Posteridade

Foto de Carmen Lúcia

Deslumbramento

Flutuo por entre nuvens de um céu calmo,
não sei definir cores nesse meu torpor...
São tantas, irradiantes, sem definição,
não há como interpretar esse instante de deslumbramento...
Definir ou retratar esse momento
seria como profanar o mais puro sentimento...

O dia começa a clarear...
Fecho os olhos e me deixo levar...
Minh’alma transcende o inexistente,
a luz intensa penetra meu sonhar
Iluminando os vazios de meu íntimo,
aquecendo-os com o calor que essa quietude exala...

Observo todo encanto de olhos fechados.
Abri-los seria perder tal encantamento,
desperdiçar cada instante da magia que me invade...
Rejeitar o presente que me está sendo ofertado
para que eu evolua espiritualmente
durante essa passagem que se chama Vida...

Nada fará com que eu recupere um só instante
por mim agora vivido, se o houver perdido...
Toda essa beleza que emerge pelos cantos
cobre, por encanto, o tempo sofrido...
É o belo que se aprofunda cada vez mais
e quando se inicia, não há como voltar...

Assim como os rios, os anos, as amizades
que correm livres para a posteridade
deixando em seus percursos lições de amor...
Meu sonho me leva a ouvir canções
nascidas durante o desabrochar de uma flor...
Não, não quero acordar...ou mesmo acordada,
quero sonhar...

Carmen Lúcia

Foto de KAUE DUARTE

O som do sino um dia vai cessar

foi mais do que eu pensei
me levou além dos sonhos
além dos limites
mostrou que a aurora ainda brilha
que a luz me toca mesmo quando não mereço
que tem alguem que me leva no colo
pronto pra tudo e todos
curando minhas feridas segue firme
forjando minha alma com sopro de vitória
me mostrando que a vida é dom divino
é gratuita e não se pode perder
que as lagrimas ajudam a lavar
a pele, os olhos e os sonhos
renova toda prosperidade
e toda posteridade
não cobra anuidade
se suas rugas ja estão aparente
são marcas de conquistas
se suas cicatrizes são fundas
lembre-se que não doem mais
e se suas esperanças estão se esgotando
lembre-se que a vida só dura por uma vida
e que o tempo é curto pra apenas sonhar
viva seus sonhos
só dependem de você
essa incógnita da vida quero provar
sem limites pra sonhar
e sem barreiras pra viver
e que a morte é apenas a grande porta pra vida
que doi a principio, mais traz a paz
a vida só existe porque ainda existe a morte
se a morte é certa que seja certa nossa vida
vida.... vida .... vida... soa como suspiro do céu
como badaladas de um sino que nunca param
mais um dia DEUS pede que esse sino cesse seu canto
pois em outro lugar precisa tocar
espero anciosamente por esse dia.

Foto de Carmen Lúcia

Deslumbramento...

Flutuo por entre nuvens de um céu calmo,
não sei definir cores nesse meu torpor...
São tantas, irradiantes, sem definição,
não há como interpretar esse instante de encantamento...
Definir ou interpretar esse momento
seria como profanar o mais puro sentimento...

O dia começa a clarear...
Fecho os olhos e me deixo levar...
Minh’alma transcende o inexistente,
a luz intensa penetra meu sonhar
Iluminando os vazios de meu íntimo,
aquecendo-os com o calor que essa quietude exala...

Observo todo encanto de olhos fechados.
Abri-los seria perder tal deslumbramento,
desperdiçar cada instante da magia que me invade...
Rejeitar o presente que me está sendo ofertado
para que eu evolua espiritualmente
durante essa passagem que se chama Vida...

Nada fará com que eu recupere um só instante
por mim agora vivido, se o houver perdido...
Toda essa beleza que emerge pelos cantos
cobre, por encanto, o tempo sofrido...
É o belo que se aprofunda cada vez mais
e quando se inicia, não há como voltar...

Assim como os rios, os anos, as amizades
que correm livres para a posteridade
deixando em seus percursos lições de amor...
Meu sonho me leva a ouvir canções
nascidas durante o desabrochar de uma flor...
Não, não quero acordar...ou mesmo acordada,
quero sonhar...

