Especialistas

Foto de Ivone Boechat

Não faltam professores no Brasil

Não faltam professores no Brasil
Ivone Boechat

O Brasil tem as melhores faculdades de educação, elas têm conceito bom perante os órgãos que as avaliam.
Transbordam especialistas. Se abrissem inscrições para ingresso de professores, em todo o território nacional, ao mesmo tempo, apareceria um milhão de mestres para serem contratados: mas e o salário? Ufa! Milhares de professores desistiriam das promessas centenárias de valorização da profissão e da carreira, virariam as costas para a política pública, iam preferir a privada.

Alunos não desistem de estudar, eles são empurrados para o lado de fora, porque ainda há escolas que não aprenderam a fazer um projeto pedagógico que implante o respeito às diferentes formas de aprender; não respeitam inteligências e caducaram a metodologia de “avaliar”. Confundiu-se currículo com cubículo, onde fazem uma fila desvairada à procura de um prato de sopa de letrinhas, nos refeitórios.

Não faltam livros, estão lá, impressos e distribuídos para quem quiser. Pior é que se os brasileirinhos e brasileirões quiserem ler um conto de José de Alencar, de Machado de Assis ou conhecer as poesias de Cecília Meirelles, de Augusto dos Anjos ou qualquer outro, vão ter que pesquisar nos brechós. É inegável que há escolas fazendo um belíssimo trabalho! Elas fazem, às próprias custas, o milagre da ressurreição do arquivo fantástico que esse Brasil possui.

As crianças não desistiram de brincar de roda, de jogar peteca, de pular amarelinha e nem rejeitam a história dos três porquinhos (tremenda aula de administração) do patinho feio (aula de socialização) ou da branca de neve (aula de tudo): elas precisam das histórias. A ficção educa tanto quanto a realidade. A criança passa a vida toda procurando o valor de x. Na verdade, o que ela quer mesmo é encontrar o valor dela, o valor da vida.

O Brasil não é um país pobre, é a 6ª economia do mundo. Dados indicam que o Brasil investe 4,3% do PIB em educação. E como ensinou D. João VI, o Brasil aplicava até há pouco tempo... seis vezes mais no ensino superior do que em nível básico. Aplicam? As Universidades agora estão caindo aos pedaços.As escolas desabam e quem segura essa zoeira toda? O professor!!!!!

Segundo o Sing – Sistema Nacional de Informações Sobre o Gasto Social: Educação Infantil – 0,4%, Ensino Fundamental – 2,5%, Ensino Médio – 0,5% e Ensino Superior – 0,9%. Piorou!

Avaliações internacionais de que o Brasil participa, como o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), organizado pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), colocam o Brasil entre os últimos classificados em Leitura e Interpretação de Textos, Matemática e Ciências. Numa amostra de 57 países… o Brasil ficou em 53º lugar. Numa escala de zero a 6, a média obtida pelo País em 2009 equivale ao nível 2 em leitura, 1 em ciências e 1 em matemática. Piorou!

Professor, não desista!

