Desonestidade

Foto de camilaalp

7º Concurso Literário - Horas Mortas

Onde estamos nós nesse turbilhão de vozes que nos abraçam
Estaremos algum dia a salvo da nossa ânsia e indisposição
Quando por vezes são nossas fraquezas que nos separam
Nessa dança eterna de teimosia, linguagem habitual e aflição

Se não é o sol que queima ou a chuva que dificulta nosso trajeto
É a minha imparcialidade e a tua desonestidade que se contradizem
Mesmo sabendo que a esperança é o único caminho correto
Minhas mãos desgarradas de tuas carícias ainda se afligem

Lastimam-se meus olhos não querendo desviar-se dos teus
Pois se encontram acorrentados a tua beleza e abstracionismo
E mesmo no instante gélido de nosso inevitável e doloroso adeus
Relembro as horas mortas que reacendem nosso sincronismo.

Foto de silva R. L.

Plágio Acadêmico

Ao ingressar no meio acadêmico, o estudante é submetido a trabalhos e pesquisas científicas que avaliam seu desempenho, mas, em muitos casos, o educando usa de artimanhas para promover-se copiando pesquisas prontas, com pequenas ou, até mesmo, grandes alterações. Isso é crime e chama-se PLÁGIO.

Depois da popularização da internet, que facilitou a realização de pesquisas de material para trabalhos diversos, começamos a perceber várias formas ilícitas usadas pelos alunos para ludibriar os professores. Mas se apossar de obras literárias não foi um fato iniciado com o surgimento da internet.

Desde a existência da forma publicitária da literatura científica, existe o chamado plágio, que é definido como “imitação fraudulenta de obras intelectuais, ocorrendo um verdadeiro atentado aos direitos morais do autor (escritor)”. Sendo assim, o educando que se utiliza desse artifício não só prejudica a si mesmo (por não estar estudando como deveria) como também ao autor da obra literária plagiada.

Nas universidades e faculdades do Brasil, o plágio ainda não é tratado como deveria. Alguns professores, quando detectam essa fraude, não aceitam o trabalho e dão uma segunda chance, deixando impune um crime contra a propriedade intelectual. Essa atitude revela uma acomodação acadêmica, onde professores, reitores e alunos contribuem para uma destruição do direito à propriedade literária, artística e científica.

Portanto, há necessidade de a sociedade em geral olhar mais atentamente para essa questão e punir o plagiário como manda a lei.

Referencias:
• O PLÁGIO NA PESQUISA ACADEMICA: A proliferação da desonestidade intelectual. Por Rodrigo Moraes (especialista em direito civil e professor da FSBA).
• COMO LIDAR COM O PLÁGIO EM SALA DE AULA. Encontrado no site www.universia.com.br, dia 05/02/2010.

