Ressurreição

Foto de Ivone Boechat

Se você é capaz de

Despojar-se das vaidades passageiras da vida, vestir a túnica da humildade, calçar a sandália do pescador, comer com ele, identificar-se com as expectativas do povo, a exemplo do que fez o Senhor Jesus e estar disposto a:

Sensibilizar-se com a dor e as dificuldades do próximo;
Repartir alegrias, multiplicar o amor;
Compreender erros e oferecer soluções;
Deixar o rastro das pegadas marcadas pela fé, em qualquer
caminho;
Demonstrar serenidade nas atitudes e sabedoria
capaz para ser recebido em todas as moradas;
Crer no milagre do amor e na ressurreição da esperança;
Identificar-se com aqueles que baterem na sua porta no
dia da angústia;
Ser paciente;
Estar sempre pronto a recomeçar:
Cumprir com seus deveres de professor;
Ser honesto nas propostas e propósitos;

Então, assuma a mais nobre posição que o ser humano é capaz de alcançar:

Você é educador!

Ivone Boechat

Foto de Ivone Boechat

Não faltam professores no Brasil

Não faltam professores no Brasil
Ivone Boechat

O Brasil tem as melhores faculdades de educação, elas têm conceito bom perante os órgãos que as avaliam.
Transbordam especialistas. Se abrissem inscrições para ingresso de professores, em todo o território nacional, ao mesmo tempo, apareceria um milhão de mestres para serem contratados: mas e o salário? Ufa! Milhares de professores desistiriam das promessas centenárias de valorização da profissão e da carreira, virariam as costas para a política pública, iam preferir a privada.

Alunos não desistem de estudar, eles são empurrados para o lado de fora, porque ainda há escolas que não aprenderam a fazer um projeto pedagógico que implante o respeito às diferentes formas de aprender; não respeitam inteligências e caducaram a metodologia de “avaliar”. Confundiu-se currículo com cubículo, onde fazem uma fila desvairada à procura de um prato de sopa de letrinhas, nos refeitórios.

Não faltam livros, estão lá, impressos e distribuídos para quem quiser. Pior é que se os brasileirinhos e brasileirões quiserem ler um conto de José de Alencar, de Machado de Assis ou conhecer as poesias de Cecília Meirelles, de Augusto dos Anjos ou qualquer outro, vão ter que pesquisar nos brechós. É inegável que há escolas fazendo um belíssimo trabalho! Elas fazem, às próprias custas, o milagre da ressurreição do arquivo fantástico que esse Brasil possui.

As crianças não desistiram de brincar de roda, de jogar peteca, de pular amarelinha e nem rejeitam a história dos três porquinhos (tremenda aula de administração) do patinho feio (aula de socialização) ou da branca de neve (aula de tudo): elas precisam das histórias. A ficção educa tanto quanto a realidade. A criança passa a vida toda procurando o valor de x. Na verdade, o que ela quer mesmo é encontrar o valor dela, o valor da vida.

O Brasil não é um país pobre, é a 6ª economia do mundo. Dados indicam que o Brasil investe 4,3% do PIB em educação. E como ensinou D. João VI, o Brasil aplicava até há pouco tempo... seis vezes mais no ensino superior do que em nível básico. Aplicam? As Universidades agora estão caindo aos pedaços.As escolas desabam e quem segura essa zoeira toda? O professor!!!!!

Segundo o Sing – Sistema Nacional de Informações Sobre o Gasto Social: Educação Infantil – 0,4%, Ensino Fundamental – 2,5%, Ensino Médio – 0,5% e Ensino Superior – 0,9%. Piorou!

Avaliações internacionais de que o Brasil participa, como o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), organizado pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), colocam o Brasil entre os últimos classificados em Leitura e Interpretação de Textos, Matemática e Ciências. Numa amostra de 57 países… o Brasil ficou em 53º lugar. Numa escala de zero a 6, a média obtida pelo País em 2009 equivale ao nível 2 em leitura, 1 em ciências e 1 em matemática. Piorou!

Professor, não desista!