Foto de Ivone Boechat

A Escola de Cristo e a escola dos homens

Hoje, fala-se na educação moderna, discutem-se leis e métodos que poderiam socorrer os "cansados e oprimidos" da escola dos homens, todavia, os especialistas da educação se esqueceram de estudar e analisar a estrutura e o funcionamento da escola que Jesus propõe à humanidade.
O Serviço de Orientação Educacional tem funcionado, na maioria das escolas, como delegacia de polícia, para onde são encaminhadas crianças com problema; depois, por falta de pedagogia, são transferidas, expulsas, discriminadas, reprovadas e registradas no rol da evasão.
Cristo fez tudo diferente.
Certa vez, o Mestre estava na Galiléia e as crianças, como sempre o rodearam, porém, os discípulos (agentes de disciplina) ficaram preocupados e começaram e levá-las para longe. Só que foram severamente advertidos: "Deixai vir a mim as crianças" (Lc. 18:16).
O conselho de classe geralmente consiste no encontro periódico do corpo docente para "avaliar" o desempenho dos alunos na aprendizagem. É um julgamento apressado. O aluno é culpado por todo tipo de fracasso. Só ele falhou, só ele mora longe, ele é mal educado, não se interessou e não aprendeu. Sob a batuta de "especialistas", vem o resultado, ano após ano: reprovação em massa. O réu é condenado e, se algum professor "bonzinho" erguer sua voz em defesa, quase é massacrado:
- Assim a educação não vai pra frente!
- Você vai aprovar todo mundo?
Cristo fez diferente.
Um dia, Ele estava no templo, ensinando, quando "professores, escribas e fariseus" lhe trouxeram uma aluna que havia cometido uma falta grave. Já haviam realizado o conselho de classe entre eles e resolveram reprová-la. Uns citavam artigos da Lei de Moisés (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), outros alegavam seu comportamento, porém queriam ouvir a palavra final do Mestre. Perplexos, viram quando Ele se dirigiu não a eles, mas a ela: "Vai e não peques mais" (Jo. 8:11).
Jesus criou o conselho de classe para avaliar o processo educacional, onde destaca, sobretudo, o professor. Isto ficou muito claro, principalmente, no dia em que se colocou no meio de seus discípulos e perguntou: "E vós quem dizeis que eu sou?" Estava criada a auto avaliação.
Nem seria preciso dizer, mas a gente diz que o sistema de recuperação que se implanta por aí não recupera. Na Escola de Cristo é diferente. O aluno Pedro estava em recuperação e o Mestre preparou um teste oral, com apenas três perguntas:
- Pedro, amas-me?
- Senhor, tu sabes que te amo.
- Pedro, amas-me?
- Senhor, tu sabes que te amo.
- Pedro, amas-me?
- Sim, Senhor, tu sabes que te amo.
Foi uma prova duríssima, mas Pedro foi aprovado e ainda levou o dever de casa: "Apascenta minhas ovelhas" (Jo. 21:16). Jesus criou a recuperação para recuperar o aluno e não a nota. O aluno recuperado recupera a nota!
Os estudantes da Escola Profissionalizante de Cristo saem habilitados como "pescadores de homens". Líderes para atuar em todas as Eras.
O problema da evasão é tratado com muita firmeza: "Qual de vós é o homem que, possuindo cem ovelhas, perdendo uma delas, não deixa noventa e nove no deserto, e não vai após a perdida, até que a encontre?" (Lc.15:4). Jesus orava preocupado com a estatística de um aluno perdido na turma de 100. E nós? De cada 100 alunos matriculados na 1ª série do Ensino Fundamental, somente oito chegam ao Ensino Médio.
Jesus se mostrou preocupado não só com alunos perdidos, que abandonam a escola, ao contar a parábola dos que se perdem dentro da escola: "varrer a casa, buscando-o até encontrá-lo" (Lc. 19:5).
Quem fundou a obra educacional de recuperação dos meninos de rua foi Jesus (Mc. 9:42). Ele criou também o Centro de Estudos Supletivos. Havia aulas durante todos os dias da semana: manhã, tarde e à noite. Zaqueu, chefe dos publicanos, cobrador desonesto de impostos, fez sua matrícula de cima da árvore e começou a estudar, naquele mesmo dia, em casa (Lc. 19:5). Nicodemos, príncipe dos judeus, preferiu estudar à noite, levando no caderno de anotações as suas dúvidas. Após a primeira aula, levou a resposta de tudo e uma advertência: "Tu és mestre em Israel e não sabes estas coisas?"
Na Escola de Cristo, estudavam ricos e pobres. Quando fundou a Educação Especial, após a aula, curou a todos. Não temos esse poder, todavia, temos o dever de respeitar os deficientes físicos e também a obrigação constitucional de fazê-los parte integrada do sistema educacional (Mt. 15:31-32). Estava criada a educação inclusiva.
E a merenda escolar? Basta ler a narração bíblica da multiplicação dos pães para responder a pergunta. Todas as vezes que o Mestre ministrava suas aulas, ele mesmo providenciava a merenda (Mt. 14:17; Mt. 15:36; Lc. 15:32).
Jesus sempre trabalhou em equipe, não fazia o que os discípulos podiam fazer. Em Betânia, choravam pela morte de Lázaro e ele mesmo chorou, quando chegou à cidade. Seguido por grande multidão (suas turmas eram enormes), foi visitar o túmulo, mas uma pedra o impedia de ver o aluno-defunto. Com seu poder, bastava ordenar e a pedra se tornaria pó. Não. Preferiu trabalhar em equipe: "Tirai a pedra" (Jo 11:39).Jesus sempre fazia a chamada. Dentro do cemitério, se não fosse feita a chamada nominal do aluno Lázaro, seria uma ressurreição em massa: Quem deveria “sair para fora?” Sairiam todos!
Na prova final de Pedro, Jesus lhe deu "cola" ao aluno. Ele errou a última questão: cortou a orelha do centurião romano. Não foi reprovado nem ficou em recuperação. Continuou na Escola, porque o Mestre sabe que o erro é pedagógico.
Quem foi que criou módulos para o ensino à distância? E os módulos foram escritos pelos próprios alunos, Mateus, Marcos, Lucas e João, observando o universo vocabular...
O alunos da Escola de Cristo são tratados com justiça e igualdade. Judas que tanto lhe perturbou o magistério não foi expulso nem transferido: estudou na sua escola até o fim.
Cristo implantou a inclusão digital: "Pedro, tudo o que ligares na Terra será ligado no céu." Providenciou a globalização do ensino: "Ide por todo o mundo"... para que os homens se religassem na Internet divina e navegassem na mídia celestial: fé@graça.comJesus
A palavra rede (web) “hoje” é ultra moderna, todavia, Jesus a usou como palavra chave na Sua Escola e deu aula aos discípulos de web: “Lança a rede para o lado de lá”. Ou seja, para o lado do Bem.
Ao criar seu twiter, olhou para Pedro e disse-lhe: segue-me. Hoje, o Mestre tem milhões de seguidores ao redor do mundo.

