Passam-se dias, passam-se horas e eu aqui, sem ninguém e abandonado, quero um relógio novo, quero um que me faça voar e descobrir este mundo, quero um que me tire e que me mude, mas quero um que acima de tudo me torne alguém... Quero descobrir o que está para alem daqueles prados verdejantes onde reina a borboleta e trabalha a abelha, onde cheira a framboesa e deitamo-nos na erva, quero viajar e descobrir o mundo, quero perder-me num campo de flores num campo de frutas, porque aqui não sou nada, dentro dos segundos eu não sou nada, sou mais um ponteiro que roda e conta os segundos, eu quero ser o tempo, para poder viajar e descobrir tudo o que há de bom. Não quero desistir, mas sim lutar, quero sair desta prisão de segundos e passar para a liberdade de tempo. Quero recordar-me do passado de tudo de bom, das alegrias, das vivencias e de tudo de bom...Mas tenho um problema, o tempo parou, o tempo ficou perdido e por isso choro...Choro de tristeza de não puder ver o que quero ver, de não poder sentir o que sinto de não poder olhar o que quero, por isso está perdido, nestas magoas que o ponteiro dos segundos tem, nestas tristezas que ele possui, o ponteiro dos segundos começou a perder a força...Perde-a porque está perdido, neste mar de tristeza, neste mar de emoções más, neste areia sem fim, nestas memorias perdidas, já não trabalha, nem com alimentação vai lá, só chora, só grita, só perde a felicidade... Quer voltar a ser o mesmo, porque ele está perdido, passam-se dias, horas e eu e ele aqui sem saber o que fazer, por isso já não diz nada, fica imóvel, aquele Tic..Tic... deixou de tocar, deixou de falar, porque está a perder as forças, está a perder a vida, porque este tempo perdido reflecte em mim, porque somos um só, num tempo perdido, onde queremos encontrar o que há a encontrar, mas não temos força, para conseguir tudo o que queremos... Estamos perdidos, o tempo está perdido e por isso não há volta a dar, peço-te ponteiro não pares, toca, com força e vivacidade, não me deixes, dá-me o teu Tic...Tic... porque juntos vamos conseguir encontrar este tempo, a guardar este tempo e assim voltaremos a ser felizes... Não pares ponteiro não pares porque se para eu paro... e assim não seremos felizes... Luta e sê forte...
Tempo Perdido...
Data de publicação:
Terça-feira, 12 Julho, 2011 - 02:03
- Login ou registre-se para postar comentários
Comentários
Re: tempo perdido de Andrelipx
Que linda história(:
Tenho vindo a reparar que os teus textos têm de ser lidos com muita mas, muita atenção. Leio-os mais que uma vez e capto sempre novos promenores, obtendo uma melhor compreensão. Mas, escoam perguntas... 'E se voltasse a ler? Será que deixei algo para trás?' e são essas perguntas que me fazem reler. Na minha opinião prendes os leitores(: pois se ao lerem não perceberem, dificilmente se vão conformar disso, pois julgo que aqui temos amantes não só da escrita como da leitura. E é através de muita leitura que obtemos uma escrita com qualidade.
Acho incrivel a maneira como narras a história, parece que vais saltando de personagem em personagem e falas por estas, dando-lhe vida por momentos. Não sei se me estou a explicar bem...
Na verdade, desenrolas a história pulando de personagem em personagem, sem nunca te perderes e no desfecho és simplesmente tu, é como se despisses as vestes das personagens que representaste.
(Desculpa tantos comentários...)
Rute Mesquita
Re:Para P03tiza
Antes de mais, tenho que te agradecer pelos os teus comentários, porque são comentários extremamente bonitos e muito verdadeiros, certamente deves estar a perguntar-te a ti mesma porque digo isto, eu respondo-me, porque são os teus comentários e os de outra senhora penso eu, que me faz a mim escrever, tenho muitas pessoas que falam dos meus textos, mas tu não falas deles tu vive-os, ou seja, não te limitas a falar mas a vive-los, senti-los como eu quero que as pessoas os sintam.
Muito obrigado.
Obrigados andrelipx e sempre-viva(:
Agradecer, agradeço eu pela força que talvez sem saberes, me tens dado. Pela maneira como enriqueces esta aprendiz, com os teus textos que tem muito por detrás. São como um quadro dentro de outro quadro. E essa é uma das características de um escritor bem sucedido, que faz quase uma magia com as palavras. Por isso e mais uma vez digo, não pares(:
Eu adoro sentimentos, adoro pensamentos, gostava imenso de com tempo analisar cada frase.
Não seria qualquer pessoa a ter a mesma atitude que tens, tão nobre e verdadeira.
Não tens que agradecer nada mas, se fizeres muita questão, o melhor agradecimento será fazeres mais textos(; não parares, teres força e lançares-te ao mar de palavras e aventuras-te(:
Penso que todos nós daqui temos alguma sensibilidade diferente e por isso, devíamos não só 'pedir' que nos lessem como também devemos ler outrem, sem que nos seja preciso pedir, pois só nos é benéfico, olharmos o que o outro sente, pensarmos por momentos com ele e sentirmos as suas palavras como se fossem nossas e é isso que eu faço sem qualquer tipo de esforço é algo que apura os meus sentidos e me faz crescer quanto pessoa. Sim, quanto pessoa pois em cada texto se encontra uma mensagem, uma força, uma memória e as vezes quase um destino.
Muito obrigado, também pelos teus comentários sinceros e trabalhosos(:
--
E mais uma vez obrigado sempre-viva(:
Rute Mesquita
Não necessitas de agradecer...
