele mora longe, ele é mal educado, não se interessou e não aprendeu. Sob a batuta de "especialistas", vem o resultado, ano após ano: reprovação em massa. O réu é condenado e, se algum professor "bonzinho" erguer sua voz em defesa, quase é massacrado:
- Assim a educação não vai pra frente!
- Você vai aprovar todo mundo?
Cristo fez diferente.
Um dia, Ele estava no templo, ensinando, quando "professores, escribas e fariseus" lhe trouxeram uma aluna que havia cometido uma falta grave. Já haviam realizado o conselho de classe entre eles e resolveram reprová-la. Uns citavam artigos da Lei de Moisés (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), outros alegavam seu comportamento, porém queriam ouvir a palavra final do Mestre. Perplexos, viram quando Ele se dirigiu não a eles, mas a ela: "Vai e não peques mais" (Jo. 8:11).
Jesus criou o conselho de classe para avaliar o processo educacional, onde destaca, sobretudo, o professor. Isto ficou muito claro, principalmente, no dia em que se colocou no meio de seus discípulos e perguntou: "E vós quem dizeis que eu sou?" Estava criada a auto avaliação.
Nem seria preciso dizer, mas a gente diz que o sistema de recuperação que se implanta por aí não recupera. Na Escola de Cristo é diferente. O aluno Pedro estava em recuperação e o Mestre preparou um teste oral, com apenas três perguntas:
- Pedro, amas-me?
- Senhor, tu sabes que te amo.
- Pedro, amas-me?
- Senhor, tu sabes que te amo.
- Pedro, amas-me?
- Sim, Senhor, tu sabes que te amo.
Foi uma prova duríssima, mas Pedro foi aprovado e ainda levou o dever de casa: "Apascenta minhas ovelhas" (Jo. 21:16). Jesus criou a recuperação para recuperar o aluno e não a nota. O aluno recuperado recupera a nota!
Os estudantes da Escola Profissionalizante de Cristo saem habilitados como "pescadores de homens". Líderes para atuar em todas as Eras.
O problema da evasão é tratado com muita firmeza: "Qual de vós é o homem que, possuindo cem ovelhas, perdendo uma delas, não deixa noventa e nove no deserto, e não vai após a perdida, até que a encontre?" (Lc.15:4). Jesus orava preocupado com a estatística de um aluno perdido na turma de 100. E nós? De cada 100 alunos matriculados na 1ª série do Ensino Fundamental, somente oito chegam ao Ensino Médio.
Jesus se mostrou preocupado não só com alunos perdidos, que abandonam a escola, ao contar a parábola dos que se perdem dentro da escola: "varrer a casa, buscando-o até encontrá-lo" (Lc. 19:5).
Quem fundou a obra educacional de recuperação dos meninos de rua foi Jesus (Mc. 9:42). Ele criou também o Centro de Estudos Supletivos. Havia aulas durante todos os dias da semana: manhã, tarde e à noite. Zaqueu, chefe dos publicanos, cobrador desonesto de impostos, fez sua matrícula de cima da árvore e começou a estudar, naquele mesmo dia, em casa (Lc. 19:5). Nicodemos, príncipe dos judeus, preferiu estudar à noite, levando no caderno de anotações as suas dúvidas. Após a primeira aula, levou a resposta de tudo e uma advertência: "Tu és mestre em Israel e não sabes estas coisas?"
Na Escola de Cristo, estudavam ricos e pobres. Quando fundou a Educação Especial, após a aula, curou a todos. Não temos esse poder, todavia, temos o dever de respeitar os deficientes físicos e também a obrigação constitucional de fazê-los parte integrada do sistema educacional (Mt. 15:31-32). Estava criada a educação inclusiva.
E a merenda escolar? Basta ler a narração bíblica da multiplicação dos pães para responder a pergunta. Todas as vezes que o Mestre ministrava suas aulas, ele mesmo providenciava a merenda (Mt. 14:17; Mt. 15:36; Lc. 15:32).
Jesus sempre trabalhou em equipe, não fazia o que os discípulos podiam fazer. Em Betânia, choravam pela morte de Lázaro e ele mesmo chorou, quando chegou à cidade. Seguido por grande multidão (suas turmas eram enormes), foi visitar o túmulo, mas uma pedra o impedia de ver o aluno-defunto. Com seu poder, bastava ordenar e a pedra se tornaria pó. Não. Preferiu trabalhar em equipe: "Tirai a pedra" (Jo 11:39).Jesus sempre fazia a chamada. Dentro do cemitério, se não fosse feita a chamada nominal do aluno Lázaro, seria uma ressurreição em massa: Quem deveria “sair para fora?” Sairiam todos!
Na prova final de Pedro, Jesus lhe deu "cola" ao aluno. Ele errou a última questão: cortou a orelha do centurião romano. Não foi reprovado nem ficou em recuperação. Continuou na Escola, porque o Mestre sabe que o erro é pedagógico.
Quem foi que criou módulos para o ensino à distância? E os módulos foram escritos pelos próprios alunos, Mateus, Marcos, Lucas e João, observando o universo vocabular...
O alunos da Escola de Cristo são tratados com justiça e igualdade. Judas que tanto lhe perturbou o magistério não foi expulso nem transferido: estudou na sua escola até o fim.
Cristo implantou a inclusão digital: "Pedro, tudo o que ligares na Terra será ligado no céu." Providenciou a globalização do ensino: "Ide por todo o mundo"... para que os homens se religassem na Internet divina e navegassem na mídia celestial: fé@graça.comJesus
A palavra rede (web) “hoje” é ultra moderna, todavia, Jesus a usou como palavra chave na Sua Escola e deu aula aos discípulos de web: “Lança a rede para o lado de lá”. Ou seja, para o lado do Bem.
Ao criar seu twiter, olhou para Pedro e disse-lhe: segue-me. Hoje, o Mestre tem milhões de seguidores ao redor do mundo.