Ivone Boechat
Extraído do livro Escola Comunitária-4a.edição-Reproarte-Rio 2004

Foto de von buchman

AS DORES DE UM AMAR E DE UMA ETERNA PAIXÃO...

AS DORES DE UM AMAR E DE UMA ETERNA PAIXÃO
Deixar lesões que podem ficam por uma eternidade,
Deixado sentenças de opressão e
depressão que persiste por uma vida inteira...

Por um amor que se foi..
Uma paixão não corespondida
Um casamento desfeito por brigas de ciúmes ou adultério...

Sentencia uma vida para a dor da perda
De um amor no flagelar de seu coração...
Com marcas mui profundas e aguçadas..
Que aparecem só no pensar
No sonhar e no desejar...

Que as dores de nosso coração é um aprendizado,
Por que o maldito é o homem que confia em um coração...
Este coração bandido que não avisa nos levando a perdição,

chegado ao matar...
Uma chegada devassadora da paixão
Faz-te um eterno sofrer
Sem cessar...

Quando se ama apaixonadamente
Deixamo-nos exposto a nossa auto estima,
Que é devassada com uma separação
Vem como uma punhalada forte e frontal,
Perfurando lentamente nosso peito,
Atingindo e perfurando mortalmente
o nosso sofrido coração...

O sofrimento vem como uma dor aguda,
Onde você sente o rasgar do peito que arder,
Levando-lhe ao buraco da depressão...

Esta dor e tão intensa que leva o ama-te
Ao estado de loucura e desordem mental...
Nem um dos melhores especialistas mentais
Não conseguiram entender a tal dilacerante dor,
Se o mesmo não viver esta paixão...

Cuide-se , para que você também não venha a cair
No abismo de uma louca paixão,
Onde a cegueira e a insensatez
Leva-nos a nossa autodestruição...

O cheiro avassalador da sedução,
Chega a nosso corpo, pois o mesmo é mui envolvente,
Levando-nos ao embriagar da perdição,
Seduzido-nos ao louco e delirante apaixonar...
Que é letal e fatal!
E final,
Para quem ama de paixão....
Que nos leva a perdição do amar
E nuca ao realizar de um coração...

http/www.recantodasletras.com.br/vonbuchman

http://www.poemas.de.amor-net/vonbuchman

http://www.poemasdeamor.com.br/vonbuchman

http://www.becodospoetas.com.br/vonbuchman

http://www.youtube.com/vonbuchman

Autor: VON BUCHMAN

Foto de von buchman

A LOUCURA DO AMAR AO APAIXONAR...