Eu penso que todos nós somos escritores, só que como eu costumo dizer, somos escritores sem alma, ou seja, ninguém nos reconhece, ninguém nós ouve como devemos ser ouvidos, ninguém se dá ao trabalho de ler os nosso textos e dizer "vamos publicar um livro", ninguém mesmo... talvez porque escrevemos textos simples, mas que no fundo contam muito, porque a comunicação social só da valor a esses escritores com alma...que ao final muitos deles não têm alma... não estou com isto a dizer, " a escrevem mal e tal..." não simplesmente o mundo da literatura só liga a eles e nós nunca somos ligados...
Eu escrevo, para me sentir bem, porque passando o dia todo em casa sozinho e em frente ao PC este é o melhor "passatempo" que tenho... Porque eu gosto de brincar com as letras e formar consoantes... Dizia um amigo meu que várias vezes tentou escrever um livro e nunca o conseguira... "O escritor é aquele que quer exprimir os seus sentimentos, mas ninguém o ouve, simplesmente o ignoram..." e é verdade... nós somos assim por isso é que eu digo que somos uns escritores sem alma....
E uma coisa arreparei nos teus textos que é... encontra-se uma profundidade de conhecimento extremamente grande...
E já agora eu também sou principiante nisto, porque nunca tive um professor que desse o verdadeiro valor a isto, porque nós escrevemos e queremos que alguém os lei-a... eu por mim falo...
Abraços
P03tiza
A realidade +que inconveniente | andrelipx
Exacto, não diria melhor somos, 'escritores sem alma'... é verdade, tens toda a razão. O sucesso quer na escrita, quer no teatro quer em qualquer área hoje em dia não é sequer merecido e raramente é adquirido, é dado e dado porquê? Não é por corresponder aos requerimentos mas, sim por conhecer o/s individuo/s e conversa puxa conversa e já está ora sai uma música, ora sai um livro... ai começa um grande erro... mas, o pior é que a sociedade de hoje em dia também alimenta esses sucessos que de dignos pouco ou nada tem e por isso não sei quem culpar, diguemos, qual deles o pior? Dar asas a um velho amigo mesmo sabendo que este não tem capacidade de as ter mas, como não queremos 'ser maus amigos' lançamo-lo (será esse um verdadeiro amigo?), ou por outro lado, comprarmos os seus livros, os seus CDs embora passemos a vida a dizer mal dos mesmos e que é um Homem sem talento? Tenho firmes dúvidas de que hoje as pessoas consigam reconhecer um verdadeiro dom, uma verdadeira paixão... Estou a generalizar mas, é claro que em 100%, há 25% da população que sabe escolher talentos, porque os outros 25% age por conveniência e os outros 50% tudo alcançam porque 'compram sonhos'... Deixa-me profundamente triste dize-lo mas, é esta a realidade mais que inconveniente...
É verdade que ‘só uma pessoa com escolaridade, faculdade, mestrado chega longe!’ Diz a política mas, na verdade nem isso hoje é bem assim... Pois tão desempregados estão uns como outros…
Deviam dar-nos alma, a nós escritores contemporâneos, nós que lutamos pelo que queremos, nós que temos uma experiencia de vida diferente pois nunca nada nos foi facilitado nesta caminhada.
O teu amigo tem toda a razão e só com essa frase podemos dizer que argumentá-la seria um livro(:
Nem sei que mais dizer, Andrelipx...
Acho que fazes muito bem(: em aproveitares o teu tempo livre para te tentares compreender, para viajares pela tua alma, pelo teu corpo e mente e exteriorizares(: Eu também passo o meu tempo livre em frente ao PC, vou pesquisar umas coisas ali, outras acolá e venho sempre ler aqui +uns feitos novos(: e acho indispensável esse tempo, a que me dedico a mim mesma.
Não desanimes, um verdadeiro dançarino começa por ser valorizado no seu bairro, e nós, começamos por crescer aqui em contacto uns com os outros(: se alguém nos virá dar a mão? Gostava de poder garantir que sim mas, não sei acredito mais em que nós é que temos que procurar essa mão.
Uma profundidade de conhecimentos extremamente grande? Será que daqui a uns tempos conseguirás especificar? Quero com isto dizer que vais começando a reconhecer facilmente os meus feitos, tal como eu os teus e tal como os quadros de qualquer pintor(: o manejar do pincel, as cores, as imagens... (:
Bem, a mim também não, só mesmo à dois anos as minhas professoras de português começaram a comentar sempre os meus textos pelo que eu fico mesmo logo muito envergonhada (não gosto nada de ser o centro das atenções nem de me sentir mais que ninguém...) mas, sabe bem ser-mos reconhecidos(: A professora deste ano que acabo de completar disse-me que sou muito dramática que escrevo textos sempre 'a puxar a lágrima', ainda hoje não sei bem se foi um elogio...