Ivone Boechat
Extraído do livro Escola Comunitária-4a.edição-Reproarte-Rio 2004

Foto de Rosamares da Maia

MENINO DE PERIFERIA

Menino de Periferia

Sonhando sonhos de menino-homem,
Dorme obscuro nas noites das periferias,
Cama de papelão e lençóis de jornal,
Pesadelo em cada esquina feia e fria.

Mas um menino tem o direito de sonhar!
Precisa de estímulos para sonhar – filosofia.
E não deve chorar porque foi ignorado,
Chamado Homem de segunda classe.
Substrato de pó de trac, de pó e crack.

Políticos pedem verbas, acusam, apelam,
É preciso muito para salvá-lo da perdição!
Resgatá-lo das drogas, de ser soldado!
Mas ele é somente um número, mais um,
Consolidando a estatística da miséria.

Construímos cadeias para a ressocialização.
Não sonhamos os sonhos da educação,
Dos meninos de barriga cheia e limpa
Da Fome pacificada, sono sem sobressaltos.
Dos meninos com cadernos nas mãos.

Um Homem tem direito a sonhos mínimos,
Foge, viaja na sua forma de respirar liberdade,
Reencontrar e resgatar a sua dignidade,
Varrida para baixo do tapete, no lixo comum.

Se ele for subproduto da mestiçagem,
É pardo? Certamente sem boa expressão.
Sua fé será medida, sua alma será pesada.
Quanto vale? Sem tradição. Quem dá mais?

Finalmente realiza sonhos na cela trancada,
Fundas verdades, no fundo, bem caladas.
Fome, preconceito, abandono, omissão.
Para a sociedade, não é nada, nunca foi nada.

Ele não será nada, só mais um elemento.
Mais um, que não soube ser cidadão.
Sonha menino. Capricha na dose,
Até uma over dose. Liberdade menino!
Sua alma está pacificada sua fome é pacifica.
Liberdade passiva - Já não podes respirar.

Rosamares da Maia
22/11/2005
Monografia – Puc RJ

Foto de Fernanda Queiroz

Vídeo Poema

Bons tarde amigos poetas.

Tarde de domingo ensolarado em muitos Países e Estados deste continente.

No Brasil, mês das férias escolares, passeios em família, colônia de férias, viagens ou apenas tempo de descansar e renovar tuas forças.

Aqui em nossa casa de poetas, sempre é tempo de compor, de deixar jorras no papel o sentimento que nos invade a alma.

Como todos já sabem, poema de amor hoje é divulgado no maior portal internacional do mundo, isto para nós é uma grande conquista, é levar nossos poetas além das nossas portas, é vê-los em vôos rasantes sem deixar de ser o complemento de nossas páginas.