As dores de um amor,
Deixar lesões que podem ficam por uma eternidade,
Deixado sentenças de opressão e
depressão que persiste por uma vida inteira...

Por um amor que se foi..
Uma paixão não corespondida
Um casamento desfeito por brigas
de ciúmes ou adultério...

Sentencia uma vida para a dor da perda
De um amor no flagelar de seu coração...
Com marcas mui profundas e aguçadas..
Que aparecem só no pensar
No sonhar e no desejar...

Que as dores de nosso coração seja uma aprendizado,
Por que o maldito é o homem que confia em um coração...
Este coração bandido que não avisa
nos levando a perdição, chegado ao matar...
A chega Devassadora da paixão
Faz-te um eterno sofrer
Sem cessar...

Quando se ama apaixonadamente
Deixamo-nos exposto a nossa auto estima,
Que é devassada com uma separação
Vem como uma punhalada forte e frontal,
Perfurando lentamente nosso peito,
Atingindo e perfurando mortalmente o nosso coração...

O sofrimento vem como uma dor aguda,
Onde você sente o peito arder
Levando-lhe ao buraco da depressão...

Esta dor e tão intensa que leva o ama-te
Ao estado de loucura e desordem mental...
Nem um dos melhores especialistas mentais
Não conseguiram entender a tal dilacerante dor,
Se o mesmo não viver esta paixão...

Cuide-se , para que você também não venha a cair
No abismo de uma louca paixão,
Onde a cegueira e a insensatez
Leva-nos a nossa autodestruição...

O cheiro avassalador da sedução,
Chega a nosso corpo, pois o mesmo é envolvente
Levando-nos ao embriagar da perdição,
Envolvendo-nos ao louco e delirante apaixonar...
Que é fatal!
E final,
para quem ama....

Que nos leva a perdição do amar
E nuca ao realizar de um coração...
von buchman

Foto de luzimar xavier

PAIXÃO É COMO FOGUEIRA: TEM TEMPO CERTO PARA SE EXTINGUIR.

Realmente existem exceções mas, principalmente para quem têm experiência de vida, não é
O comum ouvir-se que o unir-se de forma “urgente, urgentíssima”, ou
Seja, “olhou, gamou, casou”, deu certo. E é justamente esse
Imediatismo que contribui, infelizmente, para que
Não dê certo um relacionamento que tinha aparência de
Estável. Sabe porque? Falta de planejamento. Pelas palavras do famoso escritor Lauro
Trevisan em seu livro “AME”, ele relata que os
Especialistas em matrimônio afirmam que “é comum sabermos que

Duas pessoas quando resolvem se casar, esse começa em tempo de paixão
Impetuosa em que só existem dois seres no mundo,
Apaixonadíssimos, donos desse mesmo mundo, invejados por todos os
Seres do planeta e até pelos deuses: ELA E ELE,

De forma que o mundo passa a ter apenas
O tamanho dos dois. Torna-se assim,
Sem dúvida, completamente inadmissível não

Se comunicar de hora em hora, correndo, portanto,
Até o risco de ‘morrerem de saudade’. Os beijos são contados por atacado porque,
No varejo, é sinal de desamor. E os outros? Ora, os outros ficaram do
Tamanho da cabeça de um alfinete”. Bonito esse relato, não? Pessoas que tenham
O mínimo de sensatez: maravilhoso, excelente, magnânimo,
Sabermos que tal fase realmente existe; mas união entre duas pessoas têm que ir além da fantasia.

Porque quando se cai na realidade e se vê que foi ótimo ter vivido momentos tão sublimes, mas que infelizmente foram passageiros, então chega-se à conclusão de que foi um erro não procurar ter dado tempo ao tempo para se conhecerem melhor. Por isso que torna-se necessário evitar o “olhou, gamou, casou”.