_Carmen Lúcia_

Foto de Jeff.YM

sob olhares furtivos se iniciou, agora, sob sorrisos sinceros se concretizou...

Se hoje eu me sinto aliviado, é porque um dia estive à beira de um colapso. Não dependeria exclusivamente de minhas idéias definir com exatidão todas as coisas que me levaram à crise amarga por que passei no intervalo de tempo desde a descoberta do meu novo mundo até a posteridade do ápice mais recente; primeiro em sete.

Precisar de tantas coisas, pensar em outras, querer algumas, perder várias, desnortear por uma única. Eu ainda não posso entender com totalidade todas as minhas emoções, mas as compreendo sob qualquer visão que proceda do meu estado de espírito, logo, me sinto, hoje, centrado.

Ainda que eu pudesse contemplar as efêmeras experiências boas que presenciei durante anos, nenhuma possivelmente estaria apta a competir no nível desta metáfora a que me vejo, a do renascer de um sentimento adormecido.

Hei de vivenciar todos os planos, e atentar por todos os caminhos, estarei na maior parte dos lugares e amarei sob quaisquer climas, vento, chuva, sol, uma tempestade...

Foto de Carmen Lúcia

À minha mestra

Queridos poetas, nesse final de semana, nossa cidade perdeu uma pessoa extremamente querida, que iluminava a todos, tanto pela sua sabedoria, quanto pela sua simplicidade. Seu carinho pelos alunos era imensurável, desde seus primeiros passos, até onde alcançassem sua visão e seu dom de semear e cultivar.
Eu tive o privilégio de ser sua aluna e agradeço a Deus por isso.

Desculpem-me pelo desabafo. Precisei fazê-lo.

"A minha mestra"

A cidade está vazia...
Solidária aos corações.
Triste e irreparável partida...
Desafio às emoções!
Cumpriu-se a lei da vida.
Um dia ela iria,
mas que não fosse agora,
que não tivesse hora,
ou ficasse para sempre
a colher os frutos
que suas mãos afagaram...Sementes!
E hoje curvam-se, em reverência,
àquela que as plantou,
àquela que as amou,
fertilizando-lhes a essência,
fortalecendo-lhes as raízes,
enaltecendo-lhes a cor e o sabor,
mostrando-lhes o verdadeiro valor!
Com seu carinho de mãe,
sabedoria ímpar
abraçada à humildade
exclusividade dos sábios,
dos que plantam pra posteridade.
Se foi...assim como veio,
com galhardia, sem alarde,
silenciosa, repleta de anseios
que irão se concretizar...se perpetuar.
Com elegância, dignidade,
gigante na figura frágil...

Hoje as letras estão mudas,
tarjou-se de preto a poesia,
as rimas...sem arrimo,
a literatura sem onde ancorar.
Agora ela semeia
pelos campos do Senhor...
A cidade ficou triste,
mas o céu se iluminou!

(Carmen Lúcia)

Foto de Carmen Vervloet

GESTAÇÃO

Gestação

Bendita és tu Mulher,
cheia de graça!
Bendito é o fruto do teu ventre!
Fértil semente da vida...
Amor que germinou
um novo ser!
Fonte luminosa que irradia
magia prenhe de alegria,
na gestação do feto,
abençoado e coberto
por túnica macia de rosa,
sangue misturando sangue
bombeado do coração.
Vivenciada emoção
na formação do outro ser,
essência indivisível,
eterna,
presença de Deus...
Motivo de felicidade,
vínculo sangüíneo,
descendência,
posteridade!
Botão a se abrir
em flor
nessa selva de concreto
tingindo o cinza,
no verde-esperança
na evolução do feto-criança!

Carmen Vervloet
Todos os direitos reservados à autora.