Há muito tempo tivemos cadastrado em nossa estatística a galopante visualização que os vídeos postados em nossas páginas adquiriam a partir de nosso navegador.

Isto porque nossos tags hospedam os maiores números de palavras que contém os poemas, fazendo-nos constatar que os vídeos são um divulgador ágil e eficaz do poeta-poesia, na imensidão de conteúdos que disputam o ranketing na internet.

Fazer um vídeo é um trabalho para talentosas pessoas que além de escrever, conjuga esta especialidade a imagens e sons que unidas fazem toda a diferença em um poema.

Já faz um tempo que fiz uma proposta a uma de nossas poetisas que decora com louvor nossas páginas. “Enise Lilases”

Anunciando aqui, a tua prestação de serviços a todos os poetas que desejarem ter um poema teu dimensionado em vídeos.

É preciso dizer também que a taxa que a mesma colocará em teu trabalho é somente da montagem para divulgação na mídia on line, visto que é adornada por som, musicas as quais já existem patentes registrados onde não se permite comercialização.

É mais uma bandeira que se levanta em nosso site, nosso interesse é que vocês poetas alcance sempre o maior patamar levado pelo nosso site.

Grande abraço a todos

Fernanda Queiroz

Foto de Graciele Gessner

Timbó e Suas Belezas. (Graciele_Gessner)


Inicialmente, estou mudando o foco dos meus escritos e dando vazão à história e a cultura de uma cidade conhecida como a “Pérola do Vale”, a cidade de Timbó que fica no estado de Santa Catarina.


Timbó é uma cidade em pleno desenvolvimento, também escassa em mão de obra qualificada. Em muitos casos necessita urgentemente de profissionais de outras cidades/estados. Sem falar da vida no campo, em que corresponde 15% da população. A cidade tem mais de 30.000 habitantes em seus 15 bairros distribuídos, são eles: Araponguinhas, dos Estados, Padre Martinho Stein, Fritz Lorenz, Industrial, Quintino, Vila Germer, Centro, Pomeranos, Imigrantes, Dona Clara, Tiroleses, das Capitais, das Nações e São Roque.


A cidade de Timbó esconde valiosas fontes, riachos e campos. A população é ainda regada de tradições do passado, rica de culturas e costumes. Porém, a população da área rural anda optando em dividir suas atividades entre a indústria e agricultura. E para que todos saibam o transporte mais utilizado por aqui é a bicicleta; eu faço parte desta estatística “ecologicamente correta”. Contudo, hoje apresento um pouco da cidade que moro, alguns pontos turísticos deste verde vale cercado de montanhas.


Começo pelo Jardim Botânico, um lugar perfeito para andar de bicicleta, caminhar, ler, ou simplesmente fazer um piquenique. Local de grande área verde, com lagos “chocolates” por causa da cor; tem quiosques com churrasqueiras que permite momento família ou entre amigos, e as trilhas para atividade física. Eu particularmente, gosto do lugar!


Outro local com atrações é o Morro Azul, além de ter um caminho com curvas sinuosas, podemos ver casas típicas e centenárias em seu estilo enxaimel. Dizem que o local é o ponto mais alto de Timbó, com seus 758 metros de altitude. É um local que permite uma vista espetacular.


Falando em altitude, não posso deixar de mencionar o Morro Arapongas com seus 470 metros de altitude, onde também podemos ter a visão completa da cidade de Timbó e concluir como a cidade está evoluindo. Apenas um detalhe, é um tanto restrito o acesso, é uma subida íngreme, exigindo uma caminhada de 45 minutos a 1 hora. Ou então, se você for um motorista aventureiro e sortudo consegue subir com automóvel ou moto.


Bem, quanto a museus é o que não falta por aqui. Temos o Museu da Música onde estão expostos mais de 200 instrumentos. Para o orgulho de muitos timboenses (eu penso), tem também o Museu Casa do Poeta Lindolf Bell preservando obras de arte, um completo acervo deste poeta timboense.


No entanto, falar de Timbó exige mencionar o ponto referencial da cidade. Estou falando da Thapyoka que é restaurante, choperia e danceteria. Lugar certo para encontrar amigos! Além disto, ao redor tem a represa do Rio Benedito, construída por imigrantes alemães e tem a ponte que liga as margens do rio. Para completar, tem uma figueira enorme na praça, a conhecida “Figueira Centenária”. Querendo mais informações é só ir ao Museu Casa do Imigrante que fica ao lado da Thapyoka. Vale à pena conhecer...