TENHA ESSAS EMOÇÕES REPENTINAS MAS, PORÉM, DÊ TEMPO AO TEMPO. É PRECISO SE CONHECEREM MELHOR. UM ANO, DOIS... NÃO É O BASTANTE.

Elixis - 07/04/08

Foto de Edevânio

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, A TECNOLOGIA DO SÉCULO

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, A TECNOLOGIA DO SÉCULO
Por Edevânio Francisconi Arceno

Equivocadamente muitos relacionam a tecnologia com a informática, pois de que serviria um notebook a um morador do sertão da Paraíba, onde não tem nem energia elétrica. Uma bomba manual, para tirar água do poço, seria uma tecnologia ideal, bem melhor aproveitada e aceita pelo morador do sertão da Paraíba.

Mas não tenha dúvida, depois do invento da roda e da escrita, a informática é a maior referência tecnológica, principalmente com o advento da internet em 1969. Esta tecnologia transformou nossas vidas, direta ou indiretamente, facilitando o transporte, o trabalho, o lazer, propiciando mais moradias, saúde, segurança e principalmente na educação, onde gostaríamos de destacar os avanços tecnológicos. Desde o tempo das Redes Bitnet e Hipnet, onde as Universidades do Rio de Janeiro e São Paulo interligavam-se com os Estados Unidos, apontavam para uma futura democratização da grande rede. A partir de 1993, praticamente todo o território brasileiro, já estava interligado, apesar do morador do sertão da Paraíba, ainda continuar sem a tecnologia da energia elétrica.

A tecnologia na Educação é muito abrangente, desde a climatização das salas de aula até catracas eletrônicas, que registram a entrada e saída dos alunos, mas sem dúvida o maior avanço tecnológico, foi a criação das Universidades de Ensino a Distância, que estreitaram virtualmente suas relações com os mais diversificados tipos de alunos. Os desacreditados cursos por correspondência deram lugar as universidades virtuais, que receberam o aval do governo, até mesmo com a criação da TV escola, um canal de televisão do Ministério da Educação.

A pioneira mundial foi a universidade de Athabasca, Canadá, com milhares de alunos espalhados por 67 países. A maioria nunca pôs os pés no campus, em Athabasca. (ROCHEDO, 2005). Especialistas dizem que a partir de 2015, haverá uma explosão de universidades oferecendo cursos a distância. No Brasil, temos Katherine, ou simplesmente Kat, a caçula da Família Schurmann, mesmo navegando pelo mundo, estuda através dos módulos didáticos enviados pela instituição. Depois de fazer as provas, as redações e os trabalhos, envia via internet para a central da escola de Calvere –Baltimore, nos Estados Unidos, para correção. Mas nem todos concordam com o ensino a distância, o Sr. Valdemar Setzer, professor titular do departamento de ciências da computação da USP, não vê com bons olhos, um relacionamento, virtual entre alunos e mestres, ele acredita que ninguém aprende fora de um ambiente estruturado como a sala de aula.

Gostaríamos de concluir, usando uma frase muito conhecida pelo povo brasileiro, que foi eternizada pelo presidente Lula –“Nunca na história deste país...”, houve tantos alunos universitários, esperamos que o ensino a distância, ganhe cada vez mais credibilidade. Instituições como a UNIASSELVI- Centro Universitário Leonardo da Vinci, vem cumprindo o seu papel, oportunizando às pessoas - que ficaram a margem das universidades devido ao alto custo, ou em virtude do ingresso prematuro no mercado de trabalho - uma chance de voltar a estudar. Nós, os universitários do ensino a distância, é que temos que provar, não apenas ao Sr. Valdemar Setzer, mas à nós mesmos, que o ensino ocorre de fato, independente da distância, e se chegou até nós também pode e deve chegar ao morador do sertão da Paraíba.

REFERÊNCIA ROCHEDO, A. Se Você não vai a Escola... Revista Super Interessante, Rio de Janeiro, ed. 209, p.48-51, mar.2005.

