O Brasil será o primeiro país entre os que integram a CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) a adotar oficialmente a nova grafia, já a partir do ano que vem.
Vamos falar um pouco deste tema que irá atuar na vida de todos nós?
Vou colocar algumas regras, todos estão convidados a participar, enviando mensagens ou postando dúvidas, formaremos um elo de comunicação a nossa nova realidade na escrita.
Novas regras
O acordo incorpora tanto características da ortografia utilizada por Portugal quanto a brasileira. O trema, que já foi suprimido na escrita dos portugueses, desaparece de vez também no Brasil. Palavras como "lingüiça" e "tranqüilo" passarão a ser grafadas sem o sinal gráfico sobre a letra "u". A exceção são nomes estrangeiros e seus derivados, como "Müller" e "Hübner".
Seguindo o exemplo de Portugal, paroxítonas com ditongos abertos "ei" e "oi" --como "idéia", "heróico" e "assembléia"-- deixam de levar o acento agudo. O mesmo ocorre com o "i" e o "u" precedidos de ditongos abertos, como em "feiúra". Também deixa de existir o acento circunflexo em paroxítonas com duplos "e" ou "o", em formas verbais como "vôo", "dêem" e "vêem".
Os portugueses não tiveram mudanças na forma como acentuam as palavras, mas na forma escrevem algumas delas. As chamadas consoantes mudas, que não são pronunciadas na fala, serão abolidas da escrita. É o exemplo de palavras como "objecto" e "adopção", nas quais as letras "c" e "p" não são pronunciadas.
Com o acordo, o alfabeto passa a ter 26 letras, com a inclusão de "k", "y" e "w". A utilização dessas letras permanece restrita a palavras de origem estrangeira e seus derivados, como "kafka" e "kafkiano".
Texto de estudo e pesquisa na internet.
Fernanda Queiroz
Comentários
Graciele Gessner / Fernanda Queiroz
Minha querida, que ótima iniciativa!
Já estava perdida nesta "revolução" ortográfica (risos).
Como diziam meus professores que nesta vida tive:
- "Se quiser entender matemática pratique constantemente".
Então, façamos com a língua portuguesa o mesmo, vamos praticar e tirar as nossas dúvidas.
Obrigada por este esboço!
Um gracioso abraço,
Graciele Gessner.
http://www.poemas-de-amor.net/blogues/graciele_gessner
Graciele Gessner.
Graci, pra te desconfundir!?Crônicas hiper-interessantes...
ou hiper-interessantes???
Crônica Ortografia Sinira II
Faço uma autoanálise e num sobressalto acho um contrassenso te dizer estas coisas, mas é ultraromântico estudar ortografia, apesar de parecer antissocial e coisa antiquíssima.
É extraoficial, mas trato de um pseudoedema intraocular e preciso de ultrassonografia. Não sei no que isso vai desaguar.
Vivo nesta semiescravidão, mas sou autossuficiente e tenho o ego ultraelevado neste dia semiúmido e ultra-aquecido.
A oposição me chama de inconsequente, sanguinária e delinquente com muito ambiguidade, mas nunca fui arguida a respeito.
Levo uma vida semisselvagem apesar de ser antirracista, pseudossábia e andar de sobressaia num micro-ônibus autossustentável.
Deixo aqui um Tchau desmilinguido!
Infra-assinado
Sinira 29 de Outubro de 2008
Crônica Sinira Ortografia III
Sou bilíngue e escrever certo agora virou uma paranoia, mas tento aprender, nem que leve um quinquênio, pois não sou inconsequente. Tem hora que me causa enjoo, mas abençoo quem tenta acertar e os que creem na importância da correção.
Aqui somos todos acadêmicos e lá em Portugal seríamos académicos.
Isto é coisa super-rápida e hiperfácil para um super-homem num voo aeroespacial agora unida por duas vogais diferentes.
Se me arguem, saberei responder como se escreve as palavras anti-semítica e inter-racial.
Tem gente super-resistente a mudanças que para a pensar no hífen e fica com a cabeça sem pelo porque caiu o acento diferencial.
Mas sou otimista e nisto sou o contrarregra do meu próprio cenário.
Tchau tchau. Bye bye agora com y do meu próprio alfabeto.
( Sinira Damaso Ribas)
Beijos!
Carmen
Carmen Lúcia
Parabéns por abrandar esse tema, Fernanda!
A partir de janeiro(1º)já teremos essas mudanças em nossa ortografia, sendo que na Gramática nada mudou. Teremos um prazo para usarmos(sem considerar-se errônea)a ortografia antiga, mas por que não começarmos já?
Muitas dúvidas, certamente irão surgir, palavras que ficaram sem hífen etc.Mas, com certeza essas mudanças vieram para facilitar a nossa um tanto complicada e cheia de regras "Língua Portuguesa". Aos que já não usavam trema, que continuem assim, pois estão plenamente certos...rs.
Um abração para você, amiga poeta!
Carmen
Carmen Lúcia
Help! ***
Pois é, Carmen!
Concordo contigo...
Em que momento retiro e coloco hífen?
Por exemplo:
bem-aventurado > bemaventurado?
arco-íris > arcoíris?
pára-quedas > páraquedas?
Isto será mais complicado do que estou pensando (aff!).
Minha grande dúvida mesmo é na utilização dos hífens.
Um gracioso abraço,
Graciele Gessner.
http://www.poemas-de-amor.net/blogues/graciele_gessner
Graciele Gessner.
Questão: hífen (Achei!)
Hífen
As regras de utilização do hífen também ganharam nova sistematização. O objetivo das mudanças é simplificar a utilização do sinal gráfico, cujas regras estão entre as mais complexas da norma ortográfica.
O sinal será abolido em palavras compostas em que o prefixo termina em vogal e o segundo elemento também começa com outra vogal, como em aeroespacial (aero + espacial) e extraescolar (extra + escolar).
Já quando o primeiro elemento finalizar com uma vogal igual à do segundo elemento, o hífen deverá ser utilizado, como nas palavras "micro-ondas" e "anti-inflamatório".
Essa regra acaba modificando a grafia dessas palavras no Brasil, onde essas palavras eram escritas unidas, pois a regra de utilização do hífen era determinada pelo prefixo.
A partir da reforma, nos casos em que a primeira palavra terminar em vogal e a segunda começar por "r" ou "s", essas letras deverão ser duplicadas, como na conjunção "anti" + "semita": "antissemita".
A exceção é quando o primeiro elemento terminar em "r" e o segundo elemento começar com a mesma letra. Nesse caso, a palavra deverá ser grafada com hífen, como em "hiper-requintado" e "inter-racial".
Fonte: Folha Online
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u415676.shtml
Graciele Gessner.
De Izaura p/ Fernanda
Olá Fernanda, boa tarde!
Gostei do tema, isso ótimo.
Apesa de algumas pessoas
não usarem os acentos há muito tempo.
Várias palavras que seriam acentuadas
passavam batidas sem nenhum problema.
Agora ficou melhor. Mas têm palavras que
realmente precisam serem acentuadas.
Vai levar um tempo para todos se adaptarem
a nova regra na Língua portuguesa.
Adorei o tema...
Desejo a você e a todos do Poema de Amor
um Feliz Ano Novo!
Beijos no coração!
deusaii P/Fernanda Queiroz
Obrigada amiga por seu esclarecimento.
Desejo-lhe um bom ano de 2009 cheio de coisas boas
e que todos os seus desejos se realizem.