Foto de Ivone Boechat

A Escola de Cristo e a escola dos homens

Hoje, fala-se na educação moderna, discutem-se leis e métodos que poderiam socorrer os "cansados e oprimidos" da escola dos homens, todavia, os especialistas da educação se esqueceram de estudar e analisar a estrutura e o funcionamento da escola que Jesus propõe à humanidade.
O Serviço de Orientação Educacional tem funcionado, na maioria das escolas, como delegacia de polícia, para onde são encaminhadas crianças com problema; depois, por falta de pedagogia, são transferidas, expulsas, discriminadas, reprovadas e registradas no rol da evasão.
Cristo fez tudo diferente.
Certa vez, o Mestre estava na Galiléia e as crianças, como sempre o rodearam, porém, os discípulos (agentes de disciplina) ficaram preocupados e começaram e levá-las para longe. Só que foram severamente advertidos: "Deixai vir a mim as crianças" (Lc. 18:16).
O conselho de classe geralmente consiste no encontro periódico do corpo docente para "avaliar" o desempenho dos alunos na aprendizagem. É um julgamento apressado. O aluno é culpado por todo tipo de fracasso. Só ele falhou, só ele mora longe, ele é mal educado, não se interessou e não aprendeu. Sob a batuta de "especialistas", vem o resultado, ano após ano: reprovação em massa. O réu é condenado e, se algum professor "bonzinho" erguer sua voz em defesa, quase é massacrado:
- Assim a educação não vai pra frente!
- Você vai aprovar todo mundo?
Cristo fez diferente.
Um dia, Ele estava no templo, ensinando, quando "professores, escribas e fariseus" lhe trouxeram uma aluna que havia cometido uma falta grave. Já haviam realizado o conselho de classe entre eles e resolveram reprová-la. Uns citavam artigos da Lei de Moisés (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), outros alegavam seu comportamento, porém queriam ouvir a palavra final do Mestre. Perplexos, viram quando Ele se dirigiu não a eles, mas a ela: "Vai e não peques mais" (Jo. 8:11).
Jesus criou o conselho de classe para avaliar o processo educacional, onde destaca, sobretudo, o professor. Isto ficou muito claro, principalmente, no dia em que se colocou no meio de seus discípulos e perguntou: "E vós quem dizeis que eu sou?" Estava criada a auto avaliação.
Nem seria preciso dizer, mas a gente diz que o sistema de recuperação que se implanta por aí não recupera. Na Escola de Cristo é diferente. O aluno Pedro estava em recuperação e o Mestre preparou um teste oral, com apenas três perguntas:
- Pedro, amas-me?
- Senhor, tu sabes que te amo.
- Pedro, amas-me?
- Senhor, tu sabes que te amo.
- Pedro, amas-me?
- Sim, Senhor, tu sabes que te amo.
Foi uma prova duríssima, mas Pedro foi aprovado e ainda levou o dever de casa: "Apascenta minhas ovelhas" (Jo. 21:16). Jesus criou a recuperação para recuperar o aluno e não a nota. O aluno recuperado recupera a nota!
Os estudantes da Escola Profissionalizante de Cristo saem habilitados como "pescadores de homens". Líderes para atuar em todas as Eras.
O problema da evasão é tratado com muita firmeza: "Qual de vós é o homem que, possuindo cem ovelhas, perdendo uma delas, não deixa noventa e nove no deserto, e não vai após a perdida, até que a encontre?" (Lc.15:4). Jesus orava preocupado com a estatística de um aluno perdido na turma de 100. E nós? De cada 100 alunos matriculados na 1ª série do Ensino Fundamental, somente oito chegam ao Ensino Médio.