Foto de Lou Poulit

A MONTANHA E O PINTASSILGO (CONTO)

A MONTANHA E O PINTASSILGO
(Parte 1)

O pintassilgo é um pássaro bem pequeno. Mas é um grande cantador e tem a especial capacidade de executar seqüências surpreendentes de sons. Tais são os recursos canoros que a natureza lhe deu, que consegue imitar com perfeição o canto de muitos outros pássaros, grandes e pequenos, receber territórios que equivocadamente lhe atribuem e atrair muitas fêmeas de diferentes espécies que, entretanto, ele não pode amar. Pelo menos do modo que elas desejam. E como se nada lhe bastasse, vai muito além. Usa seu imenso potencial “técnico” para exercer seu maior talento: cria suas próprias composições, para atrair também as fêmeas da sua espécie e levá-las ao seu ninho, construído sempre em algum lugar muito alto. Como personagem dos palcos da natureza, o pintassilgo aparenta ser um sedutor compulsivo e generoso, insustentável e gratificante. Talvez seja algo dissimulado, porém com certeza é muito competente e nem um pouco condenável. De modo que, estando ele metido entre as folhas de um ramo denso qualquer, ouvindo um portentoso pio seu os outros pássaros imaginam: é um grande pássaro! Ou escutando uma seqüência doce e languidamente sussurrada, outros mais decerto deduzem: é divino, um verdadeiro mestre!... Mas não. Trata-se apenas de um artista. Um pequeno grande artista, que parece dono da sua liberdade, mas é confinado em sua própria natureza.

A montanha é muito antiga. Ao contrário do pintassilgo, ela não parece nada frágil. Quem quer que olhe assim para ela, altiva e ensimesmada, há de imaginar que talvez seja muito solitária. Mas com certeza é uma fortaleza, resistiu aos séculos, aos milênios, nem todos os raios foram capazes de alterar o seu humor, nem todos os ventos puderam mostrar o pudor sob suas vestes e nem todas as chuvas puderam lhe causar um simples arrepio. Ela é uma montanha. Impassível, sóbria e sem medos. Tem um quê de altruísta, mas é impenetrável em seu silêncio. Aliás, diga-se de passagem, seu sagrado silêncio, já que a pedra, desde os tempos mais remotos e a mais remota concepção a cerca de Deus, sempre foi lugar de sacrifícios, portanto depósito de todas as aflições e anseios. A montanha guarda muitas cicatrizes, como se raios justiceiros e aguaceiros misericordiosos, escrevessem a fogo e água em seu imenso dorso (para que na posteridade todos entendessem) uma espécie de definição da transitoriedade de tudo. O pintassilgo talvez não pense nisso. Por certo, quando sente se aproximar uma tempestade, o pequenino não consegue pensar em coisa nenhuma. Mas nem mesmo aquela montanha tão grande, de tão subterrâneo pudor imolestável, pode ser eterna, porque a eternidade é maior do que todas as coisas e mais resistente do que qualquer concepção, pudica ou não. A eternidade é o único lugar onde a verdade pode repousar da ignorância alheia e sentir-se íntegra, e plenamente segura. Assim como quer sentir-se a poderosa alma sensível do frágil pintassilgo, acomodada entre as delicadas flores que ajardinam as cicatrizes. Contudo, nesse momento a sólida paz da montanha é alicerçada sobre a lembrança de incontáveis milênios, enquanto toda a alma do pintassilgo, que tem apenas o brilho pulsante de um pirilampo, é atormentada, durante agônicos e intermináveis minutos, por sua memória recente, em que penas encharcadas antecipam novos ventos, e os seus arroubos e alardes cruéis.