Foto de Paulo Zamora

Veredas - Outras Reflexões

Veredas
Veredas são atalhos apresentados como momentos em nossas vidas. Quando simplesmente nos perdemos em nossos pensamentos revemos antigos momentos, como que recapitulamos e vemos o que antes não era possível; tal qual a mente que se retrocede; a imperfeição quer mostrar culpas e caminhos que naqueles instantes eram impossíveis de serem seguidos; mas que agora nos encara a possibilidade que teria sido melhor; mas é um engano gerado pela falsidade da imperfeição.
Quem é você? Quais são suas veredas? Firme o pensamento nas coisas lógicas e sensatas; por exemplo; que não mandamos no tempo, que jamais concordaremos com a saudade existente; e no entanto devemos ter a certeza de que os próximos momentos são puras responsabilidades nossa. O que fará ou como agir, vamos supor que você seja uma pluma, leve, sorrateira sendo levada pelo vento; mas que sabe pousar...
De tempo em tempo você quer entender o tempo, e como saber o porque de ter acontecido momentos tristes, perdas, e outros fatos conseqüentes; mas por que bate em você instantes de loucura; não se prenda ao impossível, não se olhe como que perpetuando sofrimentos; você não precisa; você ainda sabe sonhar e precisa disso.
O que você sempre acreditou jamais poderá perder o valor; porque a fé não contradiz realidades; é pura.
Percorrendo seus melhores momentos, seus melhores pensamentos, seus possíveis sonhos, enfim; a passagem significativa da vida; encontrará sempre mais uma razão, console o coração que pranteia em silêncio, talvez esperando um sorriso seu, capaz de afetar tal emoção e mudar o cenário existente nesse perplexo contraditório local em que uma emoção sabe a maneira de mudar tudo; inclusive colocar os pensamentos em seus respectivos lugares; recusar abertamente pensamentos e atitudes enganadoras. Volte a ser você mesmo...
Compreenda o melhor motivo, desfrute do ar que respira seguido de um coração que suspira; onde você está? Continue, as veredas são apenas atalhos para se chegar ao tão esperado lugar sonhado; uma luz acompanhará você diante de uma escuridão onde poucos irão notar as complexidades, e você usando o dom da fé saberá onde pisar, onde retribuir, onde concluir caminhos almejados.
As veredas existem; e agora esses atalhos em formas de momentos estão diante de você como simplesmente uma ponte; para ser atravessada. Não procure compreender as angústias, elas não precisam.
Olhe atentamente e veja as veredas à sua volta, dando sinais importantes; reclamando muitas vezes da sua falta de visão e mesmo assim não se afasta de você por qualquer motivo; a saber; você gera também um fruto que jamais viu; você tem causado boas impressões, tem ajudado nas belas mensagens, tem sonhado e levado seu sonhos a outros; isso é incomparável.
Por que se sentir sozinho? Por que pensar que jogar tudo para o alto vai ser melhor? Você vence todo dia, você soletra a vida calmamente e nem percebe quão grande é esta satisfação. Eu não sei se você entendeu tudo isso, minhas palavras, minhas formas filosóficas de pensar, mas de algo eu sei; que as veredas se apresentaram a você e mais ainda; você é o próximo campeão da vida.
(Escrito por Paulo Zamora em 29 de Março de 2009)