Jesus se mostrou preocupado não só com alunos perdidos, que abandonam a escola, ao contar a parábola dos que se perdem dentro da escola: "varrer a casa, buscando-o até encontrá-lo" (Lc. 19:5).
Quem fundou a obra educacional de recuperação dos meninos de rua foi Jesus (Mc. 9:42). Ele criou também o Centro de Estudos Supletivos. Havia aulas durante todos os dias da semana: manhã, tarde e à noite. Zaqueu, chefe dos publicanos, cobrador desonesto de impostos, fez sua matrícula de cima da árvore e começou a estudar, naquele mesmo dia, em casa (Lc. 19:5). Nicodemos, príncipe dos judeus, preferiu estudar à noite, levando no caderno de anotações as suas dúvidas. Após a primeira aula, levou a resposta de tudo e uma advertência: "Tu és mestre em Israel e não sabes estas coisas?"
Na Escola de Cristo, estudavam ricos e pobres. Quando fundou a Educação Especial, após a aula, curou a todos. Não temos esse poder, todavia, temos o dever de respeitar os deficientes físicos e também a obrigação constitucional de fazê-los parte integrada do sistema educacional (Mt. 15:31-32). Estava criada a educação inclusiva.
E a merenda escolar? Basta ler a narração bíblica da multiplicação dos pães para responder a pergunta. Todas as vezes que o Mestre ministrava suas aulas, ele mesmo providenciava a merenda (Mt. 14:17; Mt. 15:36; Lc. 15:32).
Jesus sempre trabalhou em equipe, não fazia o que os discípulos podiam fazer. Em Betânia, choravam pela morte de Lázaro e ele mesmo chorou, quando chegou à cidade. Seguido por grande multidão (suas turmas eram enormes), foi visitar o túmulo, mas uma pedra o impedia de ver o aluno-defunto. Com seu poder, bastava ordenar e a pedra se tornaria pó. Não. Preferiu trabalhar em equipe: "Tirai a pedra" (Jo 11:39).Jesus sempre fazia a chamada. Dentro do cemitério, se não fosse feita a chamada nominal do aluno Lázaro, seria uma ressurreição em massa: Quem deveria “sair para fora?” Sairiam todos!
Na prova final de Pedro, Jesus lhe deu "cola" ao aluno. Ele errou a última questão: cortou a orelha do centurião romano. Não foi reprovado nem ficou em recuperação. Continuou na Escola, porque o Mestre sabe que o erro é pedagógico.
Quem foi que criou módulos para o ensino à distância? E os módulos foram escritos pelos próprios alunos, Mateus, Marcos, Lucas e João, observando o universo vocabular...
O alunos da Escola de Cristo são tratados com justiça e igualdade. Judas que tanto lhe perturbou o magistério não foi expulso nem transferido: estudou na sua escola até o fim.
Cristo implantou a inclusão digital: "Pedro, tudo o que ligares na Terra será ligado no céu." Providenciou a globalização do ensino: "Ide por todo o mundo"... para que os homens se religassem na Internet divina e navegassem na mídia celestial: fé@graça.comJesus
A palavra rede (web) “hoje” é ultra moderna, todavia, Jesus a usou como palavra chave na Sua Escola e deu aula aos discípulos de web: “Lança a rede para o lado de lá”. Ou seja, para o lado do Bem.
Ao criar seu twiter, olhou para Pedro e disse-lhe: segue-me. Hoje, o Mestre tem milhões de seguidores ao redor do mundo.