Perguntou a montanha ao pintassilgo: Por quê ficas assim encolhido nas minhas fendas, quando podes ir às alturas, sempre que bem entendes, em todas as direções?... O bichinho sorriu, balançando a cabecinha enterrada no corpo, e respondeu com outra pergunta: Não vês que vem chegando uma tempestade com ventos terríveis? Não ― o rochedo mostrou-se surpreso ― não vejo nenhuma. Onde vês tu? Ora Montanha, como podes, sendo assim tão alta, não perceber uma tempestade? Bolas, por quê me sentiria na obrigação de percebê-la? Ventos não me afetam, não a percebo por isso. Mas percebes a mim ― retrucou a avezinha inconformada ― que sou tão pequeno e frágil. Gostas tanto assim de mim, “sua” brutamontes? Depende, sim e não... Como assim ― com uma das patinhas o pintassilgo coçou a cabeça ― “depende, sim e não”, gostas ou não gostas? Hum... ― A montanha refletiu e depois explicou ― Quando tu cantas maviosamente sim... Porém, quando me emporcalhas com teus dejetos silenciosos... Definitivamente, não! ― A montanha asseverou... Ora, eles têm utilidade ― o pequeno justificou-se ― trata-se de adubo! Adubo, Pintassilgo? Sobre rochedos? Que tipo de fruta-pedra mais te regala? Não me subestimes, “seu” pinguinho empenado... Me desculpe, dona Montanha... Também é tão pouquinho, pôxa vida... Ah, achas que é tão pouquinho porque só sentes o que passa pela tua cloaquinha. Tem idéia de quantos outros, assim como você, com cloaquinhas e cloaconas, também fazem isso que dizes modestamente ser “tão pouquinho”? Pelo menos os ventos, se viessem mesmo como adivinhas, trariam as chuvas que lavariam estes pouquinhos todos. Ah, dona Montanha, não repitas isto porque as lufadas me carregariam longe, me jogariam contra tudo e contra todos, e a chuva me encharcaria as penas até não poder mais voar. Eu poderia sobreviver sem cantar nenhum dos meus muitos cantos, mas não sem uma só das minhas asinhas, que se quebrasse. De imaginar já me borro todo. Não, não, Pintassilgo! Tenho uma idéia bem melhor. Do alto da minha longevidade dou-te graciosamente um sábio conselho: não penses. Não imaginar coisa alguma fará muito bem à tua saúde... E também à tua flora intestinal!

(Segue)

Foto de Carmen Lúcia

Paradoxos

Tu és...

A realidade da fantasia
O final do infinito
A lucidez do insano
O usual do inusitado
A paz dos conflitos
A conclusão da incerteza
A dignidade do sórdido
A sensatez do insensato
A luz da escuridão
A solução dos problemas
A sensibilidade do insensível
O grito do inaudível
A eficácia do inativo
A força dos fracos
A valentia dos covardes
O exorável da arrogância
O agora da posteridade
O bem do mal
A cronometria da imprecisão
A libertação do alienado
O comedimento da exorbitância
A pureza da malícia
A visão do cego
A exatidão do inexato
A imaginação do inimaginável
A fé da descrença
A essência do desnecessário
O concreto da abstração
O absurdo da razão
A verdade da hipocrisia

Porque és ...

Irreal
Inatingível
Indecifrável
Inalcançável
Inabalável
Inacessível
Inacreditável
Inatural
Incógnito
Incomparável
Incontestável
Indefinido
Indescritível
Inexplicável
Inominável
Insuperável
Intangível
Intemporal
Intersideral
Invulnerável
Inexistente

Portanto...

Não és...
Nunca foste...
Jamais serás...

Foto de Lou Poulit

Vida Longa aos Escritores!

Todo o meu trabalho artístico, artes plásticas e literatura, é o resultado de longos anos de um tipo de solidão pouco conhecida, docemente imposta pelo espírito da arte. Parece absurdo? Asseguro que não é. Se observarem bem, outras profissões também são muito solitárias.

O pescador que passa o dia e a noite no mar, por exemplo, só pode conversar com o próprio silêncio. Ninguém ouvirá a sua gargalhada, caso esteja alegre. Mas ninguém lhe dará um conselho ou amenizará os seus temores em momentos em que, pela própria solidão, o medo se apresenta concreto, tangível dentro dele. Todo pescador é solitário de alguma forma. Então compramos o fruto do seu esforço, sabendo que é saboroso e nutritivo. E por uma involuntária ironia, raramente o saboreamos sozinhos.

Quantas vezes entramos em um elevador, saímos e não nos lembramos de cumprimentar o ascensorista. Esse é um profissional solitário muito especial. Passa horas infindáveis em um espaço exíguo, por vezes lotado de pessoas que talvez não lhe escutassem, mesmo que mostrasse a elas o que existe no seu silêncio.