Abraços,
Andrelipx(:
Rute Mesquita
Respondendo a realidade + que inconveniente
Certamente P03tiza, podes considerar isso um elogio, porque ela ao dizer que és dramática e que escreves textos sempre " a puxar a lágrima", ela quererá dizer que os teus textos são sentimentais, e que conseguem transmitir algo, seja o amor, a tristeza, o ódio entre outros, eu considerava um elogio, porque ela consegue entender a tua mensagem... Em relação a sermos conhecidos, eu nunca tive uma oportunidade assim, porque eu como aluno de Humanidades, deveria escrever mais nas aulas de Português e o que não acontece, ou seja eu escrevo, mas são temas que só são trabalhados para quem entende de certos assuntos, como por exemplo, fazer uma oficina de escrita sobre um jogo de futebol...Também é certo que sou rapaz, mas não vejo futebol, fazer uma apresentação oral de um dia para outro sobre um tema que tivesse a ver com a sociedade materialista, é um temas bastante interessante, mas como poderemos fazer um tema a cerca de isso senão temos bases cientificas para o fazer... O mal do ensino, da cultura, nomeadamente o ministro da cultura, é não apostarem no que realmente uma pessoa entende e percebe, ou seja, se nós escritores contemporâneos sabemos escrever, captamos a sensibilidade das pessoas, descrevemos sentimentos, entre outros, porque é que ninguém nos dá uma oportunidade? É essa a pergunta que deixo... [ Aparte: O meu primo mora no Canadá, e quando o meu primo frequentava um ano qualquer, numa aula de desporto, o professor dele reparou que ele tinha um certo sentido nato para o basquetebol, a proposta do professor dele foi queres apostar numa carreira como jogador de basquetebol, o meu primo disse que não porque ele queria ser medico, e hoje é medico...] o que eu quero dizer é que lá as pessoas apostam noutras aqui não....Aqui só interessa os grandes, aqueles filhos de ministro, de cantores e outros, são sempre os primeiros a subir ao pódio como eu costumo dizer.... Será que haverá alguma oportunidade para nós escritores contemporâneos? Não sei...
Eu como já disse eu escrevo por prazer e por amor, procuro fazer existir algo numas simples letras que mais tarde iram formar um conjunto de sentimentos, mas e que gosto de partilhar...
Eu não procuro nada, não procuro fama, não procuro uma maneira de ser rico, eu procuro transmitir certas palavras para que todos as possam ler, é difícil encontrar alguém que nos entenda, é bastante difícil, mas haverá alguém aqui que nos entenderá...Estou certo disso....
Eu acho que tanto eu como tu temos um sonho é que alguém lei-a os nosso textos e se deixe "cair de amor" por eles, porque eu amo fazer textos e por mais que ninguém o admita eu considero-me um escritor, e vou lutar para que todos me vejam como isso, um escritor sem alma, que simplesmente só procura transmitir algo, e não quer mais nada...
Abraços P03tiza
Andrelipx | P03tiza
Andrelipx confesso que por um lado aceitei como se de um elogio se tratasse mas, fiquei num 'se não'... se a professora não estaria a dizer para experimentar outras coisas, o que me deixou curiosa. Talvez tenha sido mesmo um elogio, como disseste argumentando(:
A sério? Eu concordo plenamente contigo, isso não devia ser assim, não é por os rapazes a escrever/falar de futebol e as raparigas de cosméticos, roupas... porque isso é como dizer que o azul é de rapaz e o rosa é de rapariga ou que os carrinhos são brinquedos de meninos e as bonecas são brinquedos de meninas... isso é limitar a nossa criatividade, o nosso ser! O que o/a teu/tua professor/a faz não está certo, nada certo... somos todos diferentes. E não precisaria de ir muito longe para o/a mesmo/a o comprovar. Bastava apenas fazer uma espécie de estatística dentro da turma que ia concluir que certamente havia raparigas que gostam de futebol e rapazes que gostam de moda. Não será isto também preconceito? Todos nós somos lerdos em algum assunto, não há ninguém que saiba tudo o ideal para sobrevivermos nos dias de hoje é tentar saber um pouco de tudo.
Acredito e agora percebo porquê que não és reconhecido com o imenso valor que tens, porque não deixam que tu fluas...
Eu estou em Artes e as aulas de português eram mesmo uma desordem total... eu muitas vezes fiquei a fazer exercícios enquanto escoava aquele burburinho. A professora por duas vezes apresentou um teste 'improvisado'... 'ah a minha impressora avariou' 'ah ainda não tinha feito o teste por isso eis o enunciado' e o que foram os testes? Foi fazer uma composição em cada um... não é que eu não tenha gostado dos temas, porque gostei mas, não acho que isso estava correcto... nunca tive testes assim, como poderia ter tido no 10º ano? Disse mesmo à professora que estava desapontada com as aulas e a partir daí já as planeou melhor e os testes já foram credíveis de português. E isto como deves calcular causou um grande transtorno na turma, porque a ver deles eu não deixei a professora facilitar-lhes a vida, enfim...
É mesmo, fruto de uma grande árvore hoje é um bom fruto, antes de nascerem já os pais tem um futuro de sucesso traçado para estes. Também não sei se assim se sentem bem e se fazem realmente os filhos felizes mas... oh, estes meus pensares são de um indivíduo humano porque na verdade hoje o 'ser rico' e o 'ser feliz' são constantemente pesados ou então juntam-se dando por isso existência a grandes contrastes... uns muito pobres outros muito ricos...
Deixa-me que te diga que não só és um escritor sem alma, como um escritor, um verdadeiro escritor, pois acabas de provar mais uma vez, com as tuas que a tua paixão é pela escrita em si, não por o que esta te poderá trazer. E a isso chama-se honestidade tu és honesto contigo mesmo e se o és contigo mesmo mais serás para com os outros é como termos algo emprestado em mãos, se somos responsáveis pelas nossas coisas mais seremos com as dos outros(:
E o caso do teu amigo é um num milhão (: lá fora correspondem aos nossos sonhos, lá fora apostam em nós e como disse cabe-nos a nós procurar, temos que nos mover.