Ivone Boechat
Extraído do livro Escola Comunitária-4a.edição-Reproarte-Rio 2004

Foto de Elias Akhenaton

Páscoa...

Páscoa é renascimento, ressurreição,
Instante de deixar florir em nosso interior,
À rosa mística d’alma, à divina flor,
Com pétalas de esperança e fé, em devoção...

Páscoa também é uma época de libertação,
De soltar às amarras que provocam a dor,
Saindo das trevas para o reino da luz, do amor,
Libertando-se da obscuridade, da escuridão...

Abrindo às águas do mar infinito do pensamento
Dando passagem para um novo tempo, era,
Deixando raiar novos sóis, um novo alento...

Páscoa, enfim, é recomeço, com bom intento,
Uma aliança de Deus com seus filhos, sincera,
Que em nossas preces, nos dar vigor, o sustento.

-**-Elias Akhenaton-**-
http://poetaeliasakhenaton.blogspot.com.br/
http://eliasakhenaton2.blogspot.com.br/

Foto de Carmen Lúcia

Estações do tempo...e da vida (inspirada no texto de pe Fábio de Melo:Outonos e Primaveras...)

Final de inverno...
Lacradas estão as folhas
que esverdearam sonhos,
derrubadas pelo vento,
sepultadas pelo rigor do frio
no silêncio das sombras
na escuridão do chão...

Embaladas pelo outono
que tristonho se foi
e ansioso espera
ver renascer a primavera
que adormecida sob o solo
nos priva da visão
de sua germinação...

Fase que não vemos
mas que nela cremos..

É o ciclo de vida e morte...
Vida que não se finda,
morte que não se acaba...

Processo que se encaminha sem pressa,
movimento que vai se cumprindo em partes,
o cair das folhas, fecundidade,
cumplicidade do tempo,
canto das cigarras, assovio dos ventos,
o ressurgir da aquarela , o florido sobre a terra,
o renascer da primavera...

Cumprida a missão, o outono agora espera
o retorno de outra primavera...
a sua ressurreição.
Assim como a vida...
a próxima estação.

_Carmen Lúcia_

Foto de Anjo Serafim

Lágrimas da dor

Amei te com a esperança da vida,
Ate Domei a minha imaginação saciada
Me vendi nos sabores dos teus beijos,
Acarretando a tesão dos teus desejos

No amor intenso da vida, comparei te a uma sensação,
Vivi contigo o inesquecível, tornando o teu amor em algo inestimável,
na calçada da solidão tu foste a minha solução
Mas tu foste embora, levando assim a cor do meu amor por ti

Para que viver, se já não me apetece conviver,
Estou no jazigo da dor, o meu espírito deseja morrer

Sei que sou o imaturo, duro, tudo que é obscuro,
Mas os meus canticos de amor eram escritas dum jeito puro

Revestiste as minhas lágrimas em gelo
Obrigaste pôr o meu coração inocente em leilão
Fuzilaste os meus sentimentos com duelo
Mataste me sem a chance da ressurreição

Para que viver, se já não te tenho,
se desconheço a real essência do teu carinho

Não te ter é o meu descontentamento,
Rasgaste o nosso amor na linha do testamento,
agora o que direi para paixão, se já não sinto os meus sentimentos
Humilhaste os meus pobres pensamentos

Agora sou o riso em forma inversa
A infelicidade tomou conta da minha esperança.

Feito em: 26/10/2009

Foto de SANDRA FUENTES

TRÊS

Então descobri como é o silêncio da morte. Assisti ao desencanto dos sobreviventes que não sabiam ao certo o motivo da celebração. Arrastam-se com um orgulho mentiroso por não terem conhecido o lado onde me encontro agora. Conto os dias para a minha ressurreição, mas temo por nascer de novo. Pretendo permanecer onde a mudez é regra. Tento traduzir o que minha alma canta. Não entendo mais seu idioma. Muito menos o que escrevo. E a solidão é faca sem gume. Cega, sádica, violenta. Corto meus cabelos, corto meus pulsos, corto relações com a luz do dia. Releio meus textos de trás pra frente. Até que um dos três morra...

Foto de Carmen Vervloet

LEMBRANÇAS COM SABOR DE CHOCOLATE

Os ovos de chocolate escondidos no jardim...
O dia é brando, renasce a criança!
Coelhinho da Páscoa o que traz para mim?
Delícias, sabores, felizes lembranças!

Família reunida em torno da imensa mesa,
as guloseimas substituindo o jejum obrigatório...
Vovô num largo sorriso distribuindo gentilezas,
vovó descobrindo imagens no seu sacro oratório.

Depois da refeição, a calorosa confraternização.
A algazarra da meninada buscando os ovos no jardim!
O espírito de união transbordando do coração,
cirandas, músicas, brincadeiras, alegrias que não tinham fim!

O tempo manifesta-se tatuado no peito,
grande é o amor guardado no coração...
Ressuscita a esperança desmaiada no leito,
lembranças do que somos no vácuo da contradição.

Quem deste coração fechado nos liberta?
Ser ver... sentimos a presença do Senhor!
A fé em Cristo deixa a porta aberta,
a ressurreição ressurge em todo seu esplendor.