26.01.2010

Escrito por Graciele Gessner.


*Se copiar, favor mencionar a devida autoria, Obrigada!


  • Fonte: Baseado no guia turístico de março/2006.

  • Foto de Luciana Magalhães

    Roubaram minha infância

    Roubaram o brilho dos meus olhos
    O segredo da minha alegria
    Roubaram minha vontade de amar
    Minha memória está vazia.

    Hoje faço parte de um todo
    Mas eu não mato nem tão pouco roubo
    Porém sou um número a mais
    Sou órfão dos meus pais

    Faço parte do cinza do céu
    Do nublado da vida
    Das enchentes que inundam as ruas
    De uma estrada sem divisa.

    Sou a prova viva da miséria
    E se meus olhos já não dizem mais nada
    O meu peito ainda sente a vida
    Será que existe dentro de mim uma saída?

    Pele castigada pelo sol
    Corpo franzino de um menino
    O peso da realidade sob meus ombros
    E pés calejados pelo trabalho

    A infância que me faz fraquejar
    Meu desejo que renega onde estou
    Um trabalho imposto pela fome e pelo medo da morte

    Janelas abertas aprisionadas pelo medo
    Carros blindados e refrigerados
    Minhas palavras ignoradas, são ditas em vão
    Somos os monstros da população.

    Tem menino bem cuidado
    Sentado do outro lado
    Feliz com a vida que tem
    E eu aqui nesta vida de ninguém.

    Não é fácil entender esta estatística
    Que nos faz personagens do lado errado da vida

    Quero de volta meus chinelos
    Quero agasalho para me aquecer
    O coração que me arrancaram do peito
    Barriga cheia para me satisfazer
    E se possível, devolvam meus sonhos
    Para que eu possa voltar a viver!

    Foto de diana sad

    sorriso interior

    Vou ironizar meu próprio cansaço
    Rir de todos os abusos cometidos
    ás leís do mundo
    O antigo mundo
    Que existia essas mesmas feridas
    A diferença era como se doía
    Vou deitar e sentir o cheiro sinistro dessas velas
    Para o mundo novo
    A consagração de tudo o que é lixo
    Nossa receita esperar a poeira baixar
    Como se nada agredisse a mística da nossa "doce" rotina

    Meu sorriso interior
    Quardo no meu peito sofredor
    Escondo de mim mesma minhas armas
    Meu sorriso interior
    Que morreu de tanta dor
    Meu sorriso interior
    Que canta metáforas imbecís
    Para esquecer de tudo que é tristeza
    e lembrar que é feliz...

    Entrar na querra e vencer
    Inimigo declarado pode estar do seu lado
    Bate o martelo
    O júri é rigoroso e sério
    Muitas vezes você nem sabe como se defender
    E o teu sangue na primeira página
    Você se resumi a nada
    Mais um para estatística
    Não sei mais doque vale nossa vida!

    p.s: inspirado no poema de cruz e souza, "sorriso interior"

    Foto de diana sad

    sorriso interior

    Vou ironizar meu próprio cansaço
    Rir de todos os abusos cometidos
    ás leís do mundo
    O antigo mundo
    Que existia essas mesmas feridas
    A diferença era como se doía
    Vou deitar e sentir o cheiro sinistro dessas velas
    Para o mundo novo
    A consagração de tudo o que é lixo
    Nossa receita esperar a poeira baixar
    Como se nada agredisse a mística da nossa "doce" rotina

    Meu sorriso interior
    Quardo no meu peito sofredor
    Escondo de mim mesma minhas armas
    Meu sorriso interior
    Que morreu de tanta dor
    Meu sorriso interior
    Que canta metáforas imbecís
    Para esquecer de tudo que é tristeza
    e lembrar que é feliz...