Abraços,
Andrelipx
Rute Mesquita
Para P03tiza
Antes demais quero-te agradecer pelo o elogio que me deste, porque foi verdadeiramente um elogio... Mas tenho-te a dizer que tu também escreves muito bem, porque tipo, tu tens uma forma de escrever mesmo sem ser textos, escreves extremamente bem, admiro a tua escrita, nota-se em ti que lês muito, porque nota-se um certo conhecimento de palavras, tu verdadeiramente de uma simples massa fazes um bolo de noivos, ou seja, tu de uma letra constrói um texto todo ele riquíssimo, sempre muito bem escrito e estruturado...
Em relação ao que eu disse, eu amo a escrita e é isto que me tem feito mudar ao longo dos tempos, e não procuro nada com isto, um dia se editar um livro ou qualquer coisa parecida tenho muitos agradecimentos e um deles serás tu e outra pessoa aqui, porque realmente aprecias o que eu escrevo, e depois digo-te tenho muitas pessoas conhecidas que trabalham para grandes jornais, e tem conhecimento dos meus textos... e elas dizem-me nós queremos alguém seguro, queremos alguém com experiência, não é uma rapaz como tu que de um dia para outro começa a escrever textos... Por isso vez...não são propriamente amigos, mas sim conhecidos... mas enfim....
E acredita se me dessem a escolher entre um texto meu ou teu eu escolhia o teu, porque é simplesmente maravilhoso como escreves....
Mas gostei das tuas palavras " cabe-nos a nós procurar, temos que nos mover..." é verdade aqui em Portugal não podemos esperar que nos batam a porta, mas sim temos nós que lhes ir bater a porta a eles, é assim que funciona e portugal
Abraços e muito obrigado
P03tiza
Para Andrelipx
Não tens de quê se não fosse verdade não o diria(:
Que tamanho elogio!! Muito obrigado!!! Eu também admiro a tua escrita a capacidade que tens de escrever, de te levares pelas palavras mas, sem perderes o comando das mesmas(:
Andrelipx, devo confessar-te uma coisa(: conheces o escritor brasileiro, Paulo Coelho? Eu desde que li um livro dele, li muitos do mesmo de seguida. E eu com quem quer que fale, quem quer que me pergunte que autor recomendo eu respondo sempre, Paulo Coelho. E ele escreve mesmo de uma forma acessível mas, profunda em simultâneo. E porque penso eu que ele se ajusta a todas as pessoas? Porque ele quase que faz uma terapia ao leitor, ele faz vir à deriva sonhos que se haviam afundado e desperta emoções estupendas! Se ainda não leste uma obra dele, procura uma cujo o nome se realce e atreve-te(: Paulo Coelho, mostrou-me a outra faceta das suas palavras, aquela faceta que todas as palavras de um bom escritor têm mas, que só está ao alcance de quem as sente. É como se de fantasmas se tratasse, nem todos temos o dom de os ver, por exemplo(:
E acredita que Paulo Coelho fez grandes mudanças na minha escrita. No meu pensar e assim na minha vida. Só recentemente me atrevi a ler outro autor, Fialho de Almeida, ‘A Ruiva’ um livro cheio de sensações, visuais, tácteis… acho que ias achar interessante. Tirando Paulo Coelho e recentemente Fialho de Almeida, entre outros menos relevantes, posso dizer-te que sempre gostei de escrever, nunca tive um diário, não gostava muito dessas coisas mas, escrevia pensamentos para o papel, ou melhor com as minhas palavras transcritas na folha eu punha o próprio papel a pensar(: e quando comecei a juntar palavra com palavra, ‘som com som’, criei versos e sinto que cada vez mais me saem instintivamente, como se a minha mão já soubesse o que tem a escrever. Depois, descobri uma nova paixão, a filosofia, eu adoro filosofia, adoro embrulhar-me num quebra-cabeças e depois ir-me soltando sozinha. Quando penso filosoficamente não procuro respostas, procuro novas perguntas pois só assim o Homem evolui(: E sempre fui muito autónoma, Andrelipx o que pode ter influenciado de certa forma a minha conversa para com a escrita(:
Fico-te muito grata pelas tuas sinceras palavras, pelos teus elogios verdadeiros e pelas tuas respostas(:
Sabes? Começo a responder-te sem saber o que dizer mas, depois escrevo e escrevo e já está um texto enorme, desculpa(;
(UAU:0 ) uma das pessoas a quem agradecerias era a mim? Mais uma vez provas ser uma boa pessoa, um bom escritor lá está(: raras são as pessoas que fazem tal coisa ou pensam faze-lo! Os agradecimentos são sempre para a equipa com quem trabalharam, a equipa que lhes deu essa oportunidade. Mas, tu mais uma vez, com essa tua naturalidade de ser ‘dizes-me’ que és um escritor sem alma mas, com coração!
Um livro teu, para ti seria um sonho realizado e para muitos teus lembrados, um orgulho e para mim também com certeza(:
Não querem um rapaz que de um dia para o outro escreve textos, bem ora então uma boa resposta para isso seria 'todos os bons escritores, foram rapazes/raparigas que de um dia para o outro começaram a escrever textos', não é verdade Andrelipx? E o não teres experiência não é nada de outro mundo, não a tens simplesmente porque não te dão essa possibilidade, essa oportunidade. A experiência vem com os percalços e não seriam uma coisa sem a outra.
Oh, não digas isso, escolherias o teu e se tu não o fizesses eu fazia-o(: ou então para desempatarmos, fazia-mos um texto em conjunto(:
É verdade, estamos num país em que já está mal para os nativos quanto mais para os de fora e é por isso que estão muitos a regressar a casa. Mas, também é verdade que muitas vezes mais depressa fica um estrangeiro empregado do que um lusitano mas, enfim... cada caso é um caso. Um país é como uma escola. Costuma dizer-se que quem faz a escola são os alunos e neste caso quem faz o país é o povo, este povo, velho sofredor, conquistador em tempos que agora joga pelo seguro, não dá oportunidade a outra gestão porque há o medo da mudança mas, no entanto lamentam-se em todos os recantos...