Carmen Vervloet

Foto de Carmen Lúcia

Tenho-te em meus versos

Te vejo nos versos que faço,
criados, ditados por minha emoção,
minhas pretensões não escondo,
nem guardo em segredo
essa doce ilusão.

És minha rima e compasso,
meu rumo, meu passo,
meu poema-canção...
que canta a paixão que aflora
no verso que chora,
amor- devoção.

Meus versos trazem teu retrato
em mim tatuado
logrando a solidão,
quando, nas horas incertas,
a saudade aperta
ao saber que não vens.

Então, intensifico meus versos,
desenho teu regresso
nas linhas de minha expressão,
e reforçando as amarras,
amarro tuas garras
na verve que corre ao meu coração.

Meus versos unem destinos,
cruzam caminhos
no horizonte da imaginação,
são frutos do amor que alucina,
que buscam a utopia
da ressurreição.

_Carmen Lúcia_

Quis modificar algumas palavras do poema e , sem querer, o excluí. Posto-o novamente. Aos que deram seu voto, meus agradecimentos e meu pedido de desculpas.

Foto de jorge luis de oliveira

VOCÊ : O MEU MAIOR PRESENTE (homenagem à minha querida esposa)

VOCÊ: O MEU MAIOR PRESENTE
Homenagem a minha querida esposa ÁTILA
JOliveira – 23-12-2010

Pra falar a verdade com toda a sinceridade que sempre me caracterizou, você é o presente mais valioso e importante que Deus a mim reservou, por isso eu não preciso de mais nada, pois tenho você minha amada, minha vida e meu amor;

De fato nossa vida é feita e construída no dia-a-dia com muita alegria e felicidade, dois componentes ideais que junto com outros mais que nem saberíamos precisar, porque é tanto amor e cumplicidade que somente Deus na sua infinita bondade seria capaz de explicar;

Você pra mim é o ar, é a vida, é a esperança perdida, você é a realização de um sonho, com você me sinto forte, enfrento tudo, não tenho medo, arrisco, você é meu talismã, dá sorte;

Amo-te com todas as minhas forças e capacidades, com todas as minhas verdades, sonhos e realidades, enfim, amo-te de corpo e alma com tanta intensidade que após 30 anos de convivência só peço a Deus, por clemência: olhe pra esses seus filhos Senhor e conceda-nos, por favor, muitos outros anos de felicidades;

Você é, foi e sempre será o grande amor da minha vida, nesta ou em outra fase mais evoluída e nós cristãos que cremos na ressurreição e na vida eterna, se for da vontade de Deus na sua bondade paterna esse amor há de continuar aqui na terra ou em qualquer outro lugar, mas de uma coisa podes ter certeza: sempre eu vou te amar;

“Você foi dos amores que eu tive o mais complicado e o mais simples pra mim ...”, assim iniciamos nossa trajetória, inseguros, inexperientes, mas queríamos fazer história, e a vida muito nos ensinou e hoje temos certeza de que o amor, o respeito e o diálogo, nos deu segurança e, podemos dizer com confiança que Deus assim ordenou : “vocês serão muito felizes, da minha verdade ninguém foge, eu sei que JORGE é de Átila e ÁTILA é de Jorge”;

TE AMO, VOCÊ É O AR QUE EU RESPIRO É A BRISA LEVE DA MANHÃ, É COMO O SOL RAIANDO E ILUMINANDO TODA A TERRA, VOCÊ É A CHUVA QUE REFRESCA E FAZ BROTAR A PLANTAÇÃO, VOCÊ PRA MIM É TUDO NA VIDA, ME COMPLETA E FAZ FELIZ MEU CORAÇÃO.

Páginas

Subscrever Ressurreição

anadolu yakası escort

bursa escort görükle escort bayan

bursa escort görükle escort

güvenilir bahis siteleri canlı bahis siteleri kaçak iddaa siteleri kaçak iddaa kaçak bahis siteleri perabet

görükle escort bursa eskort bayanlar bursa eskort bursa vip escort bursa elit escort escort vip escort alanya escort bayan antalya escort bayan bodrum escort

alanya transfer
alanya transfer
bursa kanalizasyon açma