Creiam, não há tanta diferença assim no trabalho artístico. E por isso não se julgue o artista, mais que o seu trabalho. Há, entre a transitoriedade de tudo e a edificação de uma identidade artística (desde os seus alicerces conceituais e técnicos até o seu acervo propriamente) uma infindável e caudalosa sucessão de alegrias e tristezas profundas, de certezas frágeis e receios ferrenhos, que ele precisa amalgamar. Isso mesmo, é um amálgama. Todo artista é meio anjo e meio bruxo. Só que paga com a própria juventude a aquisição do seu arcabouço empírico, porque nenhum livro o daria.

Não vejo sentido útil em nenhuma arte egoísta. Nenhuma obra de arte, produto concreto da escuridão do seu autor, tem luz própria! Mas quando a escuridão do artista consegue tocar a do observador, usando a sua obra como veículo físico, aí a luz se faz... Não pela materialidade, ao contrário, pela sua expressão imaterial e subjetiva. O artista plástico trabalha recriando a luz física, muito especialmente os que trabalham sobre planos bi-dimensionais, como os pintores, mas é aquela luz, e não essa, que lhe alimenta a alma voraz.

Me perguntaram se são artistas os anjos-bruxos da arte escrita. Pode parecer um questionamento estúpido, mas tenho o hábito antigo de duvidar do que aparenta ser óbvio demais (antigo postulado dos ascetas da magia). A literatura é uma arte relativamente recente, porque prescindiu do estabelecimento (e, muito depois, da transmissão) de uma codificação gráfica, simbólica, que expressasse claramente as idéias para a posteridade.

Todas as artes expressam idéias, porém, muito antes do surgimento das instituições da justiça, os chefes sacerdotais desenvolveram, declararam sagrada e mantiveram em tumbas e labirintos as chaves da codificação. Vejam bem, embora tão no início, numa época de completo analfabetismo e desinformação, já percebiam aqueles senhores o imenso poder dos rabisquinhos nada caligráfricos que desenvolveram. Poder... Essa palavra tem tudo a ver com a história de sucessivas civilizações. Expressa uma idéia que tem amplitude máxima nas mãos do próprio Deus. Confunde-se com Ele.

Vejam que belo, a arte sempre surgiu como manifestação e meio de acesso ao divino. Ou seja, a escrita nasceu divina! Embora, inafortunadamente, tenha seduzido, por isso mesmo, a natureza egoísta e dominadora do homem. E mantida em cárcere, molestada por alguns privilegiados e seus favorecidos, durante muito tempo.

Vida longa aos poetas e escritores! Acabarão por entender que atribuir imortalidade ao seu amor, está muito além de constituir um mero lirismo. Hoje, a massificação da tecnologia multiplica esse poder, mas entenderão que há, mesmo no amor do menor dos poetas, um ideal divino de resgate. O poeta, esse tipo quixotesco não tem nada de louco, nem seu Rocinante é um pangaré inútil, nem sua Dulcinéia pode ser tão casta!

Sim, os escritores são artistas. Mas não o são como os outros artistas. Eles somatizam muito mais. Seus “eus” são de verdade, são muitos, e todos partilham o mesmo teto! Os escritos se vão, mas personagens ficam com todas as suas vicissitudes. São sacerdotes que sacrificam e são sacrificados, prostitutas que vendem sortilégios mas não compram a própria sorte, chegam a ser o céu de todas as suas estrelas e o mar que se esbate nos rochedos infindamente. Na sua escuridão dores e afagos, gritos e silêncios, sorrisos e lágrimas, não são vistos mas sentidos. Seus orgasmos são íngremes e sua paz pode ser um abismo insondável. Ora em sã penitência, ora uma orgia ambulante. Sempre sem testemunhas humanas.

Apenas os seus textos poderão ser vistos. Escolherão algumas palavras, para usar como uma larga estrada em direção ao seu âmago. Mas logo ela será uma picada pedregosa e um pouco além, não mais que rastros. No entanto, quando suas próprias escuridões forem tocadas, a luz se fará. E não será mais necessário seguir as palavras. Porque sendo elas plenamente compreendidas ou não, o messiânico destino do artista estará cumprido. Mais que isso: a luz da arte estará gravada na memória celular da posteridade e produzirá outras gerações. Ninguém mais julgará a sanidade do poeta... E dirão com muito mais lucidez: “Os poetas não morrem”.

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