Fico contente por teres gostado(: e também por esta bela conversa(: Nunca tinha visto um rapaz a escrever tanto (eheh) (:
Abraços,
Andrelipx
Rute Mesquita
Para P03tiza
Bem gostei desta tua "conversa" se pode ser esse o nome, mas gostei da parte em que dizias que gostas de filosofia, na realidade eu também goste de filosofia, gosto da forma como os filósofos da antiguidade clássica pensam entre outras coisas, mas tal eu procuro perguntas, que me façam pensar, muitos dos meus textos são assim perguntas que eu coloco a mim próprio e depois de uma maneira simples tento responde-las, por exemplo o texto que escrevi " olhar Quebrado" foi uma pergunta que eu fiz a mim próprio, porque eu sentia-me infeliz e depois pensei, " será que estou a ver bem" e daí surgiu esse texto. Acho que todos nós durante a nossa longa vida pensamos em muitas perguntas, só que por vezes não obtemos respostas, mas temos que as procurar.... O mundo é feito de perguntas e de duvidas, que seria do mundo sem a duvida e sem a pergunta, que seria de nós se quando o Bill Gates inventou o computador, ele tinha duvidas, ele tinha perguntas, mas avançou e consegui...
A duvida e a pergunta, faz parte da nossa capacidade cognitiva, da procura do conhecimento... [ Pareço a minha professora de Filosofia] mas é verdade, sem esta parte muitas das pessoas que se tornaram grandes, hoje não existiam senão houvesse duvida e perguntas no interior delas...
Em relação ao escritor Paulo Coelho e Fialho de Almeida, nunca li nenhum livro deles, mas num curso que a pouco tempo tive a fazer a minha formadora recomendou-me ler Paulo Coelho, não disse titulo, disse somente para eu ir a uma biblioteca e escolher um livro qualquer de Paulo Coelho... Tenho boas referencias desses dois autores e acredita que irei ler um livro dele, ou mais...
Gosta da tua forma de escrever, mesmo sem sendo textos revelas uma grande capacidade de escrita, e adoro isso, acho uma coisa impressionante...
Continua assim, e verás que um dia essas palavras irão chegar a boca do mundo, irão percorrer oceanos, baías e areias, onde cada pessoa irá falar das tuas palavras, das tuas formas de escrever das tuas formas de olhar o mundo e as letras, é uma coisa fantástica, cada vez que eu leio um texto teu fico sempre a " nadar" nas tuas palavras estou a ler, mas a minha memoria visualiza o que tu escreves... Continua assim e vais conseguir levar essas palavras pela boca do mundo....
Abraços
P03tiza
Andrelipx a dita 'conversa' (:
Muito obrigado e receio que ao dizer 'conversa' não tenha sido o termo mais acertado, pois é mais que isso(: são palavras que passamos um para o outro, palavras que nos enriquecem e nos levantam novas curiosidades, novos 'porquês'.
Também gostas? Bem então deixa-me que te diga que este 'diálogo' pode não ter fim.
É verdade... nascemos embrulhados numa malha de porquês, crescemos numa teia de 'como, quando, quem, onde, de quem?' e à medida que vamos crescendo vamos interessarmos pela compreensão do 'todo', do que nos rodeia e recai sobre nós mesmos um novo pensar, o nosso livre-arbítrio, a nossa vontade, a nossa consciência, a nossa moralidade, a nossa felicidade, o nosso espírito critico, o nosso humanismo, descobrimos o nosso ser quanto individualista e quanto colectivo. E quando descobrimos isso, temos o Mundo em mãos, temos a nossa liberdade que inevitavelmente vem com a responsabilidade.
É mesmo isso, bravo gostei, Sr. professor(: Entre nós, o Homem e o Todo está uma ligação cognitiva e o Todo não seria o Todo sem o Homem, pois estaria incompleto e sem racionalidade que o compreendesse, e o Homem nada seria sem o Todo porque este está inserido no mesmo, faz parte dessa mesma natureza.
Também admiro muito os filósofos da antiguidade, adoro, adoro, é uma paixão que arde a toda a velocidade. Admiro muito o filosofo Socrates e a só a sua tão polémica frase 'só sei que nada sei' explica muito da nossa filosofia quanto seres humanos. Diz-nos que temos de ser capazes de nos reconhecer como ignorantes, porque o somos de facto. E essas suas ideologias iam contra as dos grandes pensadores de aliança com a igreja, pois Socrates fazia com que toda a gente pensasse mais além, tirava-lhes os seus medos, os medos de serem punidos e dizia-lhes que juntos conseguiriam. Mas, o povo ateniense traçou o destino deste velho filósofo... com ajuda de testemunhas que diziam que Socrates influenciava o crescimento dos jovens com os seus pensares, como se este fosse portador de uma doença e a estivesse a contaminar e como tal nada mais seguro que a sua exterminação... mal eles sabendo que extinguiam sabedoria…
Outro ser que admiro muito é o Leonardo Da Vinci, que homem... um visionista, arquitecto, matemático e muito mais... e foi Leonardo que veio dizer que só com a experiencia se alcança um resultado, através da lei cientista, salvo erro, que consistia 1º na observação dos factos, 2º na colocação do problema, 3º na experiencia e por fim, caso os resultados estivessem em concordância com todo o processo formulava-se uma nova lei(: E estamos já no Renascimento em que o Homem passa a estar no centro do universo (antropocentrismo) (:
Já mais à frente, admiro muito o escultor, pintor Miguel Ângelo, ele esculpia como se pintasse. E deixou grandes obras para a posterioridade, como a escultura de David, o tecto da capela sistina etc.