Foto de Fernanda Queiroz

I Evento Literário de 2008 Hino ao Site


Este livro do ex-vice-presidente americano Al Gore, Uma Verdade Inconveniente – O que devemos saber (e fazer) sobre o aquecimento global, faz parte de seu projeto de conscientização ambiental, que inclui palestras ao redor do mundo, em que são apresentados dados incontestáveis sobre a crise climática provocada pela ação do homem no planeta, além do documentário Uma Verdade Inconveniente – Um aviso global, de grande repercussão nos EUA e no mundo político.

A obra apresenta, de forma didática e envolvente, o resultado de toda uma vida dedicada à questão ambiental, cada vez mais inadiável. Com base em pesquisas realizadas por especialistas e instituições de renome, e compilando dados e exemplos no mundo inteiro, Al Gore produz uma obra eficaz de alerta sobre o aquecimento global. Narra também parte de sua trajetória de vida, focando os pontos-chave que o fizeram voltar a atenção para o ambiente.

Uma Verdade Inconveniente esteve presente na lista de best-sellers dos EUA e venceu o Quills 2006, prêmio literário apoiado pela Reed Business Information e pela NBC, na categoria Histórias, Atualidades e Política.

Este é o Prêmio do nosso I Evento Literário- 2008, que terá como tema, a sequência da valiosa idéia já aderida por Edson, Um Hino para o Site Poemas de Amor, doado por um de nossos usuários, que pediu a não identificação.

Edital

Poderão participar todas as pessoas cadastradas no Site, até 3 obras, na categoria de Poemas, atendendo apenas a expressa autoria do poeta, inédita, isenta de qualquer veiculação na internet
A data de postagem será de 01/05/2008a 31/05/2008, até 23.59 Horário de Brasília-Brasil. Só estarão participando quem postar no tópico correto, ou seja, no
I Evento Literário - Hino do Site Este será o título de todas postagen a concorrer
Categoria- Artigo
Quanto à seleção e premiação :
Este concurso só terá um ganhador, que será escolhido por 11 Jurados que compõe a bancada do Site e pela administração
O Prêmio se encontra em destaque nesta página.
O ganhador o receberá via Correio, sem nenhuma despesas de envio.

Serão observadas a criatividade, abordagem do tema, ortografia e dissertação na figura de linguagem, e principalmente uma triagem do tema escolhido para dissertação.
Será observada rigorosamente abrangência do tema.

Serão desclassificados: os textos que não abordem o tema proposto ou que expressem qualquer forma de discriminação ou ofensa aos autores que integram o site ou a banca julgadora do Evento
Os integrantes da comissão julgadora poderão postar, estarão concorrendo, só não poderão votar em teus próprios trabalhos.

Resultado em até 30.06.2008

PS Os texto já postados, já estão concorrendo

"A realidade de hoje foi o sonho de ontem. O sonho de hoje será a realidade de amanhã. E em todas as épocas zombou-se dos sonhadores" - Zalkind Piatigirki

Boa sorte à todos
Fernanda Queiroz

Foto de Edson Milton Ribeiro Paes

"ALUGA-SE UM CORAÇÃO"

“ALUGA-SE UM CORAÇÃO”

Aluga-se um excelente coração...
Mas fique tranqüila, esta em bom estado...
Não é novo não...
Mas pode examinar, não tem nada quebrado!!!

Ele é um pouco antigo...
Mas o souberam conservar...
Foi um coração muito querido...
Agora esta para alugar!!!

Foram feitas todas revisões...
Nas melhores especialistas...
Verdadeiras técnicas em corações...
Mas pra te alugar, exijo avalista!!!

Sabe, ele é um pouco genioso...
Não tolera nenhum descuido...
É um coração muito valioso...
Se não for pra tratar bem, deixa que eu cuido!!!

Subscrever Especialistas

anadolu yakası escort

bursa escort görükle escort bayan

bursa escort görükle escort

güvenilir bahis siteleri canlı bahis siteleri kaçak iddaa siteleri kaçak iddaa kaçak bahis siteleri perabet

görükle escort bursa eskort bayanlar bursa eskort bursa vip escort bursa elit escort escort vip escort alanya escort bayan antalya escort bayan bodrum escort

alanya transfer
alanya transfer
bursa kanalizasyon açma