Como devemos nos comportar diante de algumas pessoas
Os que mais sofrem no mundo são aqueles que abraçam os problemas de todos; aos poucos querer resolver os problemas alheios passa a ser involuntário; porque a pessoa se sentindo responsável querer ajudar de qualquer maneira; seja pelo menos com uma simples sugestão, mas quer estar presente. É elogiável? As vezes; porque mesmo sem querer alguns quando passam a estarem obcecados esquecem dos seus próprios prazeres, até mesmo dos sonhos; é como se esse alguém ficasse de guarda, mas sabendo que daqui a pouco vêm informações precisas de que algum tipo de problema já esta acontecendo; e que somente ele sabe a solução; talvez até seja mesmo; porque existem pessoas mais evoluídas e equilibradas, capazes de resolverem tudo com maior clareza.
O tal envolvimento pode gerar uma culpa; tipo “ EU NÃO ESTOU SENDO FELIZ OU NÃO ESTOU CONSEGUINDO ALCANÇAR MEUS ALVOS POR CULPA DO FULANO OU DO CICLANO”; é como se sua felicidade fosse depender somente dos outros, é como perder a liberdade do espaço onde vive e deseja prosperar. Depois disso tudo ainda temos uma inimiga invisível, mas sensível e real; a depressão.
Sua maturidade fica em jogo; as pessoas irão começar a encarar você como alguém FORTE, CAPAZ DE TUDO E MAIS UM POUCO; QUE ENTENDE TUDO, COMPREENDE TUDO, PERDOA TUDO; E DEIXA A IMPRESSÃO DE QUE VOCE NUNCA PRECISA DE NIGUÉM PARA NADA. Que mentira; suas forças vão se acabando, você também precisa; mas sabe o que pode acontecer depois? As pessoas irão dizer que você vive reclamando, que quer mudar o mundo, quando simplesmente você está precisando de alguém assim como inúmeras vezes precisaram de você. E agora? Os julgamentos já não vão adiantar, você não vai mudar os pensamentos dos outros e ainda quando eles precisarem de você, ali estará pronto a servir de alguma maneira. É complicado.
Nada na vida deve nos impedir de sermos prestativos e bons para com todos; mas nós sem percebermos saímos da rota e nos entregamos sem limites; é certo que em muitos momentos não podemos negar ajuda; mas também não podemos ser responsáveis por tudo e por todos, mesmo porque sabemos que posteriormente receberemos as mesmas criticas; escutaremos o que não merecemos. Daí, lhe pergunto: COMPENSA? Sim; compensa, mas envolve sermos equilibrados, e infelizmente sabemos que existem pessoas que jamais compensarão todo aquele nosso grande esforço; se passar a vida assim, chegará um tempo em que sua vida ficará difícil; irá reclamar os cursos que não fez, os lugares que não visitou, finais de semana não aproveitados, isolamento; perca de expectativas; isso não quer dizer que você deva ser ruim; maldoso com as pessoas; isso não; entenda; toda pessoa é responsável de sí mesma; exceto as crianças; diríamos que outra vez volto naquele assunto relacionado em outros textos, que é DECISÃO e CORAGEM.
Você nunca vai conseguir salvar a todos, endireitar os outros, você não pode mudar ninguém, sei o que significa dar um bom conselho, tentar evitar maus entendidos; enfim, procurar evitar erros e defeitos; no entanto não se deve negar que suas atitudes falam alto; mas me diz; quantos aprendem com você? Amanhã quem sabe terá de explicar os mesmos assuntos para as mesmas pessoas; quem sabe isso seja o ano inteiro; você quem sabe. Infelizmente muitos necessitam de aprender com os tombos, e mesmo caindo muitos não se consertam. Você é do bem, eu sei que você é do bem; faça algo importante, deixe com Deus aquelas situações que aparentemente não são encontradas soluções. O assunto é complexo demais; muitos irão me criticar; mas podem, eu deixo; mas o importante é mostrar uma maneira cega de agir, e que qualquer um de nós pode estar envolvido perdendo a qualidade de vida.
A vida é cheia de problemas, sabemos desde quando no entendemos por gente; e nem por isso devemos viver somente deles, ainda mais somente dos outros, adultos; capazes de tomarem decisões importantes na vida; e que talvez dando a devida atenção saberá mudar conceitos e comportamentos; uma nova vida depende de você; é luta lidar com pessoas, ainda mais no ambiente familiar. Calmamente você vai entender as explicações devidas a você; qual seu sonho, seu caminho, seu destino; enfim; quem é você e porque deve mudar a maneira de ser, consolidando melhoras e melhores momentos. OS BONS REALMENTE SOFREM PELA FALTA DE COMPREENSÃO. Você não pode decidir o caminho das outras pessoas, bem se pudesse saberia que tudo seria diferente; mas não pode. PENSE NISSO.
(Escrito por Paulo Zamora em 02 de abril de 2009)

Responda sozinho
 O que é ser um bom filho?
 Como é ser um bom pai?
 Como é ser uma boa mãe?
 O que é um bom funcionário?
 Como precisa ser o bom amigo?
 Quais os frutos da honestidade?
 Quais os frutos da desonestidade?
 Como deve se comportar o bom empreendedor?
 Como você tem usado os pronomes de tratamento?
 Afinal, o que deseja melhorar em sua vida?
 Consegue numa analise necessária averiguar os pontos propícios a mudar?
 Como seu comportamento e sua maneira de ser tem afetado outras pessoas?