Como adoro aprender e apreender *.* entusiasmei-me$:
Fá-lo(: não te irás arrepender, acredita e espero que sejas tu um dia a dar também boas referencias desses mesmos autores(: Força e gostaria que depois me dissesses algo(:
Tudo o que disseste são de facto pequenos compartimentos de um grande sonho, cada um é uma etapa a conquistar mas, conquistar e depois de conquistado assegurar essa conquista(: Muito obrigado mais uma vez, espero que tenhas razão e eu irei fazer para que o tenhas, porque quero muito que assim seja(: E espero que continues a sentir-te a nadar, nada e em algo encontrarás inspiração(:
Deixa-me que te diga que também admiro a tua escrita e o facto de lançares perguntas, começas a contagiar. Os teus textos são filosóficos(: e sei que sabes porque o digo por palavras-chave como: teses, argumentação, problema, etc.
Abraços,
P03tiza
Rute Mesquita
Para P03tiza
De certo a palavra conversa não foi mesmo bem referida, tens razão e por isso peço desculpa porque o que nos trocamos e como tu bem dizes é que nós passamos palavras um ao outro e tens muita razão.
Achei interessante a tua admiração pela filosofia, porque fizeste-me lembrar uma paixão que é a sem duvida a filosofia, eu adoro filosofia e ainda me lembro do primeiro trabalho de casa que tive a filosofia, que foi escrever como eu sou. Eu achei aquele trabalho impressionante porque tudo surgiu dessa frase muito famosa e polémica do filosofo Sócrates " só sei que nada sei" porque é uma frase que é pequena no seu tamanho, mas grande em mensagem e conhecimento, sabemos de tudo, mas não sabemos de nada... Essa frase ficou-me na cabeça como esta também me ficou na cabeça "Cogito, ergo sum" ou seja " penso, logo existo", dita por descartes, é também uma frase que ficou na minha vida enquanto aluno de filosofia... Tal como tu eu adoro também Leonardo da Vinci, também foi uma pessoa espectacular pelo o seu conhecimento, mas também pela luta que teve que ter enquanto era vivo, também outra pessoa que eu admiro muito é o cientista, se pode ser esse o nome Galileu Galilei, que infelizmente foi levado a fogueira pelo o tribunal do santo oficio, devido a ele defender a teoria Heliocentrismo e a igreja defender a teoria Geocêntrica... A vida desse Cientista influenciou-me muito, pelo facto de defender uma teoria até a morte, se bem que em tribunal teve que ser contra a sua própria teoria, mas antes de se preparar para morrer disse, " contudo ela move-se"...Foram pessoas com um elevado conhecimento que influenciaram outras e é por isso que eu admiro-os, para não falar de Miguel Ângelo outra pessoa fantástica que cantou e encantou o mundo com as suas esculturas e obras. E por incrível que parece uma das outras pessoas que me influencia muito é o Papa João Paulo II e porque deves estar a perguntar-te... Porque ele seguiu o seu sonho, teve duvidas, teve perguntas, teve a segunda guerra mundial, esteve quase a morrer varias vezes, mas sempre lutou, pode ter cometido vários erros, que ninguém é perfeito, mas é o exemplo de muitos jovens, quis fazer teatro e fez-lo, embora fosse por pouco tempo... Ele numa das ultimas reportagens disse " eu não queria ser o chefe da igreja católica, eu queria ser actor, simplesmente aconteceu" e "gostava dele" porque de uma simples vida como um filho que viveu e sobreviveu a uma guerra, transformou-se em padre, depois em bispo depois em cardeal e por fim o papa mais novo que a historia da igreja possa ter tido... é simplesmente fantástico...
Vês como temos em comum certas coisas...espero que tenha sido isto que pedistes....
Já agora eu trato-te por tu, não sei se tem mal, mas espero que não me leves a mal, porque da forma como falaste de filosofia, nota-se ai muito conhecimento...Gostei, desse conhecimento, desses textos e de tudo.
Continua assim....
Abraços
Andrelipx
p/ Andrelipx
Não foi mesmo e cada vez tenho mais certezas disso(:
A sério? Eu tive um trabalho desses em Português.
Como tens tanta razão, uma frase pequena no seu tamanho mas, muito grande na sua mensagem, mesmo muito grande.
'Cogito Ergo Sunt', eu também adoptei essa frase, essa premissa de Descartes. Foi-me transmitida em História no 8º ano e desde então escrevo-a sempre na capa do caderno, a corrector.
É um grande pensar mas, confesso que recentemente me desiludiu um pouco... porque por um lado, sim se penso logo existo e não preciso pensar muito, só o dizer que existo já envolve muito pensamento antecedente. Contudo, temos outros seres vivos, que 'não pensam' (entre aspas não querendo ofender outras crenças e afinidades para com os mesmos) mas, existem...
Também, admiro muito Galileu Galilei. Exacto... foi condenado mas, morreu feliz, sabia que os restantes terrenos iriam um dia mais tarde dar-lhe razão e fazer de si um herói, um herói que em tempos o foi condenado como sendo uma fraude, quase que um bruxo.
Foi a igreja e Nicolau Copérnico, que defendiam a teoria geocêntrica (tudo se move em torno da terra).
