JARDIM DE ROSAS
A vida de forma alguma pode ser comparada a um jardim de rosas. Mesmo que fosse, a mais bela da flores, é cheia de espinhos e as perfumadas são as que têm os maiores espinhos e mais ponteagudos.
Querer ser rosa na vida sem espinho, é impossivel. Todos têm espinhos que podem machucar, ferir a quem os quer, a quem lhes tem afeição.
Como num jardim, a vida tem vários tipos de flores, rosas, jasmim, begônia das mais diferentes espécies; tem as folhagens, todas muito belas, mas tem também, ervas daninhas; que têm que ser arrancadas bem fundo pela raiz, pois senão se multiplicarão, tomando conta de todo o jardim e sufocando as plantas mais frágeis. Ao colhermos, principalmente, as rosas precisamos evitar seus espinhos.
Seriam os espinhos e as ervas daninhas , nossos desgostos, aflições, incertezas, as nossas angústias, tristezas, saudades e também a nossa solidão.
Se em nossa vida não dominamos nossos espinhos e ervas daninhas todos esses sentimentos nocivos a uma vida plena dominarão nossas atitudes, nossas reações e acabamos perdidas sem saber o caminho certo a seguir.
Temos que dosar até que ponto podemos chegar para alcançar um objetivo, um sonho, um desejo, mas não a ponto de virarmos uma flor murcha, um arbusto sem folhas e flores, corroídos pelas pragas, as ervas daninhas da vida.
Primeiro de tudo, devenos nos lembrar que se não agradamos a todos, o que é simplesmente impossivel, temos quem nos dá importãncia, sente nossa falta, nos gosta e para essas pessoas somos importantes, até que seja para um animal de estimação, nossos melhores amigos. que tanto precisam de nós.
Se não formos necessárias, indispensáveis para quem amamos, descartávesis, podemos ser para alunos, clientes, amigos, familiares.
Insistir no que não tem volta, é arrancarmos nossas raizes como se fôssemos ervas daninhas e não perfumadas rosas de belo jardim. Todas queremos ser rosas, belas rosas no coração de alguém, mas se não é possivel, devemos lembrar que para tudo há um limite e temos que decidir o que desejamos ser na vida.
Essa difícil decisão é o X do problema; o ápice da questão.
Pensar e decidir,,,ter a coragem de enfrentar o que vem pela frente, dando-se o devido valor, como a mais bela e perfumada rosa de um lindo jardim!...
naja
Comentários
DIRCEU / ANDARELA
Eu gostaria de ter lido este expressivo texto antes de escrever minha poesia que dediquei a todas as poetisas deste site, que considero-as também como musas, diante do que nos inspiram a escrever.
Gostaria que você como estudiosa e poetisa, desse uma olhada e até fizesse algum comentário, pois na mesma linha daquela acabei escrevendo outras sobre rosas, tal como ROSAS FORMOSAS e PERFUMADAS, MINHA FLOR, Bom dia e na realidade tenho mais algumas para inscrever.
Inclusive uma na qual pretendo ser mais crítico e fazer uma analogia entre as ROSAS NEGRAS e ROSAS BRANCAS, vislumbrando um quadro em que mesmas as mulheres negras no final de suas vidas com a brancura de seus cabelos se tornam figurativamente em rosa brancas.