Algum treinamento
Use sua experiência de maneira positiva; já percebeu que assuntos negativos geram somente momentos negativos?
Negatividade é tempo perdido. Ofensa é tempo perdido. Você não precisará ser perfeito para manter bons relacionamentos. Nem tudo se deve comentar abertamente; seu caminho pertence a você; mesmo que não entendamos; os sentimentos são perfeitos (Gerados por Deus); isso nos faz capaz de levarmos uma vida menos aflitiva; com conversas francas e positivas, com brincadeiras sadias e respeito contínuo.
Limite às contendas.
Dê menos atenção aos que vivem falando irrefletidamente, podem causar grandes problemas.
Na verdade você não precisa carregar uma lista de regras e pessoas; lembre-se que possui defeitos e é imperfeito; por isso você precisa saber o que fazer e quando é mesmo o momento certo para isso. Isso é profundo e exige de nós. TREINAMENTO é preciso; é possível.
Pra que ser uma pessoa rude?
Por que fica achando sempre que as pessoas são inferiores?
Você não é o CENTRO DAS ATENÇÕES em todos os lugares que está presente; já olhou num dicionário o significado da palavra HUMILDADE? Elogios virão dos outros, você os conquista; mas nunca se auto-elogie, não pega bem; as pessoas vão achar isso feio; mas você poderá dizer que não está nem ai para o que os outros pensam; tudo bem, é conceito seu; mas se quer ser tão apreciado deverá passar boa impressão da sua personalidade. Desculpa; mas você não é o centro das atenções, você é um dos participantes do momento; com alguns destaques; eu sei; mas não necessitam de todas as atenções do mundo.
Use sua experiência de maneira positiva.
(Escrito por Paulo Zamora em 02 de Abril de 2009)

Quero compartilhar com você meus poemas e reflexões; adoraria receber um comentário seu para meus arquivos.

HOJE COLOQUEI NOVOS POEMAS E REFLEXÕES EM:

Acesse: www.pensamentodeamor.zip.net

Neste blog você pode baixar discos de poemas e ainda copiar qualquer um dos textos que gostar.

Meu orkut: Paulo Zamora
Comunidade: Um poeta de Três Lagoas MS
e-mail para contato: paulozamoracontato@bol.com.br

É UM TRABALHO REALIZADO COM MUITO AMOR E CARINHO.

GRATO.

Paulo Zamora 2009

Foto de Wilson Madrid

O VOTO BRASILEIRO

*
* ACRÓSTICO
*
*
O VOTO BRASILEIRO

O voto consagra ou sacrifica...

V emos no Brasil uma coisa interessante:
O povo faz do voto uma mercadoria de troca...
T er alguma vantagem individual é coisa fundamental,
O s vícios do egoísmo e do orgulho consagram a mediocridade...

B izarros são os resultados de todas apurações em variadas votações,
R esultando no sacrifício da qualidade de vida de tantas gerações...
A troca de favores é tão evidente que chega a ser imoral;
S e isso é coisa tão desonesta e hipócrita não faz mal...
I mporta a vantagem que o eleitor pensa que leva apenas para a sua toca...
L ixem-se a verdade, a honestidade, a arte, a competência e até a consciência;
E m compensação, consagrem-se a corrupção, a injustiça, a violência e a desonestidade,
I gnore-se o bem comum, menospreze-se o que for justo e eleja-se o mais farsante,
R ime-se poesia com confraria e democracia com burguesia e epilepsia...
O que importa é levar vantagem em tudo, certo? Errado! Meu voto não é teu! Fariseu!

http://www.sonhomusical.com/nacionais/geraldovandre/GeraldoVandre-TerraPlana(AA).mid

Wilson Madrid o Poeta Azul

Publicado no Recanto das Letras em 20/06/2008

Código do texto: T1042797

Subscrever Desonestidade

anadolu yakası escort

bursa escort görükle escort bayan

bursa escort görükle escort

güvenilir bahis siteleri canlı bahis siteleri kaçak iddaa siteleri kaçak iddaa kaçak bahis siteleri perabet

görükle escort bursa eskort bayanlar bursa eskort bursa vip escort bursa elit escort escort vip escort alanya escort bayan antalya escort bayan bodrum escort

alanya transfer
alanya transfer
bursa kanalizasyon açma