São estes os verdadeiros heróis, aqueles que dedicaram as suas vidas aos seus sonhos, às suas descobertas, descobertas essas que levaram à evolução e hoje nos permitem uma coisa tão simples e banal como estar sentados numa secretária ao computador... E isto de banal nada tem... ninguém se lembra nem quer saber da história que está por detrás de cada detalhe...
Eu sou uma pessoa que nunca adorou um famoso, nunca tive ídolos, pelo que outras me acham 'estranha' mas, assim sou... eu tenho grandes admiradores e esses infelizmente já não estão entre nós mas, deixaram-nos muito que mesmo que quisesse, jamais me permitirá esquece-los.
Que surpresa! És a primeira pessoa que me revela tal admiração o por tal pessoa! Pelo que fico muito contente. Embora eu nunca tenha estado muito dentro desses assuntos, nem acompanhado, só pelo que me dizes só poderia ser uma boa pessoa(: Gostei quando citaste uma coisa que ele disse '(...) simplesmente aconteceu...' porque é mesmo assim, às vezes simplesmente acontece.
Despertaste-me interesse em saber mais sobre si e entristece-me não lhe ter dado a devida atenção...
É verdade temos certos em comuns(:
Ora essa, eu também te trato por 'tu', espero que não faça mal.
Acredita que eu também gostei muito desses teus textos, dessas tuas admirações, paixões que se notam tão acesas(: e isto jamais poderia ser uma conversa como erradamente nomeei pois muito conhecimento paira.
Boa continuação,
abraço,
P03tiza.
Rute Mesquita
Para P03tiza
A minha admiração por ele já vem desde a muito tempo, porque ele ( Papa João Paulo II) nunca deixou de tratar as pessoas devido ao seu cargo, sempre as tratou como sempre as tinha tratado, recordo-me agora de uma jornalista que esteve com ele um ano antes de ele morreu, esta reportagem veio quando ele foi "declarado" Beato João Paulo II... Ele disse a jornalista na entrevista " Todas as manhãs eu vou a ala dos doentes no hospital, sei que é proibido, mas sinto-me melhor se estou com eles todos os dias, nem que seja só por uns segundos..." disse João Paulo II nessa entrevista e ainda acrescentou " aquando a minha ordenação de Papa no dia seguinte a minha ordenação eu foi visitar o hospital porque eu sabia que todos os meus queridos doentes tinham rezado para que eu fosse ordenado papa..." Era de uma humildade quem o conheceu só pode dizer isto... Deves estar a achar aborrecido, mas tenho mesmo uma admiração por ele, porque ele ordenado Cardeal muito cedo, ele próprio nesse conclave nunca pensava ser ordenado papa... Mas foi e sempre foi humilde a sua missão... foi uma pessoa que teve uma força de vontade e nunca desistiu de ninguém...mas sim sempre lutou por alguém...
E sabes que muitas vezes a atenção para essas pessoas só vem depois de mortas, como é o caso de Fernando Pessoa, sempre escreveu poemas, mas o seu grande livro " A Mensagem" só foi editado depois de morto... acontece...não estou a criticar-te nem de longe porque eu comecei a gostar e a dar valor a uma pessoa depois de ela estar morta...mas acontece isso...
As minha palavras sobre este tipo de coisas podem-se estender e até encher umas quantas paginas porque uma pessoa como ele é simplesmente um ídolo e tal como tu eu não um famoso como centro de expiração tenho ídolos muito bons para mim...
E acho que e mais bonito termos um ídolo do que sermos "apaixonados" por um famoso....
Tens que colocar mais alguns textos teus.... eu tenho um blog e tenho no Facebook estes que coloquei aqui e outros...mas estou mesmo a gostar dos teus...
Força...
Andrelipx
Andrelipx
Que admiração tamanha da tua parte até dá gosto ler! Cada vez que citas o seu nome sinto-me mais minúscula pelo facto de não me ter apercebido de como um anjo pousou na Terra, contudo como disseste e acontece, às vezes só damos valor às pessoas depois de as perdermos e o mesmo com objectos, com algumas coisas da vida que depois de as perdermos nos fazem pensar...
Fernando Pessoa, Michael Jackson ui, entre muitos outros.
Estás inteiramente à vontade, jamais acharia aborrecido, acho interessante e algo a acrescentar à minha cultura geral(:
É muito mais bonito e isso sim é uma paixão de verdade, admirar ídolos e não 'cair de amores' por famosos, se assim querem ao menos que o façam pelo valor do trabalho dos mesmos e não pelas sensações que os seus corpos despertam, enfim...
Textos? hum... que grande falha me deu agora na memória... sem querer mentir penso que coloquei mais um poema e um texto(:
Pois tens, um blog, tens aqui na tua página de perfil(: e eu mal li este teu comentário ontem, fui adicionar-te no blogspot e hoje deixei-te lá um comentário(: (espero que não tenhas levado a mal... deveria pedir-te primeiro, como é meu hábito fazer, desculpa). Aquele blog é apenas de duas amigas que sonham e partilham, meu nomeada como P03tiza e dela nomeada de Goodness Of Words(:
Muito obrigado,
Abraços,
P03tiza
Rute Mesquita
Para P03tiza
Bem não te preocupes com isso alias estas a vontade por fazeres isso e muito mais, agora quero que me envies o link do teu blog e do da tua amiga é que eu sou novo ali...e então pronto...não te preocupes por deixares um comentário sem pedir autorização.
Olha P03tiza digo-te uma coisa nós podemos-nos sentir minúsculos ao ouvir falar de uma pessoa que nunca prestamos um verdadeira atenção, mas isso demonstra que temos interesse em descobrir mais sobre ele ou ela... É isso que faz despertar interesse por alguns, se sempre te sentires assim depois de alguém falar de uma pessoa que ja morreu e tu tivestes esse sentimento, não tenhas vergonha porque afinal estas a dizer que queres saber mais sobre ele ou ela...