    Entrar na querra e vencer
    Inimigo declarado pode estar do seu lado
    Bate o martelo
    O júri é rigoroso e sério
    Muitas vezes você nem sabe como se defender
    E o teu sangue na primeira página
    Você se resumi a nada
    Mais um para estatística
    Não sei mais doque vale nossa vida!

    p.s: inspirado no poema de cruz e souza, "sorriso interior"

    Foto de Fernanda Queiroz

    Entrevista a Miguel Duarte - 2ª Parte

    Bem a segunda parte da entrevista caiu das nuvens, ou seja no copiar e colar.
    Discursando em Madrid, no II Congresso Federal de Madrid do Centro Democrático Liberal
    Miguel Duarte, presidente do Movimento Liberal Social fala não somente de ideais políticos, como também em uma junção progressistas dos Países que buscam na liberdade a igualdade sem máscaras democratas
    Participante de vários fóruns onde luta contra a diferença social, legando a esta, a responsabilidade do fator básico; que fez crescer nos últimos anos as estatística claras em muitos âmbitos onde a mesma se acentua.
    Miguel Duarte classifica prioridades, onde busca e acredita no direito de escolha de cada um , onde os deveres das entidades privadas de solidariedade social, devem atuar em todo e jamais em pontos isolados.
    Parabéns Portugal, parabéns Portugueses, pelo berço e irmandade de um Líder que não mede esforços em busca das conquistas prol a tua cidadania de igualdade social.
    Parabéns Miguel, pelo idealismo, coragem e luta, em dar a melhor de si, por um mundo melhor.
    Grande abraço
    Fernanda Queiroz

    Foto de Vera Silva

    Mendiga

    Quando a noite cai sobre mim
    Deito-me envolvida pela escuridão,
    Tapada com o manto das estrelas,
    Contemplando a lua com emoção.

    No meu rosto, o véu da melancolia,
    Com lágrimas que correm perdidas…
    Sou apenas mais um número,
    Estatística de pessoas esquecidas.

    Quem passa, finge que não me vê,
    Sou vagabunda transparente…
    Se tenho fome ou sinto frio,
    A todos é indiferente.

    Sem roupa decente para vestir,
    E mais parecendo um espantalho,
    Ninguém me abre uma porta,
    Como vou eu arranjar trabalho?

    De dia ando pelas ruas,
    Pedindo, com um pouco de esperança,
    Sendo animada por vezes
    Pelo sorriso de uma criança.

    Já um dia fui feliz
    E passei pelos outros sem os ver.
    Mal sabia eu que me esperava
    Ficar na rua, tudo perder...

    Foto de itamar

    mundo vício

    Um céu azul.....
    claro, no amanhecer....
    Escuro no entardecer........
    O dia começa bem
    mas termina mal.

    Vida nova, criança..
    ingênua no começo..
    safada no final,
    a vida começa bem
    mas termina mal.

    A noite passa,
    outro céu chega,
    outro azul,
    e a vida que se foi
    jamais retornará.

    começa com choro,
    vive em agonia,
    mas ao ir-se daqui
    põe-se de novo a chorar
    disposta a ficar.

    Ah! Mundo! Vício!
    viver não se cansa..
    sofrer não se cansa...
    pra viver vai correndo ...
    mas para morrer caminha devagar.

    Qual seu segredo?
    No que se consistes?
    A todos se torna um fardo,
    mas do qual
    ninguém quer se livar.

    Enquato respira...
    vegetativo ou não...
    canceroso ou não....
    desgraçado ou não...
    a alma não se desgruda.

    Quer sua sobrevivência
    para voltar a ser desgraçada..
    um cão sem dono...
    amarrado no mundo
    vivendo na transparência.

    Ah! Mundo! Vício!
    viver não se cansa..
    sofrer não se cansa...
    pra viver vai correndo ...
    mas para morrer caminha devagar.

    Qual seu segredo?
    no que tu consistes?
    nesta globalização
    viver é um mal comum..
    uma maldição.

    Ser apenas um número...
    virar estatística...
    estar no meio da multidão
    sem luta, sem honra,
    sem dinheiro, sem vergonha.

    padecer a vida,
    existir por viver,
    a conquista acabou,
    não foi eu quem disse....
    foi o dinheiro quem ditou.

    Subscrever Estatística

    anadolu yakası escort

    bursa escort görükle escort bayan

    bursa escort görükle escort

    güvenilir bahis siteleri canlı bahis siteleri kaçak iddaa siteleri kaçak iddaa kaçak bahis siteleri perabet

    görükle escort bursa eskort bayanlar bursa eskort bursa vip escort bursa elit escort escort vip escort alanya escort bayan antalya escort bayan bodrum escort

    alanya transfer
    alanya transfer
    bursa kanalizasyon açma