É verdade lembrei-me de uma coisa podes-me tratar por tu, eu esqueci-me de te dizer no outro texto...ok...
Sente-te sempre minúscula, nunca maiúscula, porque é mais bonito uma pessoa sentir-se "pequena" do que "grande".
Abraços
Andrelipx
Para Andrelipx
Muito obrigado, Andrelipx(:
Fiquei preocupada pois, agi sem poderar, foi quase que um instinto, pelo que não costumo faze-lo mas, ainda bem que não levaste a mal(:
Nós também somos novatas por lá, eu explico: Fizemos dois blogues, um no blogspot e outro no Tumblr (penso que é assim que se escreve) e 'dividimos tarefas', eu fiquei responsável pelo do blogspot com as bases portuguesas e a minha amiga ficou com o Tumblr e como é mais entendida a Inglês está a faze-lo em Inglês(: Eu já à muito que não ia ao blogue, entreti-me agora lá uns dias e dei um certo avanço, uma estrutura pelo menos(:
O link é o seguinte:
http://the-other-side-of-the-mirror11.blogspot.com/
Espero que gostes(:
Bem, Andrelipx! Como com essas tuas palavras conseguiste que me despisse dessa vergonha:0! E sentisse até um pequeno orgulho de me sentir minúscula. Muito, obrigado!!
Eu lá nisso, confesso que sempre fui 'minúscula', sempre preferi sentir-me/ser pequena do que ser grande e depois se vir a ver que não era grande coisa.
Irei saber mais sobre o teu ídolo, pois(:
Muito obrigado, embora te tenha vindo a tratar por tu é sempre diferente com uma permissão(:
Abraços,
P03tiza
Rute Mesquita
Para P03tiza
Foi agora ao teu blog e está altamente, adoro aquelas cores e aquele desenho, altamente. Em relação ao comentário está a vontade de deixar um comentário, mas eu não sei responder ali no blog.
E ainda bem que sentes orgulho em ser "minúscula", porque é mais belo, mais fantástico ser-se pequena do que ser-se grande e "feia e outros defeitos que tais", não te estou a achar feia nem nada... simplesmente usei uma forma mais simples de dizer o que quero...
Fica bem abraços
Andrélipx
Andrelipx
Gostaste? Boa(: Ainda bem(: foste a 1ª pessoa a comentar algo sobre o blog(: Inicialmente estava completamente perdida, nunca tinha tido um blog mas, logo me pus a explorar e assim fui entendendo a mecânica por detrás e eis parte do resultado(: Muito obrogado!
Humm, eu não sei bem, não terá a dizer 'responder' ou algo assim debaixo do meu comentário, ou secalhar para responder terás de ir mesmo ao meu e responderes, fazendo um novo comentário.
Também gostaste do desenho? Fui eu que fiz(: ai mas, espera para veres os da Goodness of words, são de uma beleza rara, adoro a maneira como traça cada linha.
Também gostei do teu blog, Andrelipx(: está simples mas, completo e cheio de sentimentos soltos que por lá vagueiam(:
Olha a ironia, ANdrelipx, aqui também estamos a ficar minúsculos e apertadinhos, neste espaço de comentar(:
É verdade(: eu percebi, descansa(: E minúscula sempre serei(:
Abraços,
P03tiza.
Rute Mesquita
andrelipx/Sempre-Viva
Tenho lido muitas coisas boas aqui neste site, e esta é uma delas.
Como você pode notar, temos muita gente boa neste site, que escreve bem, bonito, elegante, com muita emoção, muito sentimento, e você chegou e já se coloca entre os nossos melhores.
Que bom que você veio!!
abraço
Sempre-Viva
Sempre-Viva
p/ Sempre viva de Andrelipx
Muito obrigado por essa colocação, mesmo muito obrigado...Eu escrevo por prazer e é isso que me faz escrever qualquer coisa...
E respondendo a sua afirmação...há certamente muitas pessoas neste site que escrevem muito bem, mesmo muito, tenho ficado estupefacto ao ler alguns dos textos que aqui se encontram. Vamos continuar todos a escrever, porque por mim é uma das coisas que me faz feliz.
para andrelipx/ kaue
fala meu querido, gostei muito desses pensamentos, muitas vezes ficamos mesmo parados nos segundos e ausentes de nós mesmos, exortados pelo tempo, tendo em comum apenas o relógio.
tempo fixado que ao mesmo tempo persevera sem deixar rastros. um segundo perdido nunca mais volta.
obrigado, esse texto me inspirou bastante, te convido a ler minhas escritas, seja bem vindo
abraço..
De andrelipx para Kaue
Bem não entendi muito bem a parte de "meu querido", mas ok... e é verdade numa coisa que dizes, " um segundo perdido nunca mais volta" é verdade isso, muitas vezes pensamos que uns segundos não valem nada, mas de facto valem muito, mesmo muito... e KAUE DUARTE não deixes nunca esses segundos serem perdidos...
E obrigado por dizeres que o meu texto te inspirou...
Abraço
para andrelipx / kaue duarte
kkkkkkk
opss... "meu querido" é uma expressão de amizade onde moro,, reciprocidade em resposta de seus textos
mais tudo bem continue assim, continuo a ler seus textos.
Abraços kaue
De andrelipx para Kaue
Não se preocupe com isso...ta tudo bem...
E muito obrigado por continuar a ler os